Pânico, pânico, pânico....

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Responder
Eagle29
Registado: terça jul 19, 2005 3:30 am

Pânico, pânico, pânico....

Mensagem por Eagle29 »

Boas, tal como tinha dito na minha apresentação à poucos dias atrás não tenho experiência nenhuma na montagem de kits. No entanto, como a vontade de começar era muita, fui a uma loja em Faro e comprei este kit
Quando cheguei a casa e fui abrir a caixa, ia tendo uma taquicardia.... :wink:
nunca pensei que um kit era composto por tantas peças!!
Mas o pior nem foi isso, o pior foi quando fui ver as instruções e não percebi népia, nada, néribi...... :shock:
Depois de me acalmar e conseguir respirar novamente, pensei: "calma, vou ao forum e eles dão-me uma ajuda!!" :D
Tenho algumas (leia-se muitas) dúvidas que gostava que alguém me esclarecesse:
1º - A carroçaria do carro é para pintar?
2º - Em caso afirmativo, tenho de dar primário antes da tinta?
3º - Devo pintar as peças logo todas de inicio e só depois é que as monto?
4º - Para o tipo de tinta que vou usar tenho de usar diluente para misturar nela, para limpar o pincel ou nem uma coisa nem outra?
5º - Em duas das imagens que coloquei neste post, assinalei umas imperfeições que vêm na carroçaria, perto de uns orificios que devem ser do encaixe da antena ou outra coisa do género, parece que a carroçaria vem rachada, mas não é rachada (são uns risco pretos). Isto é normal? Se não, como posso disfarça-los?
6º - Nas instruções, apenas vem a indicação dos locais onde NÃO se deve colar as peças, devo partir do principio de que todas as outras deverão ser coladas?
7º - Começo por montar o quê? o interior, a carroçaria?
8º - Na loja onde comprei o kit apenas me venderam as tintas que estão numa das imagens. São só aquelas duas cores? E a cola é aquela?
9º - Os autocolantes que acompanham o kit, são para colar logo no inicio ou só se colam no fim?

Tenho muitas mais perguntas, mas também não vos quero maçar mais. Peço desculpa pela minha completa "azelhice" nesta matéria (acho que a mulher da loja me deu um kit dificil de mais para mim) e agradecia que tivessem um pouco de paciência comigo... :wink:
Agradeço desde já toda a vossa ajuda!!
Anexos
As tintas e a cola que a srª da loja me vendeu. Será que necessito de mais alguma "ferramenta"?
As tintas e a cola que a srª da loja me vendeu. Será que necessito de mais alguma "ferramenta"?
tintas, cola e pincel.jpg (137.19 KiB) Visto 3329 vezes
As marcas que estão um pouco por toda a carroçaria, parece que está rachado, mas não é.
As marcas que estão um pouco por toda a carroçaria, parece que está rachado, mas não é.
tejadilho-com-marcas.jpg (72.72 KiB) Visto 3329 vezes
tejadilho.jpg
tejadilho.jpg (63.12 KiB) Visto 3329 vezes
frente-com-risco.jpg
frente-com-risco.jpg (87.11 KiB) Visto 3329 vezes
Tenho de pintar a carroçaria do carro ou esta é a pintura final?
Tenho de pintar a carroçaria do carro ou esta é a pintura final?
carroçaria.jpg (65.61 KiB) Visto 3329 vezes
Caixa-lateral.jpg
Caixa-lateral.jpg (63.72 KiB) Visto 3329 vezes
o kit custou-me 35€, acham que foi caro?
o kit custou-me 35€, acham que foi caro?
Caixa.jpg (93.04 KiB) Visto 3329 vezes
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Pedro, don't panic :)

Eis a resposta para a maior parte das tuas perguntas:

ftopic886-0.html

Em relação ao tejadilho, a pintura da carroçaria com spray esconde isso, de certeza.

De certeza que o kit tem mais cores. As cores devem estar na segunda página das instruções, no topo superior direito. São os códigos X, XF (frascos) e TS (sprays). Essas vão servir para pintares meia dúzia de peças e pouco mais. Quando comprei o meu primeiro kit, tb só comprei duas cores e um spray. COmo não sabia se ia gostar disto ou não, optei por poupar nas tintas para não gastar muito dinheiro. Dá uma olhada nas instruções e vê alguma tinta que seja usada muitas vezes e compra-a.

Ainda assim tiveste sorte com a loja. Se fosse numa loja aqui do Porto, eram bem capazes de te fazer trazer as tintas todas e saías de lá com a carteira bem mais leve.

Outra coisa, não apliques a cola directamente do tubo para o encaixe. Usa um palito ou coisa parecida em encaixes mais pequenos para teres uma maior precisão.

Infelizmente, 35 euros é um preço mais ou menos normal para kits em Portugal. Se vires que queres manter o hobby no fim deste subaru, falamos sobre formas de arranjares uns mais baratos :)

Qualquer coisa, dispara!

Abraço!
Petter
Registado: quinta fev 12, 2004 4:45 pm

Mensagem por Petter »

Pessoalmente, eu mantinha-me afastado desse kit durante uns tempos. Para iniciante pode ser um pouco "complicado" demais.
Procura antes um S2000, ou até um Impreza de estrada, que são bem mais simples, não tem decalques e não tem grandes pormenores nem detalhes muito complexos para começares.

De qualquer maneira, vai com calma. As instruções são muito simples e basta leres com um pouco de atenção que as percebes num instante :)
Mas vou ajudar-te a começar. Nesta imagem da 2º página do livro de instruções encontras o seguinte: Os números E6, B17, E1, etc, são os códigos das peças. Cada "árvore" tem um codigo: A, B, C, D, etc. e cada peça está numerada. Depois vem as tintas: XF1, X18, X31, etc. AS peças serão pintadas nessas cores nas áreas indicadas pelas setas/linhas.
Os pontos de colagem são intuitivos. Basta cortares a peça da árvore e encaixar na outra como mostra na instrução para veres logo onde tens de colar.
Imagem

No que toca aos "defeitos" da carrossaria, não te preocupes. Não são defeitos, são apenas as marcas do plástico quando está em estado líquido e que entra no molde. Se passares com a unha por esses "riscos", verás que não passam de efeitos de luzes e não há nenhum relevo neles. Com primário e tinta por cima, tudo isso desaparece.

Como o Marco disse, a resposta a quase todas as tuas perguntas está nas FAQs (se não encontrares, o link está aqui abaixo, na minha assinatura :)).

As instruções visam facilitar a vida ao modelista que o está a montar, por isso aconselho a montagem seguindo as instruções à risca (pelo menos enquanto não ganhares calo :D)

Os "autocolantes" são de aplicar quando é indicado nas instruções. No caso da carrossaria, é uma das últimas coisas a fazer :). Mais uma vez, dá uma olhada nas FAQs, está lá como fazer isso..eheh

Para te ajudar ainda mais, podes ver este link da tamiya, que é bastante útil para iniciantes:
http://www.tamiya.com/english/scale/beginner2/index.htm

Quaisquer outras dúvidas, vê primeiro nas FAQs ou faz um Search. Se não encontrares resposta, manda brasa!! :)

Abraços,
Pedro.
Zé
Registado: domingo mai 30, 2004 1:57 pm
Contacto:

Re: Pânico, pânico, pânico....

Mensagem por Zé »

Viva Eagle29... já vi que tens uma máquina igual a minha eheh :D
Esses sinais "estranhos" que tu assinalaste, são normalmente defeitos de fabrico, isso é normal nos kits...os modelistas depois e que arranjam isso para tornar o kit com um melhor acabamento.
Por acaso o meu também tem esses defeitos, mas claro que depois dou uma passagem com uma lixa fina e leva a tinta , e esses sinais desaparecem :wink:

Mas o que o Petter diz tá certo , era melhor começares por um kit de nível mais baixo , olha por exemplo um Renault 5 ao outro que tenha um nível de peças mais baixo.

Esse Subaru de 2005 , tem muitas peças , mas atenção nem metade delas tu vais utilizar, isso e para fazer duas versões diferentes e além disso ainda tem umas peças extras que nem sei porque vem com o kit mas enfim ...."os kits de Wrc estão a ficar como os de F-1 :-x"
Mas tudo isso pode ser complicado para ti , porque ainda não estas habituado a ver as indicações dos planos e além disso estas no incio deste hobby :wink: com o tempo vais ver que gostas deste hobby que é o modelismo.

Boa sorte / boas montagens ....
Um abraço
José Vilhena
Eagle29
Registado: terça jul 19, 2005 3:30 am

Mensagem por Eagle29 »

Obrigado a todos pelos esclarecimentos/incentivos.... olha vamos ver no que isto dá!! ;)
Responder