Ferrari 512 TR

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Re: Ferrari 512 TR

Mensagem por Rui Duarte »

senao tivesses prai o dobro do meu peso batiate! por outro lado uma certa carrinha ford focus nao se vai voltar contra mim sempre me vingo ali. a titulo de curiosidade quanto custa um conjunto de 4 pneus? ou uma pintura nova? :twisted: :twisted:

da-me a tua morada para eu te mandar uns kits a 1:43 :twisted: :badgrin:

agora falando a serio mesmo com este aumento de tempo continuo a gostar muito de acompanhar este projecto! os meus parabens pois esta a sair impecavel

um abraço
Imagem
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:Vou ali num instantinho à garagem, ver como é no meu 512TR e depois digo-te... :D :D :D
Obrigado Art, vou ficar à espera :lol: :lol: :lol:
art Escreveu:Agora que, finalmente, te resolveste a abrir as portas, tens MESMO de fazer um livrinho com as fotos.
Não te esqueças que, da última vez que vimos isso, houve "best of the show"!
Epá, mais um livrinho? Bem ainda acabo com uma editora eh, eh.

Obrigado pela comparação à "Chaimite", mas as diferenças entre ela e este modelo são assustadoras...! No entanto fiquei a pensar uma coisa: Alguma vez um "civil" terá sido considerado "best of the show" numa exposição nacional? É que tenho um pouco a ideia que os civis são o "parente pobre" do modelismo...
valdispert Escreveu:Em relação ao modelo Imagem

Em relação ás fotos, idem!Utilizas algum equipamento fotográfico especial?
Obrigado valdispert.

Eu costumo tirar as fotos como um Nikkon D50 assente num tripé dos pequeninos. Coloco as peças em cima de uma folha de papel branco assente no chão e disparo em modo manual sem flash. A lâmpada é a do tecto e apenas tomo cuidado para evitar que o meu corpo faça sombra sobre a cena. Penso que não é nada muito elaborado. Em alguma fotos posso depois ajustar em photoshop, mas é raro.
Rui Duarte Escreveu:senao tivesses prai o dobro do meu peso batiate! por outro lado uma certa carrinha ford focus nao se vai voltar contra mim sempre me vingo ali. a titulo de curiosidade quanto custa um conjunto de 4 pneus? ou uma pintura nova? :twisted: :twisted:(...)
Olha que é capaz de ser mais do dobro :badgrin: ... e qt à carrinha é facil... cada pneu custa perto de 100€ (mas os da frente estão mesmo a precisar se ser substituidos!) enquanto a pintura deve ser o preço igual a outros lados. Mas não precisas de te incomodar... podes sempre dar uma caixa de cartão ao Carlos Jorge perto do carro que ele faz o resto... :lol: ... afinal não acredito que a pintura do Focus seja diferente da do Megane!!!! [private joke]
Rui Duarte Escreveu:da-me a tua morada para eu te mandar uns kits a 1:43 :twisted: :badgrin:
Se for um modelo de jeito até aceito... mas só deves ter dessas "coisas" bélicas
Rui Duarte Escreveu:agora falando a serio mesmo com este aumento de tempo continuo a gostar muito de acompanhar este projecto! os meus parabens pois esta a sair impecavel
Obrigado. O problema é sempre este... primeiro é para fazer rapidamente, mas depois começo a entusiasmar-me e fazer maluquices até que o modelo fica mais complexo e demorado. Como começo a gostar e a sentir a pressão do resultado, começo a ficar mais picuinhas com os resultados que se tem visto. Mas um dia hei-de acabar algum... :roll:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Já recebi a foto que o Art enviou :lol: ... é dum Testarossa, mas tb serve eh, eh. Assim já sei como é resolvido o remate da porta.

Imagem

Imagem

Agora só falta apetite para fazer....

João
Rui Duarte
Registado: quarta nov 01, 2006 10:57 pm

Mensagem por Rui Duarte »

ahaha mais do que 106kg?? e possivel! so tenho 2 kits civis em casa e nenhum deles te iria agradar eheh. era uma senic! despacha la isso a ver se ele vem a replica
Imagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:Alguma vez um "civil" terá sido considerado "best of the show" numa exposição nacional? É que tenho um pouco a ideia que os civis são o "parente pobre" do modelismo...
Por acaso já me deram isso uma vez, mas o concurso era só de civis, está claro! 8)

Art
Carlos Jorge
Registado: sexta dez 17, 2004 4:44 pm
Contacto:

Mensagem por Carlos Jorge »

Boas,

Não tenho andado por cá João, mas estou a ver que lhe andas a dar bem...
Ver se começo a acompanhar a construção com mais frequência, e a comentar mais.

Fogo à peça!!!

Cumprimentos,
Carlos Jorge
Imagem
Imagem
Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Rui Duarte Escreveu:ahaha mais do que 106kg?? e possivel! so tenho 2 kits civis em casa e nenhum deles te iria agradar eheh. era uma senic! despacha la isso a ver se ele vem a replica
É possível??? Por quem me tomas? Olha que isto são finas camadas de banha pura entremeadas na mais fina carne... e até é mais... pouco, mas mais :oops:

Gostava de o levar à Replica, mas com esta vontade só se for para ir fazendo por lá... vamos ver.
art Escreveu: Por acaso já me deram isso uma vez, mas o concurso era só de civis, está claro! 8)

Art
Eh, eh. E deve ter sido completamente merecido...
Carlos Jorge Escreveu:Boas,

Não tenho andado por cá João, mas estou a ver que lhe andas a dar bem...
Ver se começo a acompanhar a construção com mais frequência, e a comentar mais.

Fogo à peça!!!

Cumprimentos,
Carlos Jorge
Olá Carlos,

Que tens feito? Para variar não consegui ficar por uma coisa "normal" e directa... enfim, mas lá ver o que isto dá. Espero que gostes dos progressos... afinal "a porta volta a atacar" eh, eh

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Aqui vão mais uns progressos neste modelo.

Tenho estado debruçado sobre as dobradiças. No Alfa Guilia GTA (viewtopic.php?f=14&t=3921), eu já tinha andado de volta deste tema. No entanto não gostei muito do resultado, não por funcionar mal, mas pq não reproduzia o movimento correctamente. Na altura desisti de melhorar, mas agora...

O problema é que a porta aberta fica fora da carroçaria, algo que não acontece na realidade.

Imagem

Isto acontece pq o eixo de rotação está colocado à frente da porta, no chassis. Para reproduzir correctamente o movimento, o eixo de rotação deveria estar do lado da porta, como se pode ver no esquema seguinte.

Imagem

Para validar estes esquema, fiz algumas experiências com a carroçaria da Rosso (infelizmente não tenho fotos :oops: ) com resultado satisfatórios, apesar de achar que o espaço de abertura da porta me parecer pequeno!
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

No entanto, observando com mais atenção o movimento das portas do Ferrari 512TR, descobri que é semelhante ao do primeiro esquema (como tinha reproduzido no Alfa GTA), devido à forma lateral das portas ](*,) ... pelo menos fica a experiência para os outros modelos!

Imagem

Nesta foto pode-se ver a colocação das dobradiças do Ferrari 512TR.

Passando à reprodução do mecanismo, e à semelhança do que já tinha feito para o Alfa Guilia GTA, criei dois tirantes com pedaços de evergreen e arame de um clip...

Imagem

... que vão ser colados à carroçaria e à porta.

Imagem

Desbastei a extremidade da porta de forma a facilitar o movimento de abertura...

Imagem

... e colei os pedaços de evergreen da carroçaria. O pedaço de clip permite o correcto alinhamento das peças, de forma a permitir o melhor acerto possível.

Imagem

E voilá....!

Imagem

Imagem

As peças forma coladas com super-cola 3 pois permite uma secagem rápida, mas não tão definitiva que não possa ser descolada em caso de algum desalinhamento.

Imagem

Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

De forma a ter a certeza de que tudo está bem, montei a carroçaria no chassis. para ver se a dobradiça "bate" no tablier... está tudo bem! :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora só falta a porta do outro lado... :roll:

João
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Mensagem por scirocco »

JMCARC1, seguir os seus trabalhos é como tirar um curso, tal o pormenor e a excelência das explicações. Obrigado pelas demonstrações.
Um abraço.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

MAGNIFICOOOOOOOO (mais uma vez, com música dos Queen).
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Art
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Um dia também tenho que abrir as portas, talvez daqui a uns anos quando ganhar experiência e coragem! Para não variar, continua no bom caminho e aquilo que parecia vir a ser um modelo simples já começa a parecer mais uma aventura como a do Alfa 8C.
ImagemImagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado pelos vossos comentários.
scirocco Escreveu:JMCARC1, seguir os seus trabalhos é como tirar um curso, tal o pormenor e a excelência das explicações. Obrigado pelas demonstrações.
Um abraço.
Scirocco, obrigado. A ideia e ficar com uma memoria fotográfica das fases pq passei, explicando os passos ... afinal, tb gosto de ver as explicações dos outros pois tenho aprendido muito com elas.
Caracol_kitado Escreveu:Para não variar, continua no bom caminho e aquilo que parecia vir a ser um modelo simples já começa a parecer mais uma aventura como a do Alfa 8C.
...continua S.... :wink:

Infelizmente parece que não tenho gosto por fazer coisas simples... deixam de ter piada!

O meu problema é que este (caso o venha a acabar primeiro :lol: ) é apenas o meu 3 modelo de "turismo" (fiz um F40 e um MX-5 por encomenda à quase 15 anos), e o primeiro a ser "alterado". Neste momento ainda ando à procura de como fazer e do que me dá satisfação neste tipo de modelos, que são algo diferentes dos F1 ou dos Sport-Prototipos e DTMs... mas espero não complicar tanto como o 8C...

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:MAGNIFICOOOOOOOO (mais uma vez, com música dos Queen).
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Art
Art, desculpe a "piroseira", mas não resisti :lol: (tb pode ser com a música dos Queen)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bem, pelo menos fica mexido qb :lol: :lol: :lol:

João
Responder