Ferrari 512 TR
-
Rui Duarte
- Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm
Re: Ferrari 512 TR
Olá a todos.
Mais uma vez, obrigado pelas vossas palavras de incentivo.
Entretanto, enquanto deixava a cola do capot-motor secar bem, passei para a adaptação do para-choques traseiro. Para tal, removi o para-choques da carroçaria da Tamiya.

Uma comparação entre os dois para-choques, permite ver que, à semelhança do que tinha sucedido com o capot-motor, é necessário encurtar o para-choques do 512TR.

Idealmente, deveria cortar a peça em dois, desbastando na zona central. No entanto, em comparação com as imagens de referência que tenho, a parte central parece correcta, pelo que optei por cortar a peça em 3 pedaços, removendo as zonas terminais.

Esta opção é mais complicada pois necessita que se tenha mais cuidado nas dimensões finais das duas partes laterais de forma a que o conjunto não fique assimétrico, mas evita ter de alterar o sistema de escape do modelo da Rosso... compromissos!
Depois de remover cerca de 1,8 mm de cada lado, voltei a colar as extremidades com colar liquida da Revell.

Em seguida, foi só abrir as aletas de refrigeração do sistema de escape (e que vem parcialmente fechadas)...

...e cortar o bordo interior do para-choques, uma vez que era unido com a carroçaria e alojava os faróis e grelha de cobertura traseira no modelo da Rosso, mas apenas se estende até à placa de estrutura dos faróis no modelo da Tamiya.

Mais uma vez, obrigado pelas vossas palavras de incentivo.
Entretanto, enquanto deixava a cola do capot-motor secar bem, passei para a adaptação do para-choques traseiro. Para tal, removi o para-choques da carroçaria da Tamiya.

Uma comparação entre os dois para-choques, permite ver que, à semelhança do que tinha sucedido com o capot-motor, é necessário encurtar o para-choques do 512TR.

Idealmente, deveria cortar a peça em dois, desbastando na zona central. No entanto, em comparação com as imagens de referência que tenho, a parte central parece correcta, pelo que optei por cortar a peça em 3 pedaços, removendo as zonas terminais.

Esta opção é mais complicada pois necessita que se tenha mais cuidado nas dimensões finais das duas partes laterais de forma a que o conjunto não fique assimétrico, mas evita ter de alterar o sistema de escape do modelo da Rosso... compromissos!
Depois de remover cerca de 1,8 mm de cada lado, voltei a colar as extremidades com colar liquida da Revell.

Em seguida, foi só abrir as aletas de refrigeração do sistema de escape (e que vem parcialmente fechadas)...

...e cortar o bordo interior do para-choques, uma vez que era unido com a carroçaria e alojava os faróis e grelha de cobertura traseira no modelo da Rosso, mas apenas se estende até à placa de estrutura dos faróis no modelo da Tamiya.

Última edição por JMCARC1 em terça fev 26, 2008 3:24 pm, editado 1 vez no total.
Para conseguir um encaixe perfeito, tb tive de desbastar a parte lateral inferior do painel traseiro da carroçaria.

Na foto anterior pode-se ver, no lado esquerdo a forma definitiva, e no direito a original.

Apesar de ainda faltar rematar o conjunto, já dá para encaixar!
No entanto surgiu um problema... o plástico da Rosso é semelhante ao da Fujimi, mas o tempo que esteve no banho de oleo dos travões para remover as camadas de tinta originais, transformou-o em algo parecido com o plástico dos modelos da Revell. Ao colar as juntas como cola de plástico em vez de supercola3, permiti o derretimento de um dos lados - aquele em que apliquei mais força e onde a junta de colagem era mais fina - e o consequente "encolhimento" da peça... bolas!!!!

Para remediar este problema tive de cortar a peça de novo e colar um acrescento em evergreen...!

Pelo menos fica diferente até ser pintado...
Espero que estejam a gostar dos progressos.
João

Na foto anterior pode-se ver, no lado esquerdo a forma definitiva, e no direito a original.

Apesar de ainda faltar rematar o conjunto, já dá para encaixar!
No entanto surgiu um problema... o plástico da Rosso é semelhante ao da Fujimi, mas o tempo que esteve no banho de oleo dos travões para remover as camadas de tinta originais, transformou-o em algo parecido com o plástico dos modelos da Revell. Ao colar as juntas como cola de plástico em vez de supercola3, permiti o derretimento de um dos lados - aquele em que apliquei mais força e onde a junta de colagem era mais fina - e o consequente "encolhimento" da peça... bolas!!!!

Para remediar este problema tive de cortar a peça de novo e colar um acrescento em evergreen...!

Pelo menos fica diferente até ser pintado...
Espero que estejam a gostar dos progressos.
João
- João Pinto
- Registado: quarta jan 31, 2007 9:55 pm
- Contacto:
hehehe, o ourives "strikes again"
Mas, também, esse modelo é uma "jóia"
Gabo-te a pachorra!
Art
Mas, também, esse modelo é uma "jóia"
Gabo-te a pachorra!
Art
Obrigado pelas vossas palavras

João
Olha, olha... não é o Art o "tipo" daquelas "coisas minúsculas" a 1/43??? Eu é que lhe gabo a paciênciaart Escreveu:(...)Gabo-te a pachorra!
João
- Caracol_kitado
- Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm
Mais do mesmo!
Sempre numa de corta aqui, lixa acolá, um bocado de evergreen ali, mais betume... Safa que grande trabalho de ourives como diz o Art. Realmente é de louvar o teu trabalho. Eu quando tenho que betumar alguma coisa já começo a rezar a todos os santinhos.

-
Carlos Jorge
- Registado: sexta dez 17, 2004 4:44 pm
- Contacto:
João, acho que nem vale a pena grandes comentários... ou vale?
Esse modelo parece-me que vai precisar de tanto ou mais trabalho que o Alfa, não sei até que ponto terá sido boa ideia pegares nisso agora
, e já se notam as marcas da "guerra" nos dedos...
Desde já desculpa se não voltei a pegar no 158, mas as lições não estão esquecidas
.
Cumprimentos,
Carlos Jorge
Esse modelo parece-me que vai precisar de tanto ou mais trabalho que o Alfa, não sei até que ponto terá sido boa ideia pegares nisso agora
Desde já desculpa se não voltei a pegar no 158, mas as lições não estão esquecidas
Cumprimentos,
Carlos Jorge
Obrigado pela tua descrição... ainda me estou a rir!!!Caracol_kitado Escreveu:Mais do mesmo!Sempre numa de corta aqui, lixa acolá, um bocado de evergreen ali, mais betume... Safa que grande trabalho de ourives como diz o Art. Realmente é de louvar o teu trabalho. Eu quando tenho que betumar alguma coisa já começo a rezar a todos os santinhos.
Não tenhas receio de betumar. Não é assim tão complicado e as possibilidades de fazer asneira tb não são assim tão grandes! O importante é ter calma e paciência. Muitas vezes, qd fico farto, passo para outra área para variar um pouco. Tb podes aplicar o betume diluido em diluente celuloso com um pincel (de preferência que não seja novo eh, eh). Para zonas mais necessitadas de betume, podes aplicar uma pequena camada usando a ponta de um x-acto como espátula e depois "alisares" com o pincel embebido em diluente. Experimenta em algumas peças pouco importantes que vais ver que ajuda imenso
Eu penso que não pq, à parte desta fase de adaptação das peças o resto é mais imediato e directo... se exceptuarmos a alteração das suspensões, encaixe do habitáculo, remate do capot-motor, sistema de admissão do motor, .... credo!!!!!!!! Bem, pelo menos a pressão é diferente pois a ligação sentimental não é tão forte e pelo menos sei o que são cada acessório e como funcionam.Carlos Jorge Escreveu:(...)
Esse modelo parece-me que vai precisar de tanto ou mais trabalho que o Alfa, não sei até que ponto terá sido boa ideia pegares nisso agora, e já se notam as marcas da "guerra" nos dedos...(...)
Em relação às marcas de "guerra" nos dedos é a minha tendência para "ir só ver se dá" e esquecer-me de colocar qq coisa entre eles e o x-acto...
Espero que sim eh, eh. Mas, como o Alfa 8C 2300 LM fica para a Replica 2009, pode ser que na altura tenha companhia...Carlos Jorge Escreveu:(...)
Desde já desculpa se não voltei a pegar no 158, mas as lições não estão esquecidas.
João
Viva João,
os desenvolvimentos estão a ser muito rapidos, ainda bem...,
, e para quem gosta de "cola e cortes nos dedos",
, a tua maquina está avançar em bom ritmo, força estou a gostar....
Ps.: obrigado, pela maravilhosa maldade das ultimas fotos, são mesmo do modelo em questão, só falta chegar a "casa" e comprovar,
, uma bem haja enorme,
, vou passar as proximas semanas a "sonhar em seco", embora que tenho aqui os planos de montagem, vou ver se amanha há tempo para montar "mentalmente", obi....
Grande abraço
António
os desenvolvimentos estão a ser muito rapidos, ainda bem...,
Ps.: obrigado, pela maravilhosa maldade das ultimas fotos, são mesmo do modelo em questão, só falta chegar a "casa" e comprovar,
Grande abraço
António
Olá António.fap Escreveu:(...) os desenvolvimentos estão a ser muito rapidos, ainda bem...,, e para quem gosta de "cola e cortes nos dedos",
, a tua maquina está avançar em bom ritmo, força estou a gostar....(...)
Sim, o modelo está a avançar, mas não deixa de ser engraçado como o Alfa continua a "martelar" na cabeça "como um fantasma".... é tipo vicio... estou cansado dele, mas não consigo desligar...!
João
PS: Tb ando com outras ideias completamente malucas
Viva João,
esperava ver mais actualizações,
,
,
, já que é um modelo facíl ( digo eu, mas nas tuas mãos, hahahahaha ),mas tambem sei que andas com as " HORAS CONTADAS", espero tudo volte ao normal rapidamente,
, mesmo assim fico a espera......,
Ps:> obrigado pelo Porsche 962 e decalques, só faltam 11 dias.....,
Enorme abraço
António
esperava ver mais actualizações,
Ps:> obrigado pelo Porsche 962 e decalques, só faltam 11 dias.....,
Enorme abraço
António
Há uns tempos que não vinha ver como estava o TEU Ferrari.
Como sempre em altas
Parabéns é um trabalho de ourives mesmo
Quanto aos acidentes com os dedos, no outro dia também me esqueci do dedo na ponta na peça e como o x-acto não tem sensores de distância lá foi ele direitinho ao dedo mas nada de especial
Continuação de belíssimo trabalho
Como sempre em altas
Parabéns é um trabalho de ourives mesmo
Quanto aos acidentes com os dedos, no outro dia também me esqueci do dedo na ponta na peça e como o x-acto não tem sensores de distância lá foi ele direitinho ao dedo mas nada de especial
Continuação de belíssimo trabalho
Olá a todos.
Tb esperava ter colocado mais umas novidades, mas o tempo tem estado (demasiado) apertado... principalmente depois que comecei a dar aulas na Faculdades...! De qq forma, espero ter novidades para mostrar até ao final da semana, pois tenho novidades na máquina fotográfica
.
Em relação à simplicidade do modelo, já sabes como sou, e se ainda não fiz "asneira", foi por pouco, pq as ideias são aos montes!
João
PS: No outro dia ia fazendo um belo re-design aos dedos... tenho de arranjar um sensor de estacionamento para o x-acto...
Tb esperava ter colocado mais umas novidades, mas o tempo tem estado (demasiado) apertado... principalmente depois que comecei a dar aulas na Faculdades...! De qq forma, espero ter novidades para mostrar até ao final da semana, pois tenho novidades na máquina fotográfica
Em relação à simplicidade do modelo, já sabes como sou, e se ainda não fiz "asneira", foi por pouco, pq as ideias são aos montes!
João
PS: No outro dia ia fazendo um belo re-design aos dedos... tenho de arranjar um sensor de estacionamento para o x-acto...
-
Rui Duarte
- Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm
o João. agora e que me lembrei de uma coisa. este nao tem rodas com raios
nao havia uma coisa qualquer que tinhas de passar a roupa a ferro durante um ano ou coisa assim?
a tua maria daqui a nada lembra-se e tas lixado