Ferrari 512 TR

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Re: Ferrari 512 TR

Mensagem por JMCARC1 »

Rui Duarte Escreveu:o João. agora e que me lembrei de uma coisa. este nao tem rodas com raios :twisted: nao havia uma coisa qualquer que tinhas de passar a roupa a ferro durante um ano ou coisa assim? :badgrin: :twisted: a tua maria daqui a nada lembra-se e tas lixado
Xiuuu! Olha que ela pode ler isto (até se registou!!!!) :-$ Não lhe dês ideias!!!!

Seja como for, como o Alfa tb está em cima da mesa posso sempre dizer que, tecnicamente, estou a fazer os dois eh, eh. Até pq o Alfa não está verdadeiramente parado... está a andar devagarinho :lol:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá mais uma vez. Agora é que vai o prometido update.

Enquanto deixava o para-choques traseiro a secar e consolidar, voltei para o capot-motor, que estava verdadeiramente uma miséria! Assim, cortei as aletas de ventilação tortas pelo "são" e comecei o demorado processo de recuperação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma seca....! No final, apesar de não estar perfeito, parece que dá para "safar". Ufa

O problema foi que esta nova zona de tensão voltou a empenar a frágil capot-motor ](*,) pelo que foi necessário voltar ao secador para repor o equilíbrio do conjunto... enfim! Devido a todo este torce-lixa-encolhe, foi necessário refazer as paredes laterais, em especial do lado direito. Recorrendo ao betume de poliéster, retoquei as áreas problemáticas, tentando obter o melhor alinhamento possível com a carroçaria.

Imagem

Imagem

Nas fotos anteriores ainda é possível ver algumas imperfeições na lateral direita, mas que em breve serão corrigidas. Nas fotos seguinte é possível ver o alinhamento com a carroçaria...

Imagem

Imagem

Imagem
baraka
Registado: segunda jan 07, 2008 5:14 pm

Mensagem por baraka »

"fabulástico" =D> =D>

eu a ver este progresso é como um burro a olhar para um palácio :lol: :lol:
Última edição por baraka em sexta mar 14, 2008 1:06 am, editado 1 vez no total.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Tb aproveitei para dar os primeiros passos na zona do motor.

A parte inferior do conjunto motor-transmissão do modelo da Tamiya é composto por uma peça central e duas laterais, que incluem a aleta de refrigeração exterior (esquema à esquerda).

Imagem

Este tipo de solução cria uma dificuldade adicional na obtenção de uma superfície adicional. Para vencer este problema, recorri à aplicação de várias camadas de betume diluido na zona de união até conseguir preencher convenientemente o espaço da união.

Imagem

Imagem

O motor do 512TR difere do motor do Testarossa, entre outras coisas, pelo sistema de admissão, como se pode ver nas seguintes fotos:

Testarossa

Imagem

Imagem

Imagem

512TR

Imagem

Imagem

Para fazer a conversão é necessário remover as duas torres de fixação dos distribuidores do motor "Testarossa" e que estão moldadas no topo da carcaça do motor.

Imagem

Imagem

Atendendo que não será praticamente visível, penso que ficou bem "rematado" :lol:

Espero que estejam a gostar.

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

baraka Escreveu:"fabulástico" =D> =D>

eu a ver este progresso é como um a olhar para um palácio :lol: :lol:
Obrigado, baraka.

Eu sabia que era suposto o 512TR ser uma espécie de "limousine", mas acho que nunca lhe tinham chamado "palácio" :lol:

João
dias
Registado: quarta fev 11, 2004 3:13 pm

Mensagem por dias »

Wooww...
Que trabalho, sim senhor...
Modelista que se preze tem de ser muito paciente, mas tu vê-lá não abuses. :D

Está lindo, continua!!
Imagem
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

:twisted: :twisted: :twisted: :badgrin: quanto pagas? :twisted: ja viu dar ali uma vista de olhos e é so mandar PM cumpres as 24h na replica e eu esqueço este assunto :twisted: estou no gozo claro aplica-te mas e no plastico
Imagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Curiosamente, quanto às aletas, sucedeu-me uma coisa semelhante, num 348TB.
Consertei-as exactamente como tu.
Convém dizer aos colegas, que tenham Ferraris deste tipo para montar, que tenham atenção à fragilidade da tampa posterior.
Para além do mais, tenham cuidado com a pintura do lado interior dessas tampas, pois como é em preto mate, tem tendência a escurecer o encarnado exterior, se este não tiver demãos suficientes de tinta.

Continua, que estás a agradar.

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado pelos vossos comentários e palavras de incentivo.

Estou a tentar fazer isto com calma e a tentar resistir à tentação de me por para aqui a fazer grandes transformações...! Tb ando algo desmotivado, ou se preferirem, com "atenção saltuária" 8-[ O que vale é que qq coisa tb serve para motivar eh, eh.
Rui Duarte Escreveu::twisted: :twisted: :twisted: :badgrin: quanto pagas? :twisted: ja viu dar ali uma vista de olhos e é so mandar PM cumpres as 24h na replica e eu esqueço este assunto :twisted: estou no gozo claro aplica-te mas e no plastico
Ok... podes contar comigo para as 24h de modelismo na Replica... faço 12h num dia e 12h no outro :badgrin: Mais a sério (!), vê lá se ainda faço a "estupidez" de colocar as rodas do Alfa no 512TR para veres como tem rodas de raios?
art Escreveu:(...)
Convém dizer aos colegas, que tenham Ferraris deste tipo para montar, que tenham atenção à fragilidade da tampa posterior.
Para além do mais, tenham cuidado com a pintura do lado interior dessas tampas, pois como é em preto mate, tem tendência a escurecer o encarnado exterior, se este não tiver demãos suficientes de tinta.(...)
Pois é. Este tipo de tampas são um pouco frágeis, embora não tenha tido razão de queixa com o Ferrari 328 GTB da Hasegawa... esse é impecável. Qt à parte inferior, a ideia é reproduzir os reforços e batentes do modelo e que tanto a Rosso (naturalmente pois é curbside) como a Tamiya descuram.

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá pessoal.

Depois de um fim-de-semana em que deu para avançar mais um pouco, aqui ficam as fotos dos progressos.

Aproveitei para rematar correctamente as paredes laterais do capot-motor, antes de me dedicar ao para-choques.

Imagem

Para unir o para-choques à carroçaria, tive de acrescentar um pedaço de evergreen nas extremidades do para-choques pois, o alinhamento da carroçaria da Rosso é diferente do da Tamiya.

Imagem

Depois foi só colar a garantir que ficava tudo alinhado...

Imagem

Imagem

Imagem

... antes de betumar a junta de união. Aqui eu pensei em preencher com supercola3, que permitiria uma união mais forte e garantia que a abertura da linha de união das duas peças fosse mais perfeita, mas tive medo que, devido ao plástico estar algo mole, o trabalho de lixa necessário acabasse por desbastar mais onde não devia!

Imagem

Imagem

Se o rasgo não ficar bem, posso sempre colocar a supercola3 por cima :lol:

E a carroçaria começa a tomar forma...

Imagem

Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Em seguida, virei a minha atenção para o para-choques dianteiro.

Imagem

Tal como para as restante peças, tb este está excessivamente volumoso.

Imagem

Imagem

Para reduzir a largura, e depois de analisar as proporções das peças em comparação com as minha imagens de referência, decidi cortar a peça do modelo da Rosso ao meio, pela zona central...

Imagem

Imagem

Imagem

... desbastando o necessário, antes de voltar a unir as duas peças.

Imagem

Imagem

Agora só falta rematar a "costura" e reduzir o comprimento. Mas ainda está por fazer :roll:

João
Última edição por JMCARC1 em quarta mar 19, 2008 5:53 pm, editado 1 vez no total.
João Pinto
Registado: quarta jan 31, 2007 9:55 pm
Contacto:

Mensagem por João Pinto »

Estou a gostar bastante do teu trabalho, é sem dúvida para acompanhar até ao fim :wink:
O evergreen dá muito jeito jeito não dá :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagemImagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Entretanto, uma duvida vem continuamente a crescer na minha cabeça... conforme o modelo começa a ganhar forma, mais a minha vontade de fazer algo melhor aumenta. Eu sei que tinha prometido tentar não entrar em grandes aventuras, limitando-me a fazer este modelo de forma simples de forma a ter a satisfação de um modelo acabado. No entanto, e olhando para fotos como a seguinte, mais vontade tenho de ir um pouco mais longe.

Imagem

O meu problema é que, olhando hoje para alguns modelos em que segui a via mais conservadora, tenho pena de não ter chegado a onde gostaria.

Para este 512TR, gostava de abrir as duas portas (de forma a poder mostrar o trabalho já realizado no habitáculo - ver fotos seguintes - mas que vai ser terminado :wink: ) e, talvez, a bagageira. Estas opções colocam uma serie de questões que, neste momento, não sei se vou conseguir contornar.

Imagem

Imagem

O que sugerem? Por um lado tenho um modelo mais simples e acabado com alguma brevidade (digo eu :roll: ) e por outro algo mais complicado, mas que permite obter um grau diferente de satisfação quando finalizado...!

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Invictus Escreveu:Estou a gostar bastante do teu trabalho, é sem dúvida para acompanhar até ao fim :wink:
O evergreen dá muito jeito jeito não dá :mrgreen:
Obrigado Invictus.

O evergreen é mesmo um dos melhores amigos de um modelista :lol:

João
baraka
Registado: segunda jan 07, 2008 5:14 pm

Mensagem por baraka »

JMCARC1 Escreveu:O que sugerem? Por um lado tenho um modelo mais simples e acabado com alguma brevidade (digo eu :roll: ) e por outro algo mais complicado, mas que permite obter um grau diferente de satisfação quando finalizado...!
sem dúvida que a intenção de fazeres o carro com as portas abertas daria outra "realidade" ao carro, mas não será um trabalho muito mais complicado? cortar a carroçaria, montar "dobradiças" ...

sem a pergunta fosse o que eu ia gostar mais de ver? sem dúvida com as portas abertas :twisted:
Responder