Aqui vão uns pensamentos sobre um tema que tem andado na minha cabeça à algum tempo. Peço desculpa antecipada pelo "testamento", mas gostava de saber a vossa opinião...
Todos nós fazemos os nossos modelos e vamos aprendendo algo com eles. Uns saem melhor, outros correm pior, mas, provavelmente, temos um carinho especial por todos.
Apesar de ter feito o meu primeiro modelo em 1989 (estou a ficar velho!!!), apenas tenho 6 modelos concluidos na minha colecção. Todos os restantes foram vendidos, trocados por modelos iguais por fazer ou simplesmente dados a quem me pareceu que os valorizasse mais do eu - os meus modelos estão "escondidos" em caixas no fundo de um guarda-facto
Parte desta "razia", deveu-se à constante insatisfação com os resultados obtidos, o que me levava a troca-lhos pela possibilidade de tentar de novo. O problema é que após algum tempo, olho para os modelos anteriores com a pena de não ter feito algo mais, seja por falta de técnica ou de informação. Recentemente, desenterrei os meus F1 1/12 da Tamiya (Renault RE-20, Ferrari F190 e Williams FW14B) e, embora tenha recordações fantásticas de todos eles e ainda sentir orgulho com o que consegui alcançar, não resisti ao sentimento de pena ao constatar algumas falhas mais ou menos graves, e que hoje não teria deixado passar.
Como a minha colecção (que continua a crescer em coleccionismo puro) já passou a fase de fazer tudo o que podia, para passar a ter um tema fixo e algo apertado (Ferraris, Lancias e Alfas e F1 notáveis) , sinto pena ao ver estes erros...
Assim, a primeira ideia foi tentar refazer estes modelos. Mas isto tb seria destruir um pedaço de história, mesmo que só para mim faça sentido!!! Tb é verdade que alguns do erros não são de fácil resolução. Como segunda hipótese, pensei em tentar uma segunda vez, adquirindo os modelos em causa, e começando de novo, com o inevitável esforço financeiro e temporal que isto envolve.
E é aqui que nasce o dilema... por um lado não estou satisfeito com os resultados obtidos, e penso que conseguia bem melhor, fruto de mais meios, maturidade e conhecimentos, mas por outro lado não queria entrar numa "pancada" que me levasse a esquecer tudo o que fiz até hoje, tanto pelos custos financeiros inerentes, como pelo custo temporal... afinal, modelos por fazer tenho já muitos......!!!!!
O que vocês pensam sobre este assunto? O que fazem aos vosso modelos antigos e como gerem a vossa colecção?
João