João Carlos,
Já no passado experimentei acetona e diluentes, celuloso e acrilico para tirar a tinta ou verniz bicomponente, nunca resultou.
Eu costumo usar a acetona para limpar o aérografo e os recipientes onde misturo a tinta, é mais barata que os diluentes e não tem um cheiro tão agressivo.
Para retirar a tinta de peças ou carroçarias funciona bem quando ainda não está seca, mas depois de seca não, nem o brilho tira.
Mesmo assim experimentei outra vez hoje de tarde, o resultado foi que já não preciso de passar muitas horas a recuperar a carroçaria

, pois agora não tem mesmo hipotese.
Quando deitei a acetona nada aconteceu, depois coloquei-o no recipiente com um pouco de acetona e nada aconteceu na primeira meia hora. Deixei-o ficar durante toda a tarde e quando me lembrei de o ir ver estava completamente estragado. Deve ter havido uma reacção da acetona com o decapante que tinha sido absorvido anteriormente pela resina e esta desfez-se completamente como podes ver na foto.
Uma coisa que aprendi no modelismo há já muitos anos é que não vale a pena apressar os processos, normalmente os resultados não são famosos.
Quando me esqueço disso nada de bom acontece.
O que fico sem entender é como a tua acetona serve para tirar tinta bicomponente e a minha não

. Será que estamos a falar ambos do mesmo tipo de tinta?
A que uso é tinta normal de automóveis, acrilica, que misturo com endurecedor numa proporção aproximada de 3 para 1, assim como o verniz. A acetona costumo comprar num hiper.
Se alguém puder tirar esta duvida agradeço.