Mais um newbie :)

Faz aqui a tua apresentaçao

Hawkins
Registado: quinta set 23, 2004 1:47 am

Mais um newbie :)

Mensagem por Hawkins »

Bem, hi pessoal!
Chamo-me João Ramos, tenho 22 anos e sou de Vila do Conde. ;)
Sou novato aqui no fórum e no mundo do modelismo 8-[ , isto surgiu depois de ir regularmente a um fórum de informática que tinha um forum de modelismo, e achei engraçado o que vi e o que li! :) Depois vi um kit a venda num desses fóruns e decidi aventurar-me nisto.. :P Vamos ver o que vai dar... O kit que comprei é da Tamiya, e é um Peugeot 206 WRC “Monte Carlo Rally” 2000, nº226. Não sei se é um bom kit para começar ou não, mas é o que tenho agora..
Depois de ter o primeiro contacto com o kit, é que me deparei com o ainda extenso material que tenho de comprar (entre tintas, pincéis, e por ai..) e quando andava a procura de informação sobre lojas em PT, para comprar o material, um amigo com quem já fiz uns negócios de material informático e que percebe do assunto, indicou-me este fórum, que esclarecia logo todas as minhas duvidas! lol E de facto é verdade, antes de me registar tive a ver o FAQ (muito bom para principiantes), e a ver muitos posts de pessoal, e até pareço que já sou um “entendido” da matéria. :P Gostei bastante do bom ambiente que existe no fórum e entreajuda.. Espero andar por aqui por muito tempo, é sinal que estou a gostar mesmo disto. :)

Em termos de material a comprar sem contar com as tintas, já imprimi a “lista” do Akira, tirando o alicate de corte, os outros matérias também devem ser comprados numa loja de modelismo, ou posso comprar como já li no Continente, etc? Falando por exemplo no caso dos pincéis, aconselham os da Tamiya, ou posso comprar uns no Continente?
Para além das cores referidas no manual do kit, e mais os primários, tenho de comprar mais algum verniz, ou outra coisa qualquer?

A loja que em principio devo comprar o material deve ser a Marsigor, na Maia (que fica mais a “mão”, sou de Vila do Conde mas estudo lá), alguém já comprou material lá? E preços recomendam? Senão no Porto qual é que me recomendam? Já vi que têm boa impressão da ANSantos, mas é em Gondomar..

Bem espero que tenham pachorra para lerem isto tudo :), e espero ajudar no que puder aqui no fórum, e tentar ser um user o mais activo possível! ;)

E já agora agradecer ao Marco por me ter ajudado no registo/login, porque surgiram alguns problemas! :wink:
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Bem vindo João!

Ainda bem que descobriste o fórum e que a informaçao que anda por cá ajudou.

Quanto à Marsigor, não conheço, mas há aqui um utilizador que passou por lá e acho que aquilo não tem nada de modelismo automóvel, e tintas é só Valejo (nada que uma tabela de equivalências não resolva)

Um abraço!
ShOt_
Registado: sábado jul 24, 2004 2:07 am

Mensagem por ShOt_ »

" .. que percebe do assunto .. " percebe isto é.. o básico lol.
Bem Vindo hehe :P Aqui o pessoal é todo porreiro.. se precisares de ajuda não hesites.

Boa sorte nos kits
dias
Registado: quarta fev 11, 2004 3:13 pm

Mensagem por dias »

Bem vindo João!
Fizeste bem em dar um vista de olhos nos tópicos para iniciados, dá umas grande ajudas.
Quanto ao material não ligues a marcas compra bom mas barato... quanto a lojas para o devido material acho que o pessoal do norte é que é melhor para te aconselhar... no entanto acho que a Modelitos no Porto tem muita coisa...
Imagem
Petter
Registado: quinta fev 12, 2004 4:45 pm

Mensagem por Petter »

Muito bem-vindo, João!

Como já deste uma checkada (passo o estrangeirismo) aos tópicos "+" importantes, não há grande matéria a acrescentar...eheheh

No que toca ao pincéis (apenas por exemplo), eu recomendo não olhares muito para o bolso aquando da compra. É um investimento que vale a pena; é melhor um bom pincél, caro, do que muitos, baratos. Além disso, um bom pincél bem tratado dura-te para o resto da vida (acredita no que digo, tenho pincéis há 8 anos que estão como novos). Eu costumo usar os Van Gogh, ou DaVinci. Qualquer casa de artes (tipo a Fernandes, quem tem imensa coisa) tem esse tipo de "ferramentas".
Quanto ao material que não as tintas/primários/vernizes, isso vais ganhando experiência, e não tarda nada, estás a comprar plástico estireno e sets de detalhe em fotogravura para detalhares os teus modelos :)

Depois disto tudo, espero que gostes de cá estar! Qualquer dúvida, estás à vontade para a colocar. (não sem antes fazeres Search :D)

Um abraço,
Peter.
Akira
Registado: terça fev 10, 2004 11:42 pm
Contacto:

Mensagem por Akira »

Bem vindo João.
Como já viste o pessoa aqui é todo amigo e está sempre pronto a ajudar, principalmente os que se estão a iniciar nestas andanças. Estás completamente á vontade para esclarecer as tuas duvidas.
Uma primeira palavra para o teu primeiro modelo. Acho uma excelente escolha. Para já o 206 é um belo carro e a versão de 2000 é a mais fácil de todas, quer em termos de pintura quer em termos de decalques.
Quanto aos pincéis sou da opinião do Petter. Vale a pena investir em material de qualidade. Primeiro porque duram bastante tempo. Não é daquele material que tens de renovar o stock frequentemente. Depois porque vais querer ver peças pintadas uniformemente e não com manchas ou relevo dos pelos de um pincel mau.
Eu uso pincéis da Tamiya, Revell, Vallejo e de outra marca que já não consigo ler.
Para alem das tintas do modelo para já basta comprares um frasco de verniz da Tamiya (X-22) que servirá para envernizar o modelo (carroçaria). Se comprares só tintas da Tamiya basta teres um frasco de álcool que serve para diluir a tinta ou para limpar os pincéis. Não é necessário diluente.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Imagem
Concluídos:
Imagem
PMMSC
Registado: quarta fev 04, 2004 9:27 am

Mensagem por PMMSC »

Muito bem vindo!

No que eu poder ajudar estás á vontade! :wink:
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

Bem vindo, boa terra a tua, tenho gratas recordações quando ia ver o circuito de velocidade, uma verdadeira loucura.
A malta aqui está pronta a ajudar, e tb sou de opinião de não olhar a marcas desde que tenhas garantia de qualidade. Só não prescindo que os brancos sejam tamiya.
um abraço e dispõe.
Hawkins

Mensagem por Hawkins »

Bem realmente, acho que não poderia receber de melhor maneira as boas-vindas! Obrigada a todos. :wink:

Já agora quem me indicou o forum foi o Sh0t_, e foi atraves dele que tive o primeiro contacto com o modelismo.. lol e já agora agradeço-lhe toda a ajuda que me deu até ao momento!

Em relação ao pinceis acho que já tenho ideias bem definidas sobre o que comprar, graças as vossas opiniões! :wink:
Akira Escreveu: Uma primeira palavra para o teu primeiro modelo. Acho uma excelente escolha.
Ainda bem que o dizes Akira, que já deu para ver pelo forum, que para fazer um bom trabalho não é nada facil... :roll: Mas tou mortinho por lhe por as mãos em cima.. :)
Akira Escreveu: Para alem das tintas do modelo para já basta comprares um frasco de verniz da Tamiya (X-22) que servirá para envernizar o modelo (carroçaria). Se comprares só tintas da Tamiya basta teres um frasco de álcool que serve para diluir a tinta ou para limpar os pincéis. Não é necessário diluente.
Esse verniz é mais uma referencia para compra, para a já vasta lista. :P
Por agora vou comprar só tintas da Tamiya. E em princpio vou comprar na Modelitos, que sei perfeitamente onde fica, e como referiu o dias parece ser uma boa loja, ao contrario da Marsigor.. Já agora Marco tu que já fizes-te compras lá e já que és do Porto, daqui de perto, quanto fica cada tinta da Tamiya lá +/-, e costumas comprar lá as tintas?
pettercardoso Escreveu: e não tarda nada, estás a comprar plástico estireno e sets de detalhe em fotogravura para detalhares os teus modelos.
Que é os sets de detalhe em fotogravura pettercardoso? :roll:
lucas Escreveu: Bem vindo, boa terra a tua, tenho gratas recordações quando ia ver o circuito de velocidade, uma verdadeira loucura
Realmente não me posso queixar de onde vivo :P , o circuito realmente era grande atracção aqui!! Tirando quando era motos, que ainda morreram lá alguns, era muito fixe! Ainda me lembro quando era puto, e tava eu lá do outro lado do rio na praia (essa praia já nao existe agora) a ouvir akelas maquinas. 8) Agora a beira do forte no verão há provas de radio modelismo, desde a 2 anos para cá penso eu.. Mas nunca vi nenhuma ainda, agora de certeza que vou ter mais atençao!

E desculpem lá mais um big post! :oops:
Patrick Bateman
Registado: sexta fev 13, 2004 7:02 pm

Mensagem por Patrick Bateman »

olá hawkins, muito bem vindo sejas
vais ver q em pouco tempo já estás um pró
os detalhes de fotogravura são pequenas folhas em metal muito finas que se aplicam sobre o plástico para dar mais realismo às superfícies de um modelo, como por exemplo uns discos de travão, uma grelha de radiador, etc.
olha, em relação ao pincel, é como diz o petter, convém ter sempre o pincel em boas condições. assim sendo os resultados serão sempre muito melhores. é fundamental ter um bom pincel. n te esqueças de pedir um pincel para verniz (é um pouco mais largo) e certifica-te que ele n toca em mais nada a não ser o x22.
de resto, é ir com calma e vais ver q daqui por um mês o teu 206 está pronto a arrepiar nos troços aqui do fórum.
qq dúvida, manda brasa
patrick bateman
automodelismo.do.sapo
Imagem
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

Bem vindo hawkins,

o pessoal já te fez uma introdução rapida ao modelismo. Resta agora ires comprar o material e praticar! :D
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Hawkins Escreveu:
Esse verniz é mais uma referencia para compra, para a já vasta lista. :P
Por agora vou comprar só tintas da Tamiya. E em princpio vou comprar na Modelitos, que sei perfeitamente onde fica, e como referiu o dias parece ser uma boa loja, ao contrario da Marsigor.. Já agora Marco tu que já fizeste compras lá e já que és do Porto, daqui de perto, quanto fica cada tinta da Tamiya lá +/-, e costumas comprar lá as tintas?
Sim, costumo comprar lá o material.Apesar de ser um pouco mais caro que em outras lojas (tipo bazar paris), como vou lá a pé, em 5 minutos, fica mais barato que meter-me no carro/autocarro e ir a outra loja. Quanto a preços:

viewtopic.php?t=87&p=#665

Estes preços são do início do ano. Talvez sejam ligeiramente diferentes. Outra coisa. Se pagares em dinheiro, eles fazem sempre um descontozito. Se pagares com MB, pagas o valor total.

Um abraço!
Nelson
Registado: sábado fev 21, 2004 11:15 am

Mensagem por Nelson »

Bem vindo João :wink:
Luis_Lopes
Registado: segunda jul 05, 2004 12:45 pm
Contacto:

Mensagem por Luis_Lopes »

Bem vindo! Por acaso esse fórum que falas de informática não é da loja que mete água não? LOLOLOL

Bons modelos, e qualquer cena pergunta.

Abraços.
Hawkins

Mensagem por Hawkins »

Luis_Lopes Escreveu:Bem vindo! Por acaso esse fórum que falas de informática não é da loja que mete água não? LOLOLOL

Bons modelos, e qualquer cena pergunta.

Abraços.
lol.. Por acaso é mesmo esse.. :P Muito bom forum.
Responder