Já tive oportunidade de transmitir a minha posição ao Akua, e a verdade é que preferia ter o fórum sem publicidade. Até me ofereci para suportar alguns dos custos que essa manuntenção exige.
Mas se bem se lembram, fui a primeira pessoa a falar em publicidade no fórum. É uma ideia que não me desagrada totalmente. Agora é preciso ver em que moldes essa publicidade irá ser feita. Acho que não é novidade para ninguém que a Kitmotors se ofereceu para assumir os custos de manutenção do fórum.
A meu ver, há duas formas de fazer publicidade aqui no fórum. Ou através de um Banner, ou através de uma área onde se anunciem produtos.
Eu estava bem mais inclinado para a primeira opção (banner). A segunda opção, a acontecer, deveria obedecer a determinadas regras.
Eu sou das pessoas que utiliza a opção "View posts since last visit" para saber as novidades do fórum. Como utilizador, não gostava de aqui chegar e ao usar essa opção, aparecerem-me 120923 tópicos a anunciarem lançamentos de produtos. Ou seja, a zona que fosse criada para o anunciante teria que ter regras de criação de tópicos.
Na minha opinião, tal secção poderia estar dividida em 3 ou 4 tópicos tipo Decalques, Transkits, Kits, Ferramentas , p.e., em que o anunciante faria os anúncios sob a forma de posts, agrupando-os nos tópicos correctos. Estes tópicos seriam apenas de leitura e as questões acerca dos produtos bem como os negocios seriam feitos por PM ou por email.
Tal organização, não me desagrada totalmente. A integridade da gestão do fórum mantém-se, porque o anunciante apenas terá acesso à zona do fórum que lhe está reservada (O fórum tem mecanismos que garantem isso). Pode também servir como teste para futuras parcerias com outras lojas. Se a coisa correr bem, beneficiamos nós porque temos um fórum a correr a custo zero, do qual usufruímos como até agora. Se correr mal, voltamos à estaca zero mas não ficamos pior do que actualmente.
Sei que há pessoas que têm algum receio em ver o fórum associado a uma loja. Será que isto vai "minar" o espírito livre com que nos temos relacionado até hoje? Será que o fórum será conhecido como o Fórum da loja X ou da loja Y? Eu já vejo as coisas ao contrário. É a loja que vai ficar associada ao fórum. Acho que nenhum patrocinador poderá estragar o bom ambiente que se gerou no fórum. Nós somos o fórum e ele será aquilo que quisermos fazer dele.
Esta é a minha opinião, como utilizador do fórum, qualquer que seja o anunciante. Agora gostava de ouvir as vossas.
Um abraço a todos