O pessoal está numa de nostalgia...
Pois bem, concordo com as opiniões do Scirocco (excepto quanto à questão do RS200, está claro!)
"Eu ainda sou do tempo"...
Pois sou, comecei a minha "pedrada" pelo Grupo Fiat com o Lancia Fulvia, seguida pelo Fiat 124 e pelo seu sucessor, o Lancia Stratos.
ESTE SIM, o mais bonito de todos os tempos!

E o "cantar" daquele motor Ferrari não pode ser apreendido por uma demonstração do Biasion.
Depois, o Fiat 131 Abarth e o 037, uma maravilha, inspirada no Beta Montecarlo das pistas.
Devido ao facto de aqueles "camiões" Audi terem "morto" os "tracção traseira", assistiu-se a uma escalada dos "tracção total" e das potências.
Isso levou à melhor época dos ralis, embora algo tivesse de ser feito para controlar as potências e os custos astronómicos da participação no Mundial.
Surgiu o DeltaS4, por entre outras "máquinas infernais" - Audi S1, Ford RS200, MG Metro 6R4, Peugeot 205 T16 E2.
O barulho destes carros não impressionava: ARREPIAVA, literalmente!
Eu tive a felicidade de os ver em prova, em Sintra e em terra, nos testes/treinos pré Vinho do Porto 1986. Era uma evolução avassaladora. Uma diferença brutal, em relação a 1985. Se não fosse o acidente do Quim Santos, teria sido o melhor Rali de Portugal de sempre, não tenho dúvidas.
Um pormenor: quando acompanhei um amigo à revisão do seu Fiat, em Alfragide, (a fim de acompanharmos o Rali de 1986), tivemos a sorte de assistir à assistência Lancia, preparando os três carros de prova. Falámos com o Giorgio Pianta e com o Toivonen. Mas o que mais me impressionou foi o contacto com o pessoal da Pirelli. Estavam a preparar 7500 (!!!) pneus para a prova. Inacreditável. Havia uma equipa completa, só para os encher e colocar na pressão correcta. Havia outra equipa cuja função era pintar, a spray, o "Pirelli" nas bandas. Não acreditariam na "montanha" de latas de spray que já tinham sido utilizadas. Falámos com esses Italianos, sempre porreiros, que nos indicaram quais eram os pneus destinados a que troços. Impressionou-me bastante o - duríssimo - que tinham para o troço de Arganil (que tinha 56,5 km, é bom não esquecer! Hoje os pilotos ficam todos cansadinhos quando têm um troço de 20km para fazer

).
Depois de os Grupo B serem banidos, foi uma tristeza. O rali de 1987 foi giro por causa da luta entre o Alen e o Ragnotti, mas..... que falta de velocidade, credo! Faço ideia de quando acabarem os WRC actuais, para passarmos a ter S2000 ou coisa do género! Qualquer dia, ainda veremos carros "Aixam de fábrica" a disputar ralis, com os seus potentes motores de 50 cc!
Claro que as evoluções Integrale e Integrale 16V nos trouxeram carros mais bonitos, o mesmo acontecendo com o Deltona. Mas ficou sempre a saudade dos carros mais antigos, tanto devido ao "design", como ao berulho, como ao espectáculo. Andavam muito menos, é claro, mas que emoção!!!!
Pronto, peço desculpa por deixar transparecer uma paixão pelo Grupo Fiat (espero que o novo Lancia Delta venha trazer, novamente, o Grupo ao Mundial).
Agradeço ao Adolfo o ter aberto o tópico
Art