Ferrari 512 TR

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Re: Ferrari 512 TR

Mensagem por Rui Duarte »

sim joao. vou a model troia. vou na sexta e fico por la ate domigo.
Imagem
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Mais uma vez, obrigado pelas vossas palavras de incentivo.

Entretanto, enquanto deixava a cola do capot-motor secar bem, passei para a adaptação do para-choques traseiro. Para tal, removi o para-choques da carroçaria da Tamiya.

Imagem

Uma comparação entre os dois para-choques, permite ver que, à semelhança do que tinha sucedido com o capot-motor, é necessário encurtar o para-choques do 512TR.

Imagem

Imagem

Imagem

Idealmente, deveria cortar a peça em dois, desbastando na zona central. No entanto, em comparação com as imagens de referência que tenho, a parte central parece correcta, pelo que optei por cortar a peça em 3 pedaços, removendo as zonas terminais.

Imagem

Imagem

Esta opção é mais complicada pois necessita que se tenha mais cuidado nas dimensões finais das duas partes laterais de forma a que o conjunto não fique assimétrico, mas evita ter de alterar o sistema de escape do modelo da Rosso... compromissos! :roll:

Depois de remover cerca de 1,8 mm de cada lado, voltei a colar as extremidades com colar liquida da Revell.

Imagem

Imagem

Em seguida, foi só abrir as aletas de refrigeração do sistema de escape (e que vem parcialmente fechadas)...

Imagem

Imagem

Imagem

...e cortar o bordo interior do para-choques, uma vez que era unido com a carroçaria e alojava os faróis e grelha de cobertura traseira no modelo da Rosso, mas apenas se estende até à placa de estrutura dos faróis no modelo da Tamiya.

Imagem
Última edição por JMCARC1 em terça fev 26, 2008 3:24 pm, editado 1 vez no total.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Para conseguir um encaixe perfeito, tb tive de desbastar a parte lateral inferior do painel traseiro da carroçaria.

Imagem

Imagem

Na foto anterior pode-se ver, no lado esquerdo a forma definitiva, e no direito a original.

Imagem

Apesar de ainda faltar rematar o conjunto, já dá para encaixar! :lol:

No entanto surgiu um problema... o plástico da Rosso é semelhante ao da Fujimi, mas o tempo que esteve no banho de oleo dos travões para remover as camadas de tinta originais, transformou-o em algo parecido com o plástico dos modelos da Revell. Ao colar as juntas como cola de plástico em vez de supercola3, permiti o derretimento de um dos lados - aquele em que apliquei mais força e onde a junta de colagem era mais fina - e o consequente "encolhimento" da peça... bolas!!!! ](*,)

Imagem

Para remediar este problema tive de cortar a peça de novo e colar um acrescento em evergreen...!

Imagem

Imagem

Pelo menos fica diferente até ser pintado... :lol:

Espero que estejam a gostar dos progressos.

João
João Pinto
Registado: quarta jan 31, 2007 9:55 pm
Contacto:

Mensagem por João Pinto »

Eu estou a gostar bastante, é sempre bom aprender :wink:
ImagemImagemImagemImagemImagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

hehehe, o ourives "strikes again" :D

Mas, também, esse modelo é uma "jóia" :D

Gabo-te a pachorra!

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado pelas vossas palavras
art Escreveu:(...)Gabo-te a pachorra!
Olha, olha... não é o Art o "tipo" daquelas "coisas minúsculas" a 1/43??? Eu é que lhe gabo a paciência :lol:

João
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Mais do mesmo! :D Sempre numa de corta aqui, lixa acolá, um bocado de evergreen ali, mais betume... Safa que grande trabalho de ourives como diz o Art. Realmente é de louvar o teu trabalho. Eu quando tenho que betumar alguma coisa já começo a rezar a todos os santinhos.
ImagemImagem
Carlos Jorge
Registado: sexta dez 17, 2004 4:44 pm
Contacto:

Mensagem por Carlos Jorge »

João, acho que nem vale a pena grandes comentários... ou vale?

Esse modelo parece-me que vai precisar de tanto ou mais trabalho que o Alfa, não sei até que ponto terá sido boa ideia pegares nisso agora :D, e já se notam as marcas da "guerra" nos dedos...

Desde já desculpa se não voltei a pegar no 158, mas as lições não estão esquecidas :oops:.

Cumprimentos,
Carlos Jorge
Imagem
Imagem
Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Caracol_kitado Escreveu:Mais do mesmo! :D Sempre numa de corta aqui, lixa acolá, um bocado de evergreen ali, mais betume... Safa que grande trabalho de ourives como diz o Art. Realmente é de louvar o teu trabalho. Eu quando tenho que betumar alguma coisa já começo a rezar a todos os santinhos.
Obrigado pela tua descrição... ainda me estou a rir!!! :lol: :lol: :lol: É um pouco assim, é...

Não tenhas receio de betumar. Não é assim tão complicado e as possibilidades de fazer asneira tb não são assim tão grandes! O importante é ter calma e paciência. Muitas vezes, qd fico farto, passo para outra área para variar um pouco. Tb podes aplicar o betume diluido em diluente celuloso com um pincel (de preferência que não seja novo eh, eh). Para zonas mais necessitadas de betume, podes aplicar uma pequena camada usando a ponta de um x-acto como espátula e depois "alisares" com o pincel embebido em diluente. Experimenta em algumas peças pouco importantes que vais ver que ajuda imenso
Carlos Jorge Escreveu:(...)

Esse modelo parece-me que vai precisar de tanto ou mais trabalho que o Alfa, não sei até que ponto terá sido boa ideia pegares nisso agora :D, e já se notam as marcas da "guerra" nos dedos...(...)
Eu penso que não pq, à parte desta fase de adaptação das peças o resto é mais imediato e directo... se exceptuarmos a alteração das suspensões, encaixe do habitáculo, remate do capot-motor, sistema de admissão do motor, .... credo!!!!!!!! Bem, pelo menos a pressão é diferente pois a ligação sentimental não é tão forte e pelo menos sei o que são cada acessório e como funcionam.

Em relação às marcas de "guerra" nos dedos é a minha tendência para "ir só ver se dá" e esquecer-me de colocar qq coisa entre eles e o x-acto...
Carlos Jorge Escreveu:(...)

Desde já desculpa se não voltei a pegar no 158, mas as lições não estão esquecidas :oops:.
Espero que sim eh, eh. Mas, como o Alfa 8C 2300 LM fica para a Replica 2009, pode ser que na altura tenha companhia... :wink:

João
fap
Registado: quinta jan 06, 2005 1:55 pm

Mensagem por fap »

Viva João,

os desenvolvimentos estão a ser muito rapidos, ainda bem..., :lol: , e para quem gosta de "cola e cortes nos dedos", :lol:, a tua maquina está avançar em bom ritmo, força estou a gostar....

Ps.: obrigado, pela maravilhosa maldade das ultimas fotos, são mesmo do modelo em questão, só falta chegar a "casa" e comprovar, :D , uma bem haja enorme, =D> , vou passar as proximas semanas a "sonhar em seco", embora que tenho aqui os planos de montagem, vou ver se amanha há tempo para montar "mentalmente", obi....

Grande abraço
António
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

fap Escreveu:(...) os desenvolvimentos estão a ser muito rapidos, ainda bem..., :lol: , e para quem gosta de "cola e cortes nos dedos", :lol:, a tua maquina está avançar em bom ritmo, força estou a gostar....(...)
Olá António.

Sim, o modelo está a avançar, mas não deixa de ser engraçado como o Alfa continua a "martelar" na cabeça "como um fantasma".... é tipo vicio... estou cansado dele, mas não consigo desligar...!

João

PS: Tb ando com outras ideias completamente malucas :wink:
fap
Registado: quinta jan 06, 2005 1:55 pm

Mensagem por fap »

Viva João,

esperava ver mais actualizações, :D , :D , :twisted: , já que é um modelo facíl ( digo eu, mas nas tuas mãos, hahahahaha ),mas tambem sei que andas com as " HORAS CONTADAS", espero tudo volte ao normal rapidamente, :lol: , mesmo assim fico a espera......, 8)

Ps:> obrigado pelo Porsche 962 e decalques, só faltam 11 dias....., :D

Enorme abraço
António
baraka
Registado: segunda jan 07, 2008 5:14 pm

Mensagem por baraka »

Há uns tempos que não vinha ver como estava o TEU Ferrari.

Como sempre em altas :badgrin: :badgrin:

Parabéns é um trabalho de ourives mesmo :)

Quanto aos acidentes com os dedos, no outro dia também me esqueci do dedo na ponta na peça e como o x-acto não tem sensores de distância lá foi ele direitinho ao dedo mas nada de especial :p

Continuação de belíssimo trabalho
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Tb esperava ter colocado mais umas novidades, mas o tempo tem estado (demasiado) apertado... principalmente depois que comecei a dar aulas na Faculdades...! De qq forma, espero ter novidades para mostrar até ao final da semana, pois tenho novidades na máquina fotográfica :lol: .

Em relação à simplicidade do modelo, já sabes como sou, e se ainda não fiz "asneira", foi por pouco, pq as ideias são aos montes!

João

PS: No outro dia ia fazendo um belo re-design aos dedos... tenho de arranjar um sensor de estacionamento para o x-acto...
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

o João. agora e que me lembrei de uma coisa. este nao tem rodas com raios :twisted: nao havia uma coisa qualquer que tinhas de passar a roupa a ferro durante um ano ou coisa assim? :badgrin: :twisted: a tua maria daqui a nada lembra-se e tas lixado
Imagem
Responder