Alfa Romeo 156

Partilha aqui os teus dotes de modelista
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 156

Mensagem por art »

Olha, olha, o João a modificar "Altayas" :D :D :D
Isso não é Modelismo! :D :D :D
rosso corsa Escreveu:experimenta fazer um molde de silicone e tirar uma cópia de resina, se lhe vais fazer muitas alterações o zamac não é dos melhores materias para se trabalhar
É uma boa sugestão, mas atenção que uma base em zamac não é "automaticamente" transferível para resina.
O zamac permite fazer carroçarias muito finas, que depois a resina não acompanha, tornando-se muito frágil e quebradiça.
Os interiores também têm de ser muito reforçados e as cavas das rodas têm de ser modeladas antes do silicone.
Há outros pormenores, mas estes são os mais básicos.
Foi só para deixar o alerta

Art
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Mensagem por FSousa »

Viva e parabéns pelo trabalho, é sempre bom ver que há quem se dedique a fazer aquilo que no fim será único e exclusivo.
No entanto aconselharia é a fazer um molde inicial tirando depois em resina o "master" maciço para trabalhar e a alterar.
Tipo isto :
UMM.JPG
UMM.JPG (41.26 KiB) Visto 3633 vezes
O zamak é muito duro (e dá cabo das ferramentas), depois é um pouco difícil de disfarçar os eventuais riscos e a resina é mais "maleável".
Um Abraço e continuação de um bom trabalho.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

rosso corsa Escreveu:Bom dia João, é para mim um prazer ver que arrancas-te com um novo projecto, também seria muito bom ver a continuidade dos outros :mrgreen: , mas isso só tu é que podes saber o que podes ou te apetece fazer :D.
Olá rosso corsa.

Eu tb gostava de avançar (e terminar) um dos outros modelos em progresso. No entanto o tempo para planear evoluções não é muito. Este modelo começou como piada, simplesmente para ver se a base "valia alguma coisa". E é sempre fácil sentarmos-nos no chão e lixar um bocado.... nem que seja para acalmar um pouco eh, eh.

Mas este é um modelo a prazo, pois queria reproduzir o chassis e os órgãos mecânicos, pelo que vai dar para terminar qq coisa antes.

rosso corsa Escreveu:Quanto ao modelo faço-te uma sugestão, experimenta fazer um molde de silicone e tirar uma cópia de resina, se lhe vais fazer muitas alterações o zamac não é dos melhores materias para se trabalhar pois é muito duro e quebradiço. E para quem tem a tua filosofia de modelismo trabalhar com os teus proprios moldes e a resina parece-me uma forma bastante prática de chegar aos objectivos a que normalmente pretendes, que é de um realismo muito elevado.
Eu sei que esse será, mais tarde ou mais cedo, o caminho a seguir. Ainda pensei "cravar" aqui aos "cromos" da resina uma duplicação para fazer este trabalho. No entanto decidir "ir ali só lixar um bocadinho" e não mais parei. O facto de nunca ter feito nada em resina e silicone tb funciona como um obstáculo. É como tudo: é dificil até se fazer!
art Escreveu:É uma boa sugestão, mas atenção que uma base em zamac não é "automaticamente" transferível para resina.
O zamac permite fazer carroçarias muito finas, que depois a resina não acompanha, tornando-se muito frágil e quebradiça.
Os interiores também têm de ser muito reforçados e as cavas das rodas têm de ser modeladas antes do silicone.
Art,

Obrigado pelo conselho. No entanto penso que neste caso particular esse problema não se colocaria, uma vez que a carroçaria é bastante "robusta", mesmo nas zonas mais delicadas. Os erros de modelação que o modelo tem, nascem quase todos da adaptação às necessidades da produção em grande série, e em especial às saídas dos moldes.

FSousa Escreveu:(...) No entanto aconselharia é a fazer um molde inicial tirando depois em resina o "master" maciço para trabalhar e a alterar. (...)
O zamak é muito duro (e dá cabo das ferramentas), depois é um pouco difícil de disfarçar os eventuais riscos e a resina é mais "maleável".(...)
FSousa.
Obrigado pelos conselhos FSousa.

É engraçado essa imagem maciça, pois fui ao departamento de Protótipos do IADE (onde dou aulas) perguntar aos "cromos" por sugestões para duplicar o modelo. Uma das ideias deles foi fazer um molde fêmea do modelo maciço e depois duplicar em fibra de vidro. Assim poderia reproduzir a carroçaria e tirar tb as portas para as colocar a abrir :mrgreen:

Tenho que me deixar de "porcarias" e ver se ponho a mão na massa... que é como quem diz da resina. Mas por agora terá de ser assim, pois não tenho muito tempo para me dedicar a isto.

João
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

João eu não te posso ser de grande ajuda, porque o pouco que sei aprendi contigo, mas sabes se te for util em alguma coisa, já sabes!
Como sei que tenho um bocadinho de mais tempo que tu para estas coisas, pelo menos espero que o meu projecto te incentive, pelo menos já não és o único maluco!!!! :lol:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Rui Mendes
Registado: terça dez 02, 2008 2:28 pm

Mensagem por Rui Mendes »

Pois é! Lá ideias fixes tens tu e muitas...agora tempo para as por em prática... :doubt: acho que estás como eu :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
À espera de melhores dias...

E para teres mais ideias, tens pm.

Continua o bom trabalho.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Depois de uma "bela" interrupção, motivada pelo final do(s) ano(s) lectivo(s), e as respectivas avaliações e reuniões ](*,) aqui vão as fotos da diminuta atenção que prestei a este modelo :mrgreen:

Durante a Replica, consegui avançar um pouco o modelo, mesmo se todos pensaram que apenas estive a fazer umas "cocegas" ao modelo. Haviam de ver a cara do pessoal a tentar perceber que raio estava eu a fazer eh, eh.

Imagem

Na realidade, foi a 5 tentativa de reproduzir a forma da lateral da carroçaria. Nesta fase, a modelação da forma já não resume a lixar o metal, mas sim a corrigir as curvaturas com recurso a betume de poliéster, seguido de betume da Motip.

Tem sido um trabalho demorado, que, como já referi, é dificultado pelo facto da forma não ser bem perceptível das fotos de referência. Assim, sempre que posso, comparo o modelo com um original, assinalando as zonas que me parecem incorrectas para ser, posteriormente alteradas. A falta de tempo, e o facto de não ter nenhum Alfa 156 na minha rua, dificultam a velocidade do trabalho. Afinal seria muito estranho ir lixar um "carrito" para a rua, sentado no chão ao lado de um carro real!!!! :mrgreen: (mas já pensei nisso eh, eh.).

Assim, mais uma vez, voltei a assinalar as imperfeições que me saltam à vista...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

... que serão posteriormente corrigidas.

Entretanto, esta continua comparação tem permitido que me aperceba de outros pormenores incorrectos no modelo, que, corrigidos, permitirão obter uma forma que me relembre o original. Claro que podem dizer que isso será lá para 2030, mas, afinal, isto é para se ir fazendo. :wink:

João
borntobedevil

João depois de saber que estiveste não sei quantas horas na Réplica a lixar isso, pensei que a carroçaria estava pronta.
Ah, quem me disse foi uma senhora, não foi nenhum má língua!!!! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:Claro que podem dizer que isso será lá para 2030
Gosto de te ver com esse optimismo, João! :twisted: :twisted: :twisted:

O homem é tolo, já fez e refez a lixadela uma série de vezes e continua a encontrar defeitos :D :D :D
Mas "keep-on-going", desde que isso não te obrigue a chagares à fase da pintura :twisted: :twisted: :twisted:

Art
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:João depois de saber que estiveste não sei quantas horas na Réplica a lixar isso, pensei que a carroçaria estava pronta.
Ah, quem me disse foi uma senhora, não foi nenhum má língua!!!! :twisted:
Pois, eu tb tinha esperança que tal tivesse acontecido, mas.... pronto... não tinha nada! :lol:

Haviam de ver a cara do pessoal a olhar para mim. Acho que ficaram todos a pensar que regulava mal. Então a esposa do Sr. Arlindo eh, eh.
art Escreveu:
JMCARC1 Escreveu:Claro que podem dizer que isso será lá para 2030
Gosto de te ver com esse optimismo, João! :twisted: :twisted: :twisted:

O homem é tolo, já fez e refez a lixadela uma série de vezes e continua a encontrar defeitos :D :D :D
Mas "keep-on-going", desde que isso não te obrigue a chagares à fase da pintura :twisted: :twisted: :twisted:
Eu tb. Mas quem sabe se até não se realiza. Desde que não tenha de chegar a fase da pintura, mesmo que seja em primário... :roll:

João
borntobedevil

JMCARC1 Escreveu:
borntobedevil Escreveu: Haviam de ver a cara do pessoal a olhar para mim. Acho que ficaram todos a pensar que regulava mal.
Vou-te deixar mais sossegado, pelo que sei ninguém ficou a pensar nisso! :D
Todos tiveram a certeza!!! :twisted: :twisted:

Devil
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:
JMCARC1 Escreveu: Haviam de ver a cara do pessoal a olhar para mim. Acho que ficaram todos a pensar que regulava mal.
Vou-te deixar mais sossegado, pelo que sei ninguém ficou a pensar nisso! :D
Todos tiveram a certeza!!! :twisted: :twisted:
:lol: :lol: :lol:

Ok, ok, mas espera mais um pouco que ficas igual :wink:

João
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Imagino alguêm que não esteja "por dentro" do nosso hobby ver o João a lixar o kit um sem número de vezes, ficou logo sem vontade de se iniciar neste hobby :)
Onde é que se vê comprar um "carrito" todo giro e depois passar um ano ou dois a lixar aquilo tudo :mrgreen:
Adofo

P.S. João o que te vale é que te dedicas a Italianos
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Adolfo Escreveu:Imagino alguêm que não esteja "por dentro" do nosso hobby ver o João a lixar o kit um sem número de vezes, ficou logo sem vontade de se iniciar neste hobby :)
:lol: :lol: :lol:

Por isso é que o workshop que estava a dar se chamava "as mil e uma maneiras de nunca chegar à pintura (nem a lado nenhum!)" :roll:

João
Última edição por JMCARC1 em quarta jul 22, 2009 1:57 pm, editado 1 vez no total.
borntobedevil

Por isto mesmo é que o João se dedica aos italianos, são sempre inacabados ou mal acabados!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Atendendo à quantidade de modelos japoneses que tens em progresso, inacabados, às falhas que dizes encontrar no GT-one, e ao facto de estares lançado... com um Porsche, diria que vais pelo mesmo caminho :badgrin:

Os modelos italianos são para ir saboreando... não para comer! :wink:

João
Responder