Alfa Giulia Super - 1/24

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Alfa Giulia Super - 1/24

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Antes não estou a começar mais um modelo sem acabar os já iniciados. A ideia de abrir este tópico nesta altura, é partilhar os progressos feitos na elaboração de moldes de silicone e duplicação em resina, na sequência da ideia para o Alfa 156 que tb estou a fazer - viewtopic.php?f=14&t=6174.." onclick="window.open(this.href);return false;. ou seja, não me batam! :roll:

Depois, posso sempre diz que sou como o Devil, que faço muitos modelos ao mesmo tempo. Só não os acabo para não ser uma cópia dele :mrgreen:

O Alfa Giulia Super

O meu ponto de partida é um die-cast (acho que vou ser banido deste forum :badgrin: ) da colecção da Quatroroute/Fabbri, e que se consegue encontrar no ebay por preços entre os 10-20€, com portes incluídos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Existe outra possibilidade de adquirir um modelo semelhante, o Alfa Giulia Ti Super da HTM (pode-se ser a avaliação do Alvarol neste link: viewtopic.php?f=16&t=4471" onclick="window.open(this.href);return false; e o modelo finalizado pelo lumeboo neste link: viewtopic.php?f=5&t=5862" onclick="window.open(this.href);return false;), mas cujo preço ronda os 100€. E, na a minha opinião, não é melhor na qualidade final e no detalhe do chassis e interior. Tem é peças em fotoinsição que ajudam ao realismo....!

O modelo da Fabbri em as dimensões correctas (sim, eu medi :wink: ) e um chassis que parece uma duplicação da base do Alfa Giulia GTA da Tamiya, com a distância entre eixos aumentada.

Imagem

Tb tem um motor básico, mas que, em alguns aspectos parece melhor que os ultimos modelos da Revell, com uma duplicação impecável da cabeça de 1 vela por cilindro presente nesta versão (o GTA da Tamiya tem 2 velas por cilindro).

Imagem

Imagem

Apesar de ser um die-cast, é uma excelente base de trabalho, em especial para quem tem o Alfa Giulia GTA da Tamiya para canibalizar :wink:

Imagem

Imagem

O meu objectivo era fazer este modelo, usando uma base do GTA da Tamiya de forma a ficar com os dois modelos. Assim quero abrir as quatro portas, o capot motor e a bagageira. E essa abertura deverá reproduzir o movimento mecânico do modelo, senão totalmente correcto, pelo menos semelhante.

Imagem

Já estão a imaginar como ficam, não? :wink:

João
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Re: Alfa Giulia Super - 1/24

Mensagem por borntobedevil »

JMCARC1 Escreveu: Já estão a imaginar como ficam, não? :wink:
Craro que estou, vão ficar a meio!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Já te dei umas dicas da resina no outro tópico, se precisares de mais alguma coisa passa por cá, por Chaves é claro!!!! 8)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:Craro que estou, vão ficar a meio!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eh, eh... já estava à espera disto. Por isso já tinha respondido:
JMCARC1 Escreveu:(...)posso sempre diz que sou como o Devil, que faço muitos modelos ao mesmo tempo. Só não os acabo para não ser uma cópia dele.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Quando comprei este modelo, comprei logo dois, um para a carroçaria, outro para as portas. Mas, havendo a hipótese de fazer umas experiências assistidas na oficina de "Modelos e Protótipos" do IADE, aproveitei para me fazer as primeiras tentativas na duplicação de peças em resina, usando com moldes em silicone.

O primeiro passo foi fazer o molde da porta em silicone. Para tal, enchi o interior do modelo com plasticina...

Imagem

... e, com a mesma plasticina, delimitei a zona a duplicar.

Imagem

Em seguida preparei a silicone, com 5% de catalizador, usando uma balança digital para as medidas.

Imagem

Imagem

Imagem

O modelo foi preso a uma serra de fita para que a vibração ajudasse a trazer as bolhas de ar existentes na silicone ao de cima.

Imagem

Imagem

Depois, ficou cerca de 24h a secar (estava seco antes deste tempo, mas eu não pude lá ir antes :wink: ) até ser desmoldado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

PS: Desculpem a qualidade das fotos, mas foram tiradas com o telemóvel!
Última edição por JMCARC1 em quinta ago 06, 2009 8:51 pm, editado 1 vez no total.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Em seguida, foi fazer o mesmo para o outro lado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Desta vez, as coisas não correram tão bem, porque enganei-me nas contas e usei 10% de catalizador. A silicone solidificou depressa de mais não permitindo que a totalidade das bolas de ar viesse à superfície, melhorando o acabamento da zona a reproduzir. Valeu pela experiência, mesmo se o molde pode ser usado eh, eh. Mas fiz outro correcto depois!
borntobedevil

Estas-te a lamentar e já sabes mais que eu!!!!!!!!!!! :evil:

As minhas primeiras experiências e as seguintes nunca tive esse equipamento todo à disposição!!!!!
No silicone não ficam grandes bolhas se utilizares só 5%, na resina é que é preciso muito mais cuidado.

Se já fizeste duas portas, também já fazes uma carroçaria! 8)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Depois dos moldes feitos, foi a vez de fazer a duplicação das peças.

O material usado foi a resina de poliéster, que havia em versão "cristal", ou seja transparente. Pode ter sido impressão, mas fiquei com a ideia de que o comportamento desta resina era diferente... não que a minha experiência com resinas seja muito grande eh, eh.

Para este processo, envolvi os moldes numa caixa de acrílico (era o que havia à mão :wink: )...

Imagem

Imagem

... na qual foi deitada a resina. A mistura foi feita ao olho, pois não havia experiência (nem forma de medir) para quantidades tão pequenas.

Imagem

Imagem

Imagem

A primeira mistura, feita pelo Miguel, ficou boa, embora pareça não ter curado bem, pois, passado 2 semanas, ainda parece algo pegajosa.

Imagem

Imagem

A segunda, feita por mim, foi um descalabro, pois deixei cair mais reagente e a peça ficou esponjosa, nunca tendo secado ](*,) . Era boa para cortar, mas pouco mais...foi para o lixo! (ndr. peças do lado direito da foto)

Imagem

Na terceira, decidimos misturar microesferas para dar maior resistência às peças. As peças ficaram algo opacas, como se tivessemos juntado pó de talco, mas ficou, de facto mais "dura". Ainda pensamos em fazer mais uma tentativa com fibra de vidro, mas não tive tempo para lá ir. Fica para Setembro eh, eh

Imagem

Enquanto as peças curavam, cortei as portas traseiras...

Imagem

Imagem

... para ver se tudo tinha ficado bem.

Imagem

Imagem

Imagem

Aparentemente a coisa promete, mas deu para identificar dois problemas:

1. Nunca consegui fazer com que a resina curasse bem, mesmo com a consciência de que não houve grande (e correctas) medidas... foi tudo a olho, e minha tentativa (as outras misturas foram feitas pelo Miguel) foi para o lixo.
2. Algumas peças contraíram um pouco, não sei se por o molde ter ficado deformado, o que duvido, se devido a contracção da resina.

Agora, só tenho de experimentar melhor, o que implica tempo e dinheiro eh, eh, mas adquirir o material que é vulgarmente usado, pois nunca fiquei verdadeiramente convencido com a resina de poliéster transparente! Pelo lado bom, os moldes em silicone foram simples, e já estou a ter grandes ideias. Agora é nunca mais chego à fase da pintura eh, eh.

O que acham? Fico à espera de comentários e ajudas... :wink:

João

[edit] - acrescentei algumas fotos das peças duplicadas
Última edição por JMCARC1 em terça ago 04, 2009 1:28 pm, editado 2 vezes no total.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:Estas-te a lamentar e já sabes mais que eu!!!!!!!!!!! :evil:

As minhas primeiras experiências e as seguintes nunca tive esse equipamento todo à disposição!!!!!
No silicone não ficam grandes bolhas se utilizares só 5%, na resina é que é preciso muito mais cuidado.
Por isso é que preferi fazer com quem sabia e tinha alguns meios do que inventar em casa, e ainda "estragar" qq coisa.

A balança não é muito cara - 10/20€ - e é uma ajuda fantástica. Quanto à serra de fita, pensei em substituir pelo compressor do meu aerógrafo (sim, já usei uma vez para experimentar eh, eh) que é do tipo "borbulhador de aquários"

Como podes ver entretanto, a resina é que correu mal! O que está feito, foi habilidade do Miguel e não minha [-(
borntobedevil Escreveu:Se já fizeste duas portas, também já fazes uma carroçaria! 8)
Pois... já sabes conduzir, podes ser piloto de F1 :badgrin:

Agora a sério, penso que fazer o molde para uma peça como a que o FSousa colocou no tópico do Alfa 156 não é difícil, e até penso que já seria capaz. Agora fazer apenas a carroçaria oca é que já é areia demais para a minha camioneta!!!!

João
borntobedevil

JMCARC1 Escreveu: O que acham? Fico à espera de comentários e ajudas... :wink:
Sei que também não tenho grande experiência, mas o melhor é passares cá com os moldes, que nós tratamos disso!!!!! 8)

Nunca dei conta da retracção da resina, se houver é muito pouco mesmo, embora também não perceba muito disso, sendo um processo químico e não por evaporação, não deve haver retracção!!! Digo eu!!! 8) Talvez se deva às misturas "erradas"

Devil

P.S. Olha que não será assim tão difícil, com paciência (que tu tens! :D ) e com algumas tentativas vais lá!
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

O Miguel diz que costuma haver. Mas penso que se deverá mais ao tipo de resina que a ser um fenómeno genérico a esta escala.

Eu gostava de aproveitar as férias para fazer umas experiência, pois tenho algum tempo e um terraço à disposição. Depois das férias, vou ficar tão apertado de tempo que não vai dar para grandes aventuras.

Mas já estou a prever que as duas semanas de férias não vão dar para nada... até pq tenho de avançar as coisas do mestrado! Mas arranjo sempre um tempinho para isto. E tb gostava de dar uma vista de olhos nas tuas ideias... inclusive aquelas de que deverá haver novidades no final do mês :mrgreen:

João
borntobedevil

JMCARC1 Escreveu: Mas já estou a prever que as duas semanas de férias não vão dar para nada... até pq tenho de avançar as coisas do mestrado! Mas arranjo sempre um tempinho para isto. E tb gostava de dar uma vista de olhos nas tuas ideias... inclusive aquelas de que deverá haver novidades no final do mês :mrgreen:
Quantos à vista de olhos às minhas ideias, já não te digo mais nada!!! :twisted:

As novidades do fim do mês é que estão mais complicadas, pois alguns importadores que são representantes de marcas em Portugal, para me fornecerem alguns produtos fazem com eu, vão à net!!!!!!!!!!! Só com uma diferença, eles compram mais barato, a seguir "abotam-lhe" com as percentagens em cima, conclusão, comprando cá sai quase ao dobro!!!!! :shock:
Mas vou ter que resolver isto, nem que tenha que ir ali ao lado, a mis ermanos!!! :D

Devil
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu: As novidades do fim do mês é que estão mais complicadas, pois alguns importadores que são representantes de marcas em Portugal, para me fornecerem alguns produtos fazem com eu, vão à net!!!!!!!!!!! Só com uma diferença, eles compram mais barato, a seguir "abotam-lhe" com as percentagens em cima, conclusão, comprando cá sai quase ao dobro!!!!! :shock:
Mas vou ter que resolver isto, nem que tenha que ir ali ao lado, a mis ermanos!!! :D

Devil
:lol: :lol: :lol:

João
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Li este post todo... e um dia quem sabe tambem vou tentar fazer alguma coisa :)
Agora só uma coisa, existe uma plasticina "FIMO" que depois de ir ao forno fica como pedra, isto não dá para fazer moldes ?? só n sei como descolar depois o "FIMO" do modelo :)
João força ai nos projectos
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
borntobedevil

Adolfo Escreveu:Li este post todo... e um dia quem sabe tambem vou tentar fazer alguma coisa :)
Agora só uma coisa, existe uma plasticina "FIMO" que depois de ir ao forno fica como pedra, isto não dá para fazer moldes ?? só n sei como descolar depois o "FIMO" do modelo :)
João força ai nos projectos
Adolfo
Não é uma plasticina, só se estás a falar de outra coisa, da FIMO, há mesmo uma massa para moldes reutilizável, é uma coisa que vou experimentar, já li sobre isso e funcina e é mais fácil de lidar.

Devil
rosso corsa
Registado: quarta fev 21, 2007 8:32 pm
Contacto:

Mensagem por rosso corsa »

Boas João, a primeira vez que utilizei resina transparente também fiquei surpreendido pois nunca "secava", quando encomendei resina "normal" ao Dinis Santos, perguntei porque seria e disseram-me que é mesmo assim, quando é polida sai essa primeira pelicula e fica dura e brilhante, mas obviamente não tem aplicação para o nosso tipo de peças pois a defenição final não é lá grande coisa.
Mas quando utilizei pela primeira vez a resina do Dinis Santos, (da opaca de cor Beje) os resultados foram totalmente diferentes, ficou dura em cerca de 1 hora, (deixei mais tempo por precaução) a mistura é muito simples, 50/50 e a definição das peças é muito boa, é só ter cuidado com as bolhas de ar.
Responder