Modelos antigos - O que fazer?

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Modelos antigos - O que fazer?

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Aqui vão uns pensamentos sobre um tema que tem andado na minha cabeça à algum tempo. Peço desculpa antecipada pelo "testamento", mas gostava de saber a vossa opinião...

Todos nós fazemos os nossos modelos e vamos aprendendo algo com eles. Uns saem melhor, outros correm pior, mas, provavelmente, temos um carinho especial por todos.

Apesar de ter feito o meu primeiro modelo em 1989 (estou a ficar velho!!!), apenas tenho 6 modelos concluidos na minha colecção. Todos os restantes foram vendidos, trocados por modelos iguais por fazer ou simplesmente dados a quem me pareceu que os valorizasse mais do eu - os meus modelos estão "escondidos" em caixas no fundo de um guarda-facto :oops: ... e apenas o Lola teve a possibilidade de ser visto por "olhos externos" numa exposição.

Parte desta "razia", deveu-se à constante insatisfação com os resultados obtidos, o que me levava a troca-lhos pela possibilidade de tentar de novo. O problema é que após algum tempo, olho para os modelos anteriores com a pena de não ter feito algo mais, seja por falta de técnica ou de informação. Recentemente, desenterrei os meus F1 1/12 da Tamiya (Renault RE-20, Ferrari F190 e Williams FW14B) e, embora tenha recordações fantásticas de todos eles e ainda sentir orgulho com o que consegui alcançar, não resisti ao sentimento de pena ao constatar algumas falhas mais ou menos graves, e que hoje não teria deixado passar.

Como a minha colecção (que continua a crescer em coleccionismo puro) já passou a fase de fazer tudo o que podia, para passar a ter um tema fixo e algo apertado (Ferraris, Lancias e Alfas e F1 notáveis) , sinto pena ao ver estes erros...

Assim, a primeira ideia foi tentar refazer estes modelos. Mas isto tb seria destruir um pedaço de história, mesmo que só para mim faça sentido!!! Tb é verdade que alguns do erros não são de fácil resolução. Como segunda hipótese, pensei em tentar uma segunda vez, adquirindo os modelos em causa, e começando de novo, com o inevitável esforço financeiro e temporal que isto envolve.

E é aqui que nasce o dilema... por um lado não estou satisfeito com os resultados obtidos, e penso que conseguia bem melhor, fruto de mais meios, maturidade e conhecimentos, mas por outro lado não queria entrar numa "pancada" que me levasse a esquecer tudo o que fiz até hoje, tanto pelos custos financeiros inerentes, como pelo custo temporal... afinal, modelos por fazer tenho já muitos......!!!!!

O que vocês pensam sobre este assunto? O que fazem aos vosso modelos antigos e como gerem a vossa colecção?

João
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Re: Modelos antigos - O que fazer?

Mensagem por art »

Ó João, "apresso-me" a responder por "medo" que vá começar a "destruir" parte da colecção!!!

A minha experiência é esta: se eu fosse a "refazer" todas as minhas "primeiras edicões", nunca teria chegado a obter uma colecção muito famosa...
Mas, por outro lado, nunca pude ver um modelo "carregado de lixo" sem, ao menos, o tentar limpar. Ainda hoje o faço, aos poucos (é uma das vantagens de participar em exposições).

Estou a caminho dos 1100 modelos, todos "mexidos" por mim (mesmo se alguns poucos foram, como os da Altaya, apenas melhorados e corrigidos). Não seria capaz de dizer que TODOS estão perfeitamente conseguidos, é claro, mas a maioria já não me envergonha.

Apenas fiz questão de deixar o primeiro intocado (está a foto neste Fórum). Já o substituí por outro "decente", mas aquele continua religiosamente guardado, por nostalgia.

Como costumo dizer aos meus alunos, nunca dou conselhos, apenas opiniões.
Penso que devia melhorar os 1/12, deixando-os ao nível do Lola. A menos que tenha tal estima em algum deles, que queira deixá-lo intocado.

Termine os trabalhos que tem em curso (aqueles com que tem "brindado" o pessoal - Alfa e Ferrari - e depois lance-se aos 1/12). Provavelmente é o que eu faria.

Mas, como disse, não dou conselhos. Esta é a minha opinião.

Um abraço amigo

Art
nuno22467
Registado: segunda fev 19, 2007 10:29 pm

Mensagem por nuno22467 »

Olá,
Tal como o Art não quero deixar mais do que uma opinião.
Creio que as nossas colecções compõe-se do que já está feito, independentemente dos «erros» presentes nas peças acabadas. Todos temos um histórico de aprendizagem que também personaliza a própria colecção. É evidente que, paralelamente à manutenção obrigatória, algumas melhorias podem e devem ser implementadas; à laia de exemplo pessoal posso dizer que desde que me aconselharam aqui no Fórum a delinear as linhas dos painéis, tratei de rever toda a minha colecção! E isto é uma tarefa básica, entre tantas... calculo que modelistas mais experientes como o João vejam nos seus trabalhos passados algumas falhas exponencialmente maiores, mas subscrevo-o quando propõe no seu dilema: «Como segunda hipótese, pensei em tentar uma segunda vez, adquirindo os modelos em causa, e começando de novo, com o inevitável esforço financeiro e temporal que isto envolve.» - foi isto o que eu já fiz com três ou quatro modelos, apesar de ter mais de oitenta kits ainda nas respectivas caixas... :wink:
Cumps,
Nuno
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Morbius
Registado: segunda nov 26, 2007 11:07 am

Mensagem por Morbius »

Boas,
Faço minhas as palavras dos demais ... penso que qualquer modelo deve ser concluido qualquer que seja o intervalo de tempo entre o tirar da caixa e o colocar na vitrine :)
tb eu tenho ,para não falar nos avioes militares ...2 f310 b da tamyia que penso concluir logo que a Mv Agusta esteja concluida apos 5 anos, quanto ao facto de tentar constriur o mesmo novo modelo, tal so deve ser feito se embirrarmos mesmo com o dito cujo ,senão toca a refazer do zero.
Confesso que da 1 gozo danado acabar alguma coisa que teve parada uns anitos e depois pegarmos e concluirmos o modelo.
deitar fora ? bem so seria 1 fazio ca dentro....aquele determinado modelo faz parte de nos, da nossa historia....
Para alguem que passa e olha pensa :" Olha que modelo , ta giro...." mas vai-se embora sem nunca saber o quanto o mesmo custou-nos a fazer e quantos neuonios foram usados paar ultrapassar os problemas que sempre acontecem com este ou com o outro....
Não tenho muitos "velhinhos" na prateleira, muitos ja se perderam por variadas razões....no entanto serão sempre a joia da coroa. =D>
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado a todos pelos vossos conselhos e sugestões.

Os modelos em causa estão todos finalizados, mesmo se alguns necessitam da mais elementar e natural manutenção. São peças feitas entre 1994 e 1998, antes da minha descoberta da net, dos foruns e numa altura em que não tina qq contacto com outros modelistas.

Os principais erros que vejo (ok, com alguma pena...) são, principalmente, relacionados com pintura (eu ainda ando na fase do pincel :oops: ), com algumas soluções grotescas a nível de cablagens, e erros originários em falta de imagens de referência. Todos estes defeitos advem principalmente da forma "fuinhas" como encarei o modelismo no inicio... a minha mãe teve de me comprar uma pinça de bicos curvos pq eu achava que a velha pinça de chumbo (que entortava toda... credo!!!!) com 5 cm de comprimento servia perfeitamente. São modelos que eu vejo com muita estima e que tem marcam de forma acutilante a minha vida, nem que seja pela lembrança dos Verões que passei em Celavisa, com o meu avô, e que modelava durante todo o dia (o Ferrari F190 foi feito em 15 dias, por ex... e nem está muito mau!!!)

Seja como for, isto é algo em que ando a pensar, mas que nunca será para fazer de imediato (excepção feita a refazer o aileron dianteiro do Williams FW14B cuja tinta "derreteu" com o calor de um incendio de Verão :( , mas sem que a peça plástica tenha sofrido muito :-s e que gostava de levar à Replica)... afinal eu prometi não começar nada antes de terminal o que ando a fazer.

Depois de almoço, coloco aqui umas fotos dos modelos em questão...

João
prorallye43
Registado: quinta mai 11, 2006 10:37 am

Mensagem por prorallye43 »

Olá amigos,

Talvez a destoar das restantes opiniões aqui vai a minha, ou melhor, a constatação da minha prática...

Tenho modelos feitos desde 1978/79 mas apenas tenho entre os modelos dados como acabados e prontos dois ou três desses... isto porque uma parte dos que fiz, com decalques pintados à mão e outras preciosidades, quando era um jovenzito inconsciente foram vendidos para arranjar "massa" para comprar mais e depois nunca mais os fiz outra vez, os restantes, depois de algumas mudanças e interrupções, com viagens atribuladas feitas dentro de caixotes... foram sofrendo as consequências e lá estão guardados à espera de recuperação ou substituição.

No entanto hoje em dia quando olho para eles, tendo em conta a evolução das técnicas e das capacidades que entretanto fui desenvolvendo, penso que não voltarão a renascer das cinzas, sendo substituídos isso sim por novas bases mais fieis e mais dignas de figurarem entre os que entretanto vão saindo da lentíssima linha de produção...

Vou assim sucessivamente recomeçando do quase zero uma colecção que já podia ser bastante grande se não fossem estas hesitações... mas enfim, os resultados finais, mesmo que poucos, vão valendo a pena...

Talvez seja mais modelista que colecionador...

É por isso que não submeti aqui no Forum o meu primeiro modelo... não sei ao certo qual foi e, mesmo que soubesse (penso que será um Stratos Alitália do Munari em Portugal 1976, da falecida Luso Toys, em plástico e com jantes feitas em gesso), não está em condições de ser visto pois já sofreu tanto com o tempo que mais parece um carro de combate...

Apenas para partilhar...

Um abraço.

ciclotron
Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado Ciclotron.

É entre estas duas realidades que em ando... com um pé em cada uma eh, eh.

Mas, e apesar de não ter sido minha ideia personalizar em demasia este tópico, deixo aqui umas fotos do que estou a falar (aproveito para deixar uma rápida ideia da minha colecção onde apenas faltam o Lola T93-00 Ford e o Lancia Delta HF Integrale 16V, este ultimo que tb irá ter um irmão gemeo eh, eh)

Ferrari F190:

Imagem

viewtopic.php?f=5&t=4733

É o modelo completo mais antigo que tenho na colecção e, apesar de não ser um dos mais espectaculares, um dos que mais gosto... paixões antigas!!!! Poderia ser recuperado, mas o seu valor simbólico fez com que comprasse um segundo exemplar para fazer a mesma versão. Juntando o útil ao agradável, consegui comprar um versão "Clear-View", que trás mais uma carenagem superior transparente :P

Renault RE-20:

Imagem

viewtopic.php?f=5&t=2212

Acabado em 1995, é o segundo mais antigo. Na época era a jóia da coroa e ainda hoje acho que não sei se seria capaz de fazer aquele motor daquela forma. No entanto, a pintura (a pincel :oops: geral) deixa algo a desejar para os meus padrões actuais, em especial a carenagem superior e o monocoque, em que umas reparações posteriores transformaram em algo muito estranho.

Este seria um candidato à recuperação, mas teria necessidade de um monocoque e carenagem superior novas.... ou seja, um modelo novo aproveitando o motor? E se eu fizesse o monocoque em alumínio :-k

Williams FW-14B

Imagem

viewtopic.php?f=5&t=2213

Quando o acabei (em 1998), fiquei algum tempo a olhar para ele feito parvo! Parecia que tinha feito a minha obra-prima.

Tb pintado a pincel (usando tinta em spray da Tamiya :lol: ), apenas fiquei insatisfeito com as zonas amarelas - que levaram mais uma camada nas partes dianteiras (suspensão dianteira e rool-bar) depois de ter completado o capot-motor, ficando mais escuras :cry: Os decalques eram autocolantes e ficam muito espessos, tendo começado a escurecer (da sujidade) nas pontas. No interior, a irregularidade da pintura das zonas a imitar fibra de carbono foi a minha tentativa (mais ou menos conseguida) de simular as camadas do carbono.... não resultou muito bem, e hoje, parece mais defeito que feitio ](*,) .

O aileron dianteiro ficou muito estragado depois de ter sido sujeito ao calor de um fogo florestal em Arganil. A tinta, apesar de pintada à 3 anos, parece que derreteu e os decalques desta zona ficaram como que queimados....!!!!!! O modelo estava dentro da caixa no guarda-fatos e tinha-o visto dois dias antes.... Actualmente tenho uma nova folha de decalques para refazer (dentro dos possíveis) esta zona, pois penso que o modelo merece. Mas, se eu tentasse de novo?

Alfa Romeo 155 V6 Ti

Imagem

viewtopic.php?f=5&t=2215

Talvez um dos mais demorado modelos que fiz, e que coincidiu com o "advento" na net. Ainda hoje tenho algum orgulho neste modelo que me deu muito gozo a fazer. No entanto, na altura, pensei em abrir a tampa do porta-bagagens e, como um pouco mais de habilidade, as portas. Estive quase, quase, mas acabei por não o fazer por medo. Hoje arrependo-me!

Foi com base nesta experiência que decidi em abrir as portas do Ferrari 512TR... já bastou um erro uma vez :roll:

Fazer estas alterações não é muito difícil e apenas preciso de uma folha de decalques nova (que em principio já consegui !?), mas, ao alterar estas áreas não vou ter vontade de mexer noutras? Voçês já me conhecem....

Para quem tem alguns 70 modelos por fazer, e demora uma eternidade a acabar qq um, acho que tenho mesmo um dilema....

João
art

Mensagem por art »

Os F1 são a 1/12?
Parecem-me muito bons, sinceramente, mesmo pintados a pincel.
Mas, se o meu caro amigo está tentado a repetir a montagem, para pôr em evidência a sua natural evolução, como modelista, há uma solução bem simples: faça a reprodução dos carros dos colegas de equipa.

O Alfa é a 1/24, right?

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá Art.

Os F1 são a 1/12 e o Alfa é a 1/24.

Ao vivo não estão assim tão bem pintados, em especial o Renault... os outros até escapam. Pelo seu comentário começo a pensar que, ou sou bom fotografo ou sou muito exigente comigo mesmo... :roll:

Mas essa ideia dos modelos dos colegas de equipa até é engraçada, embora o Williams teria sempre de ser do Mansell... afinal ele deu uma "tareia" a todos em 1992, colega de equipa incluido (para alem de que gosto muito do 5 vermelho na frente). Se fosse assim poderia passar o Ferrari para o nº2 - do Mansell (como posso remover os decalques? com fita cola? eles não tem verniz por cima), usando o vidro extra e fazer o novo F190 na versão nº1 do GP França (100 vitória da Ferrari :lol: ). O Renault seria indiferente, mas pelo menos o nº era vermelho :mrgreen: !

Obrigado.

João
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Os meus kits antigos...que são poucos... TEnho ali o F40 que considero merecer um facelift. No entanto, vou preservar o original, pois foi o primeiro kit que montei e vou comprar outro para o reconstruir.

Depois tenho um Delta que apanhou tanto pó que está em muito mau estado. Talvez leve uma filha de decalques nova. Quanto aos restantes, e por já ter juízo, estão guardados longe do pó, à espera de uma estante hermética :)
art

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:(como posso remover os decalques? com fita cola? eles não tem verniz por cima)
Com massa de polir, muito fina. Com paciência (que tem para dar e vender :D ) consegue isso, nas calmas.

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

art Escreveu:Com massa de polir, muito fina. Com paciência (que tem para dar e vender :D ) consegue isso, nas calmas.

Art
E isso não vai fazer "desaparecer" a tinta por debaixo? É que a camada de tinta é muito fina (estava muito diluida para fluir bem) e não levou primário...

João
art

Mensagem por art »

Se a massa de polir for muito fina, não há problema. Consegue sempre controlar o andamento do trabalho, sem se fazer sentir o efeito de "lixa". E a tinta fica sempre impecável. Faça com um cotonete, muito suavemente...

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Obrigado pela explicação :mrgreen:

João
Pedro Miguel Costa
Registado: terça abr 10, 2007 8:26 pm

Mensagem por Pedro Miguel Costa »

Olá João,eu tambem tenho alguns modelos para recuperar por exemplo o matra MS11 da tamiya na escala 1/12,mas penso que por muito bem que a restauração corra daqui a 10 anos vou olhar para o modelo (penso eu ) e dizer ainda podia ficar melhor
E tu vais pensar da mesma maneira quando olhares para os teus modelos actuais é a nossa evolução que faz com que isso aconteça
È um pensamento que não tem fim
Um abraço
Responder