Primário

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Responder
JSM
Registado: domingo mar 02, 2008 6:59 pm

Primário

Mensagem por JSM »

Boa Tarde Modelístas!:)

Até agora não tenho usado Primário na pintura dos meus Kits, visto o material de construção ser maioritáriamente, ou senão todo, em plástico!

Também não tenho tido qualquer problema de folhamento de pintura, ou falta de qualidade, até porque também uso Aérografo.

Qual a importância e benefício de usar Primário nos Kits, como usar e qual se deve usar (Spay Tamiya, ou Acrylíco), são as minhas questões!

Obrigado pela vossa ajuda!

Bons Modelismos
JSM
JSM

Re: Primário

Mensagem por JSM »

No meu tópico inicial, quando escrevi "Spay", quis referenciar Spray da Tamiya! Acho que ficou perceptível... :)

A minha dúvida relativamente ao uso te Primário na pintura de Kits, surgiu porque para além de querer aperfeiçoar as pinturas e poder tirar melhor partido delas, disseram-me que o Primário em materiais plásticos é um pouco subjectivo, porque o Primário é usado essencialmente em peças metálicas...

Mas após verificar os vossos belíssimos trabalhos, os quais usam Primário, surgiram as minhas questões! E sabem como minúciosos são os modelistas... :)

Parabéns pelos vossos trabalhos!

JSMoreira
Evolution VI
Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am

Mensagem por Evolution VI »

Boas,

Faça um "search" no forum por primário, este tema já foi falado em diversos tópicos, verá que encontrará a resposta que procura. Procure em "Dicas..."

Desconhecia o que lhe disseram : "disseram-me que o Primário em materiais plásticos é um pouco subjectivo, porque o Primário é usado essencialmente em peças metálicas..."

O primário não é nada mais nada menos que um tratamento da superficie para melhorar a aderência da tinta. Não vejo porque seja mais recomendado em peças metálicas... as peças de plástico também precisam de ser devidamente preparadas para levar a tinta.

Espero ter ajudado!

Abraço
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Eu, por exemplo, nos meus Ferraris a 1/24, nunca utilizei primário.
Se calhar, é um pouco subjectivo, mesmo...

Art
JSM

Mensagem por JSM »

Pois... Sinceramente também não sei até que ponto possa ser ou assim tão relevante o uso de Primário! Mas vou dar uma vista de olhos nos Tópicos que foram dados relativamente a Primário para me esclarecer um pouco mais... Até porque se tiver influência positiva, quero passar a usar Primário! :)

Obrigado!
JSMoreira
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Penso que a maioria dos membros do Fórum o usa (em plásticos a 1/24).

Eu uso, sem dúvida. Mas trabalho a 1/43 (resinas e metais).

Art
Evolution VI
Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am

Mensagem por Evolution VI »

Acredito que a subjectividade esteja a nivel do utilizador (modelista) e não a nivel do material... Há primairos para tudo! Metal, plástico, madeira, pedra, fibras, betão, etc etc etc...

Primeiro é preciso perceber "o que é o primário"?

Abraço
Responder