1 Martelo, 1 Shanax, mas também uma dica...

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

1 Martelo, 1 Shanax, mas também uma dica...

Mensagem por ProfeSM »

:D Olá meninos, mais uma vez cá estamos de novo. Bom como diz o nosso amigo Akua aprendemos com cada modelo montado. Obrigado pelos vossos post sobre o Ferrari P5, mas se calhar agora devem ter uma boa régua aí à mão para ajeitarem os fundilhos do profe...
Bom, quarta-feira dia bonito, Sol o que é uma raridade nestes dias, Ok é o grande dia vamos experimentar o verniz Bicomponente...
Eu confesso que segui todas as vossas indicações, vi as informações do Tigre, vi os problemas que teve o Akua e o Daniel, estav tudo muito bem limpinho, seco e as misturas foram as aconselhadas, 3 de verniz + 1 de endurecedor. Ok vamos lá a experimentar, máscara Ok! Luvas Ok! Aerógrafo Ok! na Rua Ok! e eis que.... uma bela BOSTA :evil: :twisted: #%$#$#&& não posso dizer aqui mais asneiras....
O resultado foi muito diferente do que estava a pensar, tive a mesma sorte do Akua e do Miguel então o capot do Porsche fico no estado em que podem ver. Confesso que não consigo encontrar explicação só se for do Vermelho da Tamiya?
Ainda por cima cometi o erro de principiante de envernizar os vidros!!! Ok podem-me chamar BUUUUUUUUURRRRRRRRRRROOOOOOOOOOO. Pois estes ficaram baços....
Bom mas parece que não está tudo perdido o Porsche já foi para a lixadela (pelo menos o tejadilho) e acho que vai levar mais 1 ou 2 de verniz. Quanto ao Ferrari tive de tomar medidas drásticas retirei-lhe os vidros e experimentei uma técnica nova que deu resultados, não é perfeito mas resulta. Lixar os vidros....
Vamos à tecnica:
1 - Limpar os vidros e remover o verniz com alcóol;
2 - Lixar cada vidro com lixa 1200 - 1500 - 2000;
3 - Aplicar Tamiya Compund Eraser;
4 - Aplicar Compound Tamiya;
5 - Aplicar Compund Fina da Tamiya;
6 - Limpar tudo para finalizar com Model Wax da Tamiya.

Se no início podemos recear com a lixadela pois o vidro fica baço, a pouco e pouco retoma a tranparência até ficar minimamente aceitável, não está como estava mas também não está perdido.
Espero que atécnica também vos seriva um abraço do ProfeSM e agora vou ali tomar 1 shanax para ver se não me dá uma coisinha má....
Anexos
Martelo 012.jpg
Martelo 012.jpg (61 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 011.jpg
Martelo 011.jpg (58.91 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 010.jpg
Martelo 010.jpg (59.65 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 009.jpg
Martelo 009.jpg (56.38 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 008.jpg
Martelo 008.jpg (59.5 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 007.jpg
Martelo 007.jpg (60.97 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 006.jpg
Martelo 006.jpg (56.22 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 005.jpg
Martelo 005.jpg (55.02 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 004.jpg
Martelo 004.jpg (57.58 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 003.jpg
Martelo 003.jpg (59.58 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 002.jpg
Martelo 002.jpg (59.43 KiB) Visto 7689 vezes
Martelo 001.jpg
Martelo 001.jpg (55.74 KiB) Visto 7689 vezes
Patrick Bateman
Registado: sexta fev 13, 2004 7:02 pm

Mensagem por Patrick Bateman »

sim senhor
na adversidade é q se vê a qualidade de um professor
os vidros estão mt bem, acho eu.
uma dica: as lixas de polir da micro-mesh vao até 12.000 pelo que o resultado deve melhorar consideravelmente c este produto
Imagem
JBAILAS
Registado: segunda mai 16, 2005 6:50 pm

Mensagem por JBAILAS »

Profe no início do meu uso de bicomp foi o mesmo sofrimento, os mesmo erros, mas desanime pois vale a pena dominar esta técnica! Mas envernizar os vidros foi a primeira vez! Desculpe a brincadeira! Força nisso!
Pedro F. Gouveia
Registado: quarta mai 19, 2004 10:25 am
Contacto:

Mensagem por Pedro F. Gouveia »

Já agora e somente em relação aos vidros , se tiverem future floor wax da johnson, depois de lixar, passar o compoud , pega-se em cada peça e mergulha-se na wax. Deixa-se secar e pronto, fica como novo.
Evolution VI
Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am

Mensagem por Evolution VI »

Boas,

Realmente foi um verdadeiro desastre, mas também se vê que paciência é coisa que não falta ao Profe! Os "vidros" recuperaram a sua natural transparência, os meus parabéns!

Não quero criar polémica em relação ao verniz bi-componente, mas não acham que o resultado final é um pouco exagerado? Acho que o kit fica com um brilho um pouco exagerado... um carro a espelhar em demasia penso que tira uma certa "realidade"... o que acham?

Os resultados que tenho visto (e os meus próprios) que levaram verniz da Tamiya, já deixam o carro brilhante, com um excelente aspecto...

Não quero com isto contestar o uso, mas como estamos num fórum de modelismo, penso que é oportuno falar destes assuntos...

Abraço
kandrix
Registado: terça mai 09, 2006 7:20 pm

Mensagem por kandrix »

De certa maneira, até podes ter razao, mas enquanto se compra um litro de verniz bicomponente por um preço razoável para a quantidade, o mesmo não se pode dizer das latas tamiya, que apesar de serem bastante boas têm pouca capacidade e são um pouco caras para a quantidade que têm.
Agora é como tudo, cada um tem a sua opção e cada um dos produtos tem os seus prós e contras...
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.
rosso corsa
Registado: quarta fev 21, 2007 8:32 pm
Contacto:

Mensagem por rosso corsa »

Boas,

Meus amigos, nunca, mas nunca, usem tintas bicomponente ou outras com tintas da Tamiya, já passei por isso algumas vezes, felizmente com kit's de metal, que se podem meter em decapante e retirar tudo.
Usar tintas da mesma qualidade do verniz é aconselhável, e da tamiya usar apenas o primário.

Quanto ao vidros, nunca experimentei mas penso que o verniz bicomponente os estraga pois é muito agressivo para o plástico.
Muito boa a técnica de recuperação dos vidros, já tinha ouvido falar mas nunca tinha visto uma explicação detalhada.
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Mensagem por Tigre »

Convém não esquecer que o TS-qualquer coisa (verniz) é um bocado agressivo para os decalques, nunca se sabendo como irão reagir.
Pessoalmente, tenho-me dado bem como este http://www.hiroboy.com/catalog/product_ ... cts_id=421
mas voltamos ao mesmo problema: preço !
1abraço
Luis Miguel
rosso corsa
Contacto:

Evolution VI Escreveu:Não quero criar polémica em relação ao verniz bi-componente, mas não acham que o resultado final é um pouco exagerado? Acho que o kit fica com um brilho um pouco exagerado... um carro a espelhar em demasia penso que tira uma certa "realidade"... o que acham?

Os resultados que tenho visto (e os meus próprios) que levaram verniz da Tamiya, já deixam o carro brilhante, com um excelente aspecto...

que é oportuno falar destes assuntos...

Abraço
Tens razão quanto ao brilho exagerado, mas isso pode-se contornar com o tipo de endurecedor ou mesmo misturando um pouco de fosco no verniz para controlar o brilho, dependendo do tipo de peça a pintar.
Para mim a grande vantagem de usar tintas e verniz bicomponente é o que se pode fazer para rectificar no final pequenos defeitos de pintura, é só lixar e polir que dá para reparar quase tudo.

Um abraço
ProfeSM
Registado: segunda mai 24, 2004 5:55 pm
Contacto:

Verniz ou não?

Mensagem por ProfeSM »

:D Olá meninos depois do trauma pode ser que as coisas melhorem no próximo fim-de-semana.
Obrigado pelas dicas, Patrick e Pedro Gouveia, ainda vou tentar melhorar o processo. Esta técnica tem uma vantagem pois depois de estar tudo limpinho pode-se voltar a lixar outra e outra vez e refazer o processo todo outra vez com lixas cada vez mais finas.

A questão dos vidro foi mesmo estupidez pois já devia ter juízo para experimentar primeiro noutras peças tranparentes antes de aplicar no kit...

Quanto aos vernizes bicomponentes ou Tamiya TS13, Evolution IV creio que tens razão e não tens de pedir desulpa que a gente tá cá para conversar uns com os outros. É uma boa questão que levanta outras.

Primeiro será que os automóveis tem um brilho tão espelhado como nós queremos colocar nos nossos kits? Então nos kits de competição? Basta uma pessoa ver um carro de competição ao vivo para ver que brilho nem sempre é coisa que abunde...(essa foi uma das minhas primeiras desilusões quando vi um Fórmula 1 ao vivo e não num salão..., então o Porsche 917K Salzburg no Museu da Porsche em Estugarda nem vos digo, o carro parece "ensebado" e as riscas brancas tem uns sulcos enormes na transição para o vermelho alaranjado....).
O problema é que o verniz bicomponente dá um aspecto mais lustrado e brilhante e eu já vi a aplicação feita quer pelo Sérgio e pelo Paulo Duarte e fica mesmo brilhante. Também é muito mais barato como refere o Kandrix.
Quanto ao TS13 da Tamiya ou aplicação do X22 da Tamiya a aérografo o problema para mim está nas reacções inesperadas com os decalques e em especial com os decalques aplicados com Microsol, já tive problemas complicados como no Porsche 917K Salzburg com reacções em locais que eu pensava que não haveria crise nenhuma. Para além do problema de ter que dar compounds e o raio que o parta para ficar mesmo bom, feitas as contas sai muito mais barato aplicar o verniz bicomponente.
Rosso Corsa em relação à aplicação do verniz em cima dos TS da Tamiya, acontece que já assisti, eu e parte do pessoal do Fórum à aplicação do Sérgio no ModelScala em cima de um Peugeot 206 vermelho da Marlboro, assim como na carcaça do meu Ford Capri Gr5 (pelo Paulo Duarte) no encontro de Civis e não houve problema nenhum. Simplesmente eu acho que é uma questão de apuramento da técnica, e a pouco e pouco vamos chegando lá.
Sorry por um post tão grande e um abraço do ProfeSM.
Evolution VI
Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am

Mensagem por Evolution VI »

É verdade sim senhor... ainda bem que entenderam o que eu disse. Já tive oportunidade de ver bem de perto os carros de Rally e os F1s no Estoril, daí a minha exposição ao facto de os kits ficarem mais ou menos brilhantes...

Em relação aos vernizes, posso dizer que o melhor qque experimentei até hoje foi o X-22 da Tamiya, e dou sempre a pincel. É curioso que no momento que se aplica o verniz, fica sempre o rasto do pincel, mas horas de pois a coisa "acama" e fica impecável... até parece que foi aplicado com aérografo. Em relação à reacção, acredito que exista, o que fiz para nunca ter uma surpresa dessas foi deixar o kit esperar uns bons longos dias à espera do brilho final (verniz). Há produtos que precisam de muito tempo para secar completamente, a olho nu parece que já estão secos mas na realidade não estão.

É certo que temos de ter sempre o ponto de vista mais económico, no entanto penso que não compensa poupar para no fim desgraçar um trabalho que tanto gosto deu a fazer... para não falar no trabalho e neuronios queimados...

Abraço
rosso corsa
Contacto:

Já agora os sprays da Tamiya a que se referem são os de plástico ou os de policarbunatos?
Eu nunca usei os de policarbinatos, e com esses não sei, mas com os outros tive sempre problemas, e tenho algumas cores que me fariam muito jeito mas não as uso para carroçarias.
A questão deve estar no tipo de verniz ou de diluente.

Um abraço
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

Boas,

Tenho que deixar aqui o meu comentário ao que o EVI VI disse em relação ao brilho. De facto, parece que todos concordamos que na realidade (esta mesma realidade que tentamos ilustrar à escala) os carros nao tem tanto brilho, mas como gosto pessoal, prefiro os modelos a brilhar do que propriamente um mais baço. Aceito perfeitamente tudo o que se tem dito acerca desta matéria, mas como em tudo, o modelista é quem manda :)

ProfeSM. Não faço a minima ideia o que possa ter acontecido, mas secalhar esse TS não gosta do verniz. Mas, para vos baralhar ainda mais, o meu 307 foi pintado exactamente com a mesma tinta e com o mesmo verniz e ficou 100% :P Foi é com um pouquinho de menos diluente :P

Neste caso em concreto, 0 de diluente também nao me parece uma escolha acertada, pois deve ficar bastante espesso.... (digo eu)

Tens é 20 valores pelo trabalho de recuperação! Esses vidros ficaram um mimo, e como o Patrick sugeriu, Micromesh 12000 devem por isso ainda melhor.

Eu usei, correu mal, mas vou continuar a usar. Provavelmente no decorrer do progresso da montagem, vou ter sempre uma peçazinha relativamente grande para ir pintando conforme estou a fazer no kit! :)
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
Silent
Registado: terça out 26, 2010 8:19 pm

Re: 1 Martelo, 1 Shanax, mas também uma dica...

Mensagem por Silent »

Peco desculpa.

Mas onde e que se pode arranjar micro Mesh cá em Portugal para polir?

Cumprimentos
Responder