Pessoal desculpem lá, já deve haver topicos abordar esta questão, mas...
Comprei mais um kit no ebay, preço total com portes 21.50€, até aqui tudo ok
Só que parou na alfândega, vai dai eles mandam aquela cartinha com o pedido documentação e tal...nessa cartinha vêm tambêm uma folha com informação util!! com aquelas tretas todas dos regulamentos e etc..
Diz-se muito sobre critérios da alfândega e sobre os valores minimos da compra que eles podem taxar ou não, então liguei para um nº que eles colocam nessa folha para esclarecimento, queria tirar as minhas duvidas, e atendeu um funcionario dos CTT que não percebe nada do assunto ,
fui a pagina na net da alfândega e encontro tudo menos o que queria encontrar...por isso pergunto há alguêm que já tenha ido á alfândega informar-se mesmo de como isto é??
Desculpem lá o desabafo, mas vivemos numa republica das bananas e não éra inédito estar-mos a pagar por uma coisa que não é suposto pagar-mos
Eu sou um dos habitués da alfandega...
Quando é mercadoria com origem fora da EU, é suposto de levar com talhada. Dentro da EU não se paga.
Posso te dizer que vais ter de pagar imposto de selo (que é muito pouco) e os portes que já os pagaste ao vendedor do eBay e mais uns pozinhos de naoseiquê.
Resumindo e concluindo : faz um print da folha do eBay onde diz "You won", e envia no envelope RSF que eles tão amavelmente te enviaram. Esperas uns dias (às vezes muitos) talvez duas semanas e enviam-te à cobrança ara casa.
A titulo de exemplo, o meu FXX levou mais uma talhada de 14€
É pagar e não bufar !
Às vezes e porque o pessoal da alfandega não abunda, lá passa uma caixa ou outra, mas ao que parece a ordem é para passar tudo a pente fino.
Grande tópico. Penso que poderemos tirar as duvidas com esse excerto.. É mesmo isso que tá ai escrito
Pagas direitos de importação para Encomendas com valor total de 22€ (Mercadoria + Portes)
Se for de particular para particular esse valor é de 45€.
No teu caso, basta enviar a resposta com a factura e a citar o referido artigo e não pagas direitos de importação. Já me pararam um misero leitor de cartões, respondi dessa forma, e ele foi "desbloqueado" da alfandega e reencaminhado para minha casa sem ter que pagar mais nada..
No passado dia 17 de Fevereiro recebi um kit vindo directamente do Canadá, custou 35,89€, e a encomenda foi de particular para particular. Por acaso tive sempre muita sorte em relação a isso... nenhum kit que eu comprei até à data ficou retido na alfandega... felizmente!
O kit que compraste, foi a uma Ebay Store ou foi a particular?
Acho incrivel como não sabem tirar estas duvidas... uma coisa é certa, estão sempre dispostos a receber o dinheirinho!
Infelizmente já sabemos como são os processos de selecção da alfandega (passam uns e não passam outros), os funcionários devem atirar ao ar, e escolher o que cair mais perto deles!
Já tive o azar de ficar com um MP3 retido, e logo na hora que recebi a carta, tratei de mandar um e-mail com os documentos todos necessários. Bem que esperei 1 mês à espera de alguma resposta, mas nada!!
Solução: lá consegui o telefone da alfandega, falei com a pessoa que me atendeu, e deram-me o fax deles. Mal enviei os documentos por fax, passado 2/3 dias já tinha a encomenda em casa.
Até parece magia...
Pode ser que faça jeito a alguém, assim como fez a mim:
É sempre uma incógnita.
Sempre que possível tento mandar vir o material da Europa, mesmo que seja ligeiramente mais caro não estamos sujeitos à alfândega.
Mas em termos de modelos, decalques ou peças não há nada como o mercado americano ou japonês.
Nem tem a ver com o tamanho da encomenda, já cheguei a receber modelos grandes sem qualquer custo extra como tive modelos pequenos que levaram pela medida grande. É mesmo uma questão de sorte.
Nunca recebi qualquer carta para apresentar documentação, recebo sempre o envelope dos CTT com o valor de cobrança de alfândega.
O meu novo McLaren MP4/13 já vem a caminho do Japão, vamos ver se não implicam com ele =)
Eu o que me lixa mais é pagar Imposto sobre portes, não me entra na cabeça. Ainda na altura do Natal mandei vir um Mp3 de Hong Kong custou-me 1.50 € e 20 € de portes em correio registado, para meu azar ficou na Alfândega, enviei papeis mas nada, telefonei e a senhora disse-me que tinha que confirmar pelo Nº no site do Ebay para vêr se era verdade o seu baixo custo. Conclusão estive á espera do aparelho 2 meses e a prenda que era para o meu irmão só lha dei em meados de Janeiro, uma vergonha, há, e já agora tive que pagar + 14 € de impostos sobre os portes. FILHOS DA P..A É mesmo a roubar.
Quanto a kits, uns passam outros não, é sempre uma lotaria.
mandei um email a alfandega com o extracto do documento e eles responderam que tenho sempre de pagar o IVA + as taxas mesmo que o valor seja abaixo dos 22.00€
mandei um email a alfandega com o extracto do documento e eles responderam que tenho sempre de pagar o IVA + as taxas mesmo que o valor seja abaixo dos 22.00€
Resta-nos a sorte
Desculpa? Decreto Lei é Decreto Lei. Telefona para lá e fazes tipo os gajos do TeleMarketing e fazes a leitura desse mesmo artigo, ou do papel que eles enviam em anexo....
Cheguei e segurança, BI, cartãozinho na lapela, é ao fundo do corredor e tal, etc.
Ao fundo do corredor, após espera, ah e tal etc. o que deseja... pois eu, a bem dizer, venho tentar perceber o que é que pretendem com este papelito que pede o cartão de contribuinte e o DU e tal...
Ah e tal mas isto é com o despachante e tal etc... Despachante? digo eu, então mas a encomenda está abaixo do limite de 1.000,00 €...
Limite de 1.000,00 €? Não, não e tal etc... o limite p'rás empresas é de 150,00€... Mas qual empresa qual quê, digo eu, quem é que vos disse qu'era empresa, isso é p'ra mim e eu sou muito particular...
Ah tá bem e tal, agora vejo que é particular, mas antes sabiamos lá e tal etc.
Vá lá, vá lá, vamos lá tratar disto que tem que ser e o que tem que ser tem muita força e tal etc.... Rabisc...Rabisc, Imprim...Imprim... Tá aqui esta folinha, vá aqui ao "guichete" ao lado, na primeira à direita e tal, espere que o chamem e pague lá este valorzito e tal etc...
Valorzito? Digo eu... setenta e seis euros e vinte e três cêntimos... valorzito????.....
Lá chamam... rabisc... rabisc, cheque a doer, carimb... carimb, tome lá os papelitos e tal e vá ali ao "guichete" a seguir áquele recanto ali do corredor, à direita e tal, que lá lhe entregam o "pacâjjje" e tal etc.
Então é p'ra levantar e tal? É, é, é esta encomendazita dos "steites" e tal... Procur... procur... carreg...carreg... Ah, mas esta encomenda é p'ra mim e tal etc. o qu'é qu'o "sinhor" está aqui a fazer a levantá-la e tal?
P'ra si, digo eu, porquê? Ah e tal é que temos o mesmo nome, veja lá a coincidência e tal etc. e não é que somos ali de perto um do outro e tal, da zona centro, pois é, é verdade e tal... o mundo é pequeno não é? É é e tal... qu'engraçado e tal etc. e se me desse o pacote...é que me dava jeito p'ra ver se não lhe tomo mais tempo e tal... nããããooooo, um conterrâneo (conregional aliás...), não toma tempo nenhum e tal, tamos cá é p'ra isso e tal etc... Carimb...carimb... rabisc...rabisc... tome lá e boa viajem, vá pela sombra, guie em segurança, cuidado com o piso molhado, dê lá cumprimentos à malta da zona centro e tal etc... volte sempre... g'and'abraço ó amigo e tal etc...
Obrigado e tal... adeus... segurança, devolução de cartãozito e tal e pronto...
Liiiiiivvvvraaaaaaaaaa!!! Ai Portugal, Portugal... Deficit? Nãããããoooooooo... porquê? não é possível, não percebo!
Parabens pela tua descrição... ainda estou a sorrir!!!!
Só tive de ir à alfandega levantar uma encomenda (tenho tido alguma sorte) e a minha descrição poderia ser a tua.... será que eles tem um manual de procedimentos para agir assim?
O que embirrei mesmo foi ter de pagar imposto sobre os portes... cambada de gatu***