Para quem recusa ralis "de plástico"!

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Para quem recusa ralis "de plástico"!

Mensagem por art »

Boas, pessoal.

Felizmente o "YouTube" tem imensas coisas destas, mas, para quem pensa que os ralis começaram com o Sebastien Loeb :D :D :D :

http://www.youtube.com/watch?v=ALrrlhQfVfA

Art
prorallye43
Registado: quinta mai 11, 2006 10:37 am

Re: Para quem recusa ralis "de plástico"!

Mensagem por prorallye43 »

Olá Caros Amigos,

Para quem pensa que os Ralis começaram com quem?...

Esse Sebastien Loeb não é um fulano que guia um carro electrónico nuns ralis sprint regionais... muito pequeninos e todos realizados de dia?

Em 1982 o Rali de Portugal Vinho do Porto tinha um total de 2.312 Km's de Estrada, com 40 Provas Especiais de Classificação que totalizavam 639 Km's cronometrados... disputava-se como sempre em pisos de asfalto e terra e fazia-se em grande parte à noite, fazendo uma parte significativa do país do Estoril até bem acima do Porto e de regresso ao Estoril... ah e já agora, foi ganho por duas senhoras Michèle Mouton e Fabrizia Pons, ao volante de um Panzer da Audi...

Os Ralis começaram com quem?

Um abraço.

Ciclotron
Imagem
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Belo video ART! Isto sim era rally! Pena é que os miúdos hoje em dia só possam ver rallys a sério no youtube. Não havia nada como ouvir o roncar dum Audi Quattro S1 ao vivo! Já sei que vais discordar e dizer que o ronco de um Lancia 037 ou de um S4 era bem melhor! :D
ImagemImagem
art

Mensagem por art »

Caracol_kitado Escreveu:Não havia nada como ouvir o roncar dum Audi Quattro S1 ao vivo! Já sei que vais discordar e dizer que o ronco de um Lancia 037 ou de um S4 era bem melhor! :D
O que me admira é não dizeres que o ronco mais bonito era o do Toyota do Waldegaard ou do Eklund :D :D :D

Art
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Tenho pena de não ser do tempo destes meninos, aliás só os via a passarem a abrir na 2ª circular junto ao aeroporto,
e como o mundo é pequeno hoje moro junto á mitica prova que se realizava em Sintra e ao autodromo :)
Mas é como eu tenho dito... era só pegar nos carros de hoje tirar as ajudas electrónicas e deixar meter mais 100 CV... o figurino mudava :mrgreen:
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
art

Mensagem por art »

Adolfo Escreveu: era só pegar nos carros de hoje tirar as ajudas electrónicas e deixar meter mais 100 CV... o figurino mudava :mrgreen:
E mandar os pilotos à "manicure", a fim de lhes arranjarem as "unhas"... :D :D :D

Art
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

art Escreveu:
Adolfo Escreveu: era só pegar nos carros de hoje tirar as ajudas electrónicas e deixar meter mais 100 CV... o figurino mudava :mrgreen:
E mandar os pilotos à "manicure", a fim de lhes arranjarem as "unhas"... :D :D :D

Art
Ah sim senão ainda se via um "cota" a dar banho de condição aos putos... num dos track days que costuma existir aqui no autodromo andava um Sr. para ai com os seus 50 e tal bem aviados num honda S2000 com pneus slick e aparantemente mais nada... deu show de condução e ainda meteu no sitio putos dos Subaru Porche e até um ferrari, que só "assobiava" a direito :mrgreen:

É como no plástico.... é preciso kit de unhas, eu estou a tirar o curso para ver se ganho um :lol:
um abraço
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
Caracol_kitado

art Escreveu:
Caracol_kitado Escreveu:Não havia nada como ouvir o roncar dum Audi Quattro S1 ao vivo! Já sei que vais discordar e dizer que o ronco de um Lancia 037 ou de um S4 era bem melhor! :D
O que me admira é não dizeres que o ronco mais bonito era o do Toyota do Waldegaard ou do Eklund :D :D :D

Art
Eu não sou faccioso! O celica nessa altura era um grande charuto só ganhava em África! E se não fosse a fiabilidade nem isso...
ImagemImagem
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Epá... para distuar um pouco, não acho que o Loeb seja um calhau com 2 olhos... Claro que preferia os doidos dos pilotos do antigamente que conduziam aqueles monstros, mas a verdade é que, mesmo com muita electrónica, não é assim tão fácil e imediato conduzir os actuais carros. Se assim fosse, até eu era bom piloto! :lol:

Isto faz-me lembrar qd o Lauda disse que até um macaco conduzia um F1 com bons tempos e pouco tempo depois saltou para dentro de um Jaguar (equipa que ele dirigia) para fazer um tempo miserável... afinal há macacos mais dotados que outros :badgrin:

Agora, que os Rallis actuais são mais "macios" com as mecânicas não duvido nada, e que a maioria dos pilotos teriam de suar bem mais para conduzir os antigos Gr.4 e Gr. B, tb não tenho duvidas.

João

PS: Art, obrigado pelo link

PS1: Podem "bater" à vontade que eu fiz o estágio com os tipos dos tanques!!!!
art

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:não acho que o Loeb seja um calhau com 2 olhos...

Agora, que os Rallis actuais são mais "macios" com as mecânicas não duvido nada, e que a maioria dos pilotos teriam de suar bem mais para conduzir os antigos Gr.4 e Gr. B, tb não tenho duvidas.
Também não acho que o Loeb seja mau. Só que se ele corresse no antigamente, não teria ganho 41 ralis do Mundial...

Pois, isso de fazer o nosso TAP/Vinho do Porto em 5 dias, de Norte (Vilar de Mouros) a Sul (Martinchel, Abrantes e Coruche) com direcções assistidas a braço, de noite, em asfalto, em terra e em calhau, depois de quase destruirem as mecânicas na Cabreira e na Senhora da Graça, ainda terem de passar pelo Marão (depois dividida em Carvalho de Rei e Aboboreira, para não se cansarem) e ainda terem de enfrentar os 56,5 km de Arganil, por duas vezes... enfim... coitado do pequenote Loeb, iria, de certeza, ganhar a vida como escriturário :D :D :D

Quando me lembro que, os 5º e 6º lugares eram ocupados por Kullang, Warmbold, Blomqvist, Mikkola, Mouton, Röhrl, etc e agora por gajos "fabulosos" como o filho do Wilson, Galli, Sordo, Henning Solberg, fico, possitivamente, ROFLMAO, para utilizar um conhecido acrónimo. :D :D :D

Art
prorallye43
Registado: quinta mai 11, 2006 10:37 am

Mensagem por prorallye43 »

Olá Amigos,

Certamente que o Loeb não é mau, é até excelente e se, eventualmente, tivesse a possibilidade de competir nos ralis de então talvez fosse tão bem sucedido como o é nas caricaturas actuais...

A verdade é no entanto que não sabemos e, infelizmente, nunca saberemos... o que penso ser uma pena, para nós certamente, e também para ele, provavelmente!

Quando o Marku Alen cá esteve no ano passado, perguntaram-lhe pelo filho Anton e ele respondeu que o achava um "muito bom piloto", tendo logo de seguida acrescentado, "embora os ralis hoje em dia sejam uma ocupação das 9 às 5.", isto diz tudo não é?

Eu penso que a evolução deste tipo de prova só aproveita a uns muito poucos interesses instituídos, pois para o público são uma desgraça, para as televisões (para quem teoricamente se destinam) não me parecem grande coisa, a contar pelos horários e audiências e para os pilotos são a negação daquilo que poderia ser uma grande e mítica carreira.

É o que eu penso... mas... quem sou eu para pensar alguma coisa sobre isto?

Um abraço.

Ciclotron
Imagem
art

Mensagem por art »

Esqueci-me de mencionar um dos grandes pilotos do antigamente, que não estava habituado a ficar em 5º e 6º, mas sim em 2º, em Portugal:

OVE ANDERSSON!

Tragicamente desaparecido na passada semana, era um piloto como poucos. Embora fosse piloto Alpine e Toyota, marcas de que eu não era fã, sempre se distinguiu pela sua rapidez e consistência.

Curiosamente,o último dos 5 Alpine que tinha para fazer, representa a sua participação no meu primeiro rali, em 1970.
Vou terminá-lo hoje mesmo. depois coloco fotos, é claro.

Art
Caracol_kitado

Pois é esqueci-me de mencionar a morte do Ove Andersson enquanto participava num rally de clássicos. Esse grande senhor que criou a Toyota Team Europe, mais tarde Toyota Motorsport e que foi também o director da equipa de fórmula ! O Trully dedicou o terceiro lugar no último grande prémio a ele. Perdeu-se uma grande figura da Toyota e do desporto automóvel.

P.S. - O Jean Todt foi co-piloto dele. :)
ImagemImagem
art

Mensagem por art »

Caracol_kitado Escreveu:O Jean Todt foi co-piloto dele. :)
Sim, é verdade. Mas, no que diz respeito aos ralis, o Jean Todt foi como a "fruta" do Pinto da Costa. Ia com todos! :D :D :D

Art
ricardo930
Registado: quarta ago 27, 2008 1:37 am

Mensagem por ricardo930 »

Eu não sou daqueles que dizem que antigamente é que era bom,mas que era outra emoção,lá isso era...
A prova de que o plástico é mais fragil está bem á vista,hoje em dia um carro sai de estrada e fica,antes até presos arames e fita-cola andavam...

Ricardo
Responder