AMANTES DOS LANCIA GRUPO B .......

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Responder
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

AMANTES DOS LANCIA GRUPO B .......

Mensagem por Adolfo »

Ora boas... muitos dos que por aqui andam já devem de ter visto este filme, ou então ter tido o prazer de montar estes modelos, mas como recordar é viver deixo aqui um filme para todos os que vibram e não só com estas beldades, ai que saudades !!!!!!!!
Gostava de ter o maior número de opiniões sobre estes modelos, design, espectáculo que deram, o barulho, a emoção de os ver, etc...
porque para além disso, quem veja isto e não fique com "pele de galinha" ... que se acuse -- som bem alto e terão um dos melhores 7 minutos de show. :)

http://www.youtube.com/watch?v=0H6Glgi6 ... re=related
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Re: AMANTES DOS LANCIA GRUPO B .......

Mensagem por scirocco »

Viva,
Gr.B são só o S4 e o 037, o Stratos era Gr.4 e o Integrale Gr.A. Reparo aparte, esta demonstração fez-me lembrar o saudoso Slalon do Vinho do Porto que se realizava ao Domingo, já depois da prova acabar em termos desportivos.
Sobre o Stratos não me pronuncio, já não é do "meu tempo". O 037 foi um carro que nasceu tarde, imbativel em asfalto até à chegada do 205 e a seguir ao RS200 o mais bonito carro de Rallye de todos os tempos. O S4 foi, creio, o expoente máximo dos Gr.B em desempenho, só ameaçado pelo 205 T16 Ev.2, em termos estéticos nunca me agradou. Dos Delta Gr. A, nada a dizer, dominaram durante uns 4/5 anos tal era o seu desempenho, o 4WD não tanto mas o Integrale e o "Deltona" eram extremamente bonitos.

Concordo em pleno Adolfo, ai que saudades!!!
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

O pessoal está numa de nostalgia... :D

Pois bem, concordo com as opiniões do Scirocco (excepto quanto à questão do RS200, está claro!)

"Eu ainda sou do tempo"...

Pois sou, comecei a minha "pedrada" pelo Grupo Fiat com o Lancia Fulvia, seguida pelo Fiat 124 e pelo seu sucessor, o Lancia Stratos.
ESTE SIM, o mais bonito de todos os tempos! :D E o "cantar" daquele motor Ferrari não pode ser apreendido por uma demonstração do Biasion.
Depois, o Fiat 131 Abarth e o 037, uma maravilha, inspirada no Beta Montecarlo das pistas.
Devido ao facto de aqueles "camiões" Audi terem "morto" os "tracção traseira", assistiu-se a uma escalada dos "tracção total" e das potências.
Isso levou à melhor época dos ralis, embora algo tivesse de ser feito para controlar as potências e os custos astronómicos da participação no Mundial.
Surgiu o DeltaS4, por entre outras "máquinas infernais" - Audi S1, Ford RS200, MG Metro 6R4, Peugeot 205 T16 E2.
O barulho destes carros não impressionava: ARREPIAVA, literalmente!
Eu tive a felicidade de os ver em prova, em Sintra e em terra, nos testes/treinos pré Vinho do Porto 1986. Era uma evolução avassaladora. Uma diferença brutal, em relação a 1985. Se não fosse o acidente do Quim Santos, teria sido o melhor Rali de Portugal de sempre, não tenho dúvidas.
Um pormenor: quando acompanhei um amigo à revisão do seu Fiat, em Alfragide, (a fim de acompanharmos o Rali de 1986), tivemos a sorte de assistir à assistência Lancia, preparando os três carros de prova. Falámos com o Giorgio Pianta e com o Toivonen. Mas o que mais me impressionou foi o contacto com o pessoal da Pirelli. Estavam a preparar 7500 (!!!) pneus para a prova. Inacreditável. Havia uma equipa completa, só para os encher e colocar na pressão correcta. Havia outra equipa cuja função era pintar, a spray, o "Pirelli" nas bandas. Não acreditariam na "montanha" de latas de spray que já tinham sido utilizadas. Falámos com esses Italianos, sempre porreiros, que nos indicaram quais eram os pneus destinados a que troços. Impressionou-me bastante o - duríssimo - que tinham para o troço de Arganil (que tinha 56,5 km, é bom não esquecer! Hoje os pilotos ficam todos cansadinhos quando têm um troço de 20km para fazer :D ).

Depois de os Grupo B serem banidos, foi uma tristeza. O rali de 1987 foi giro por causa da luta entre o Alen e o Ragnotti, mas..... que falta de velocidade, credo! Faço ideia de quando acabarem os WRC actuais, para passarmos a ter S2000 ou coisa do género! Qualquer dia, ainda veremos carros "Aixam de fábrica" a disputar ralis, com os seus potentes motores de 50 cc! :D :D :D
Claro que as evoluções Integrale e Integrale 16V nos trouxeram carros mais bonitos, o mesmo acontecendo com o Deltona. Mas ficou sempre a saudade dos carros mais antigos, tanto devido ao "design", como ao berulho, como ao espectáculo. Andavam muito menos, é claro, mas que emoção!!!!

Pronto, peço desculpa por deixar transparecer uma paixão pelo Grupo Fiat (espero que o novo Lancia Delta venha trazer, novamente, o Grupo ao Mundial).

Agradeço ao Adolfo o ter aberto o tópico

Art
Última edição por art em quarta mar 26, 2008 7:34 pm, editado 1 vez no total.
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Descupem aos amantes destes meninos ao dizer que todos eram do grupo B... foi o intusiasmo do video e alguma ignorância :)
Art... não tens que agradecer foi e continua a ser um prazer procurar estas preciosidades e mostrá-las a quem dá o devido valor,
aliás acho que mesmo quem não perceba NADA de rali não fica indiferente aos arranques de um tal Lancia S4..... BRUTAL.
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Para quem gosta de observar os pormenores de alguns Monstros do Grupo B (Lancia s4)
http://www.youtube.com/watch?v=rbMHc1GH ... re=related
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Desculpem lá... mas para este metam o som bem alto e admirem como isto era lindo......

http://www.youtube.com/watch?v=qefKc-SP ... re=related
art

Mensagem por art »

Muito bonito, o som, mas a colocação do público era de arrepiar!
Tanto em Portugal, como na Córsega, Sanremo...

Art
scirocco

Mensagem por scirocco »

Parabéns ao Youtube por nos proporcionar estes momentos.
Aquele salto do Audi Quatro era fabuloso, um dos pontos altos de todo o Mundial. Art, aquilo era em Arganil, Fafe-Lameirinha ou noutro troço?
scirocco

Mensagem por scirocco »

Só mais um, uma espécie de "Best of":

http://www.youtube.com/watch?v=nYhiJeRP ... re=related
art

Mensagem por art »

scirocco Escreveu:Parabéns ao Youtube por nos proporcionar estes momentos.
Aquele salto do Audi Quatro era fabuloso, um dos pontos altos de todo o Mundial. Art, aquilo era em Arganil, Fafe-Lameirinha ou noutro troço?
Olá Scirocco, o salto a que te referes era, efectivamente, o salto da Pereira, em Fafe (mais tarde chamado Fafe-Lameirinha).
Imediatamente antes, vemos um Peugeot no cruzamento dos Capuchos, em Sintra.

Vocês andam a "esmerar-se" e a tentarem dar-me um AVC de prenda :D :D :D

Continuem, que estão a agradar. Eu, quando muito, arranjo um plano Médis :D :D :D

Art
Adolfo

Mensagem por Adolfo »

Vamos a eles Scirocco... mais um para curtir neste vale ter um lençol por perto para a se babarem....
P.S.: ART... toma uns comprimidos antes de ver este :)

http://www.youtube.com/watch?v=N3c-EbjZ ... re=related
model43
Registado: segunda set 24, 2007 4:36 pm
Contacto:

Mensagem por model43 »

DEcididamente os ralis não são os mesmos, passamos a ter tudo que é informação, mas o espectágulo das especiais tanto diurnas e noturnas acabou, a dedicação deixou de existir, os célebres selectivos motores e roncar das montanhas deixou de se ouvir, enfim acabaram as fogueiras à noite na cavaqueira dos ralis, por mim e falo só por mim mas o interesse que os ralis me despertaram está a terminar, agora temos F1Rallyes show.
Model43
Responder