Fred topic (iniciação)

Partilha aqui os teus dotes de modelista
FredNogueira
Registado: quarta jan 28, 2009 9:31 pm

Fred topic (iniciação)

Mensagem por FredNogueira »

Ola caros amigos.
por momentos parece que desapareci de vez :(
Muito trabalho= falta de tempo pra tudo :x

pois bem, há 2 semanas atras houve umas pequenas compras e hj parece que s fez milagre :)

tenho dado umas vistas de olhos aqui no forum e felizmente ainda anda mt gente online e contem com uma mt mais pontualidade e participação minha.

de pouca coisa que fiz ressalvo já que nem tudo corre pelas mil maravilhas. Pensava eu que nesta pausa para almoço iria aqui colocar os meus progressos sem grandes "borradas" mas isto no inicio dá mtas dores de cabeça.

irei de seguida colocar a bela e o monstro :(
FredNogueira

Re: Fred topic (iniciação)

apos a colocação dos 3 primeiros decalques:
P6200001.JPG
P6200001.JPG (73.53 KiB) Visto 5320 vezes
P6200002.JPG
P6200002.JPG (71.65 KiB) Visto 5320 vezes
e o meu pesadelo:
P6200020.JPG
P6200020.JPG (266.23 KiB) Visto 5320 vezes
o que aconteceu pessoal?!?!?
fiz precisamente tudo como nos outros 3 e não percebo onde errei!!!
mas fica aqui os passos:

coloquei o decalque em agua,
passei um pouco de microsol na lateral,
coloquei o decalque na lateral,
apliquei microsol com um pincel por cima do decalque ja na latera,
depois comecei ajustar o decalque.

o problema surgiu quando parece que nas pontas do decalque ele parecia que não queria "esticar", pois bem, mais microsol, mas nada,
permanecia intacto ás minhas intenções!! depois ao meio começou a ganhar estas "rugas" estupidas e assim terminou a minha manhã e a minha alegria :cry:
mas não desanimo!! são os grandes obstáculos que nos fazem crescer :P

abraços e critiquem com força :wink:
FredNogueira

Bolas!!!!!!!!!!!!!!!!
quero passar este topico para trabalhos em progresso!!!!!!!!
como o posso fazer pessoal!??!?!
abraços e desculpem!!! :oops:
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

Fred, para mudares o tópico de sítio o melhor é mandares uma PM ao Marco, pois só ele como administrador o pode fazer!

Quanto aos teus decalques, eu não sou quem te pode ajudar melhor, pois tenho alguns tipos de conflitos com esses "gajos"! :evil:
Mas mesmo assim experimenta uma coisa que comigo tem funcionado, amolece o decalque todo com microsol espera um pouco e com um picel humedecido em água, não esqueças humedecido, não encharcado, com cuidado vai tentado leva-lo ao sítio pretendido.
Se necessário faz esta operação várias vezes, se não for à primeira deixa secar e repete o processo!

Sabendo que nem sempre a vida nos ajuda neste nosso passatempo, os meus desejos que que ela agora te permita tornas-te mais assíduo! :D

Devil

P.S. Não desmoralizes por causa do decalque, pois isso está a ficar com muito bom aspecto! :D
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Kamassi
Registado: quarta ago 16, 2006 9:40 pm

Mensagem por Kamassi »

Boas.

Não te preocupes com a parte que fica abaixo do logo TEAM, porque é nessa parte que levará outro decalque por cima, a bandeira. Em pincipio terás de conseguir que essa parte fique o mais lisa possivel, para não se notar com o outro decalque por cima.

Nessas situações uso por vezes um pouco (muito pouco) alcool e logo de seguida presiono com um pano, mas terás de ter imenso cuidado com o alcool, mas isto é uma tecnica que me ensinaram, dmas que implica muito cuidado.

O melhor será fazeres um teste noutro modelo, digo eu.... ou com um bocado de decalque, noutra superficie.

Mas acima de tudo, tem calma e pondera todos os teus movimentos.
FredNogueira

bom dia pessoal!!

Obrigado pela ajuda e incentivo!!!

Ontem foi dia de trabalho por isso não deu pra fazer mais nada!
Vou agora tentar fazer mais qualquer coisa e vou olhar bem pra este decalque com cara de mau e vou tentar então utilizar mais um pouco de microsol!!
Claro que não vou desistir pois ganhei outro animo ao começar a colocar os 1s decalques!! isto é pra ir até ao fim sem desistir..

Mas o problema não é so este modelo a dar problemas. o toyota celica acabadinho de levar a pintura final(mas com uma tinta de spray mt fraca :( ) ao ser trocado de local pela minha mãe mergulhou pro chão :cry: isto sim deixou-me desiludido. ainda estou a recuperar mas em breve coloco foto se tiver coragem.
deixo é de seguida a foto do interior do celica, relembro que o kit não tem rollbar e o chassis e cocpti é tudo peça unica em resina.. até os cintos são de pintar :?
fiz o que pude:
P6200021.JPG
P6200021.JPG (116.99 KiB) Visto 5226 vezes

P6200023.JPG
P6200023.JPG (177.33 KiB) Visto 5226 vezes

abraços vamos a isso!!!
FredNogueira

ola a todos!!!!!!!

bem la s arranjou tempo e as coisas estão a melhorar!!
ja consegui uns tempinhos pra avançar com kk coisa e a verdade é k o toyota tá quase finalizado!!

fiquei um pouco aquem do que esperava mas pra quem não pescava nada de modelismo acho que me fui safando.

O kit sofreu muito nas minhas mãos!!! caiu-me 3 vezes!!! partiu umas coisas aqui e ali mas como não quis voltar a pintar tudo desde o inicio fui emendando à minha maneira :oops:

o kit não era nada facil!! bastou-me ver o quanto tão mal encaixava a carroçaria com a parte inferior pra ver o quanto eu iria sofrer!!! :doubt:
É sem duvida um kit já bastante velho ou não tivessem os decalques completamente amarelos!!!!!! :? alias s pintasse a miniatura de Bege já nem s notava esse problema!! :)

mas tirando isso tudo e mais umas quantas coisas o kit ficou quase finalizado.
É o meu primeiro kit e é isso k tem mais valor.... espero daqui pra frente começar a evoluir e não cometer os muitos erros k neste kit.

vão então aqui umas fotos um pouco tremidas pra não s notar tão bem os defeitos (mas nem assim dá pra esconder!!!!) ah e desculpa aos amantes dos toyotas por este resultado final.... :oops:

P8050007.JPG
P8050007.JPG (50.61 KiB) Visto 5196 vezes
é pena os decalques estarem tão amarelos!!! a pala traseira foi das peças k sofreu com um grande tombo!!
P8050016.JPG
P8050016.JPG (80.6 KiB) Visto 5196 vezes
pintar a pincel aquelas partes da frente foi complicado mas pra 1a vez até podia ter ficado pior.. :doubt:

um grande abraço e critiquem à vontade!!!!!!!!! :mrgreen:
Adolfo
Registado: quinta fev 14, 2008 11:42 am

Mensagem por Adolfo »

Os dois modelos estão a ficar muito fixes continua com calma, pois o pior inimigo é a pressa.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)
borntobedevil

Não te vou dizer que está muito bom, porque não é verdade.
Mas também não está mau, se continuares a tentar com calma, vais lá! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Mensagem por scirocco »

Viva Fred,

tal como noutras coisas na vida, a 1ª vez nem sempre corresponde às expectativas, mas tambem como nessas mesmas coisas há que continuar a praticar para se ir aperfeiçoando. Por isso não desesperes que os próximos sairam melhor de certeza.

Scirocco
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
FredNogueira

ola pessoal!!!Obrigado pela força e obrigado por não serem mauzinhos comigo!! :wink:
Mas não tenho problema que me critiquem!! como não tenho "queda" pra isto, pois é mesmo pelo gosto e pelo fascinio do modelismo que me aventurei sei que as coisas não vão sair la muito bem, mas pretendo é identificar e explicar o que está mal nos meus modelos mesmo antes de me poderem "puxar" as orelhas... 8)

bem como o Toyota não ficou lá muito bem, o 2º modelo(que foi avançado quase ao mesmo tempo) não ficou lá muito melhor... mas parece ter melhorado ou pouco de nada..

os erros mais visiveis vou passar a identificar de seguida:
*Ora bem, tratando-se de "evoluir" a versão do "207 presentation version" para o "207 RPortugal 2008(miguel campos)", há desde já uma pequena diferença na grelha frontal.
*Como já tinha identificado, a aplicação do decalque(branco) na lateral direita foi muito dificil, infelizmente e apesar de muito microsol não tive a mestria pra corrigir o problema!!!
*O decalque branco do capot do motor e da mala traseira foram aplicados sem os farois no sitio o que resultou num desacerto que foi mesmo tremendo no capot frontal!! este sim elimina por completo uma possivel boa nota final!! também tentei utilizar microsol mas sem sucesso!! neste caso até me apetece chorar :cry:
*a bandeira lateral esquerda está muito em baixo, sinceramente parece que alguns decalques ganharam vida... este foi um dos que coloquei e nunca mais o consegui mover!! falta de geito claro...
*o airleron traseiro como estava bem colado ao retirar partiu os "encaixes" e como tive que aplicar um pouco mais de cola, nota-s ligieramente umas partes mais claras nos encaixes.. mas com uma ligeira pincelada espero resolver o problema.

Falta agora colocar as jantes(estão quase prontas) e dar uma limpadela e talvez a famosa cera acrilica pro chão pra "isolar" e protegar a miniatura.

Se mais reparos houver deixa mesmo por terra uma nota positiva pro meu modelo.. :oops:
as fotos:
P8080013.JPG
P8080013.JPG (61.75 KiB) Visto 5148 vezes
P8080016.JPG
P8080016.JPG (49.81 KiB) Visto 5148 vezes
obrigado a todos e abraços
borntobedevil

Fred não digas que não tens "queda", pois por muito que gostes de modelismo, ninguám nasce ensinado!!!! Não desistas, pois da maneira que estás a começar vais fazer muito bons modelos!!!

Este modelo tem os defeitos todos que apontaste, mas também é um modelo bastante exigente em termos de decalques, muito mais para um iniciante!!!
O problema da grelha é de "rigor histórico" e não uma falha modelistica!
Embora este tenha sido feito simultaneamente com o Toyota, este está melhor!
Um grande erro que acho que cometeste, foi pegar com a força toda, depois desanimares ea seguir queres acabar tudo muito depressa!!!!!

Acredita que quando digo que vais conseguir fazer bons modelos, estou mesmo a dizer o que penso! :D

Devil
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Mensagem por scirocco »

O modelismo não é fácil, vemos trabalhos executados por pessoas que o fazem há muitos anos e depois vamos na expectativa de fazer mais ou menos parecido, pura ilusão, isto é uma actividade que requer muita prática e técnica, por isso o facto de esses teus trabalhos terem erros não é de forma alguma para desanimar, o assumir e o registo desses erros é que é importante para que futuramente não se repitam.

Na minha modesta opinião, acho que começaste com os modelos errados, pois são os 2 de execução axigente nos decalques, o que para quem está a começar pode causar algumas dificuldades. Podes achar que não tens queda, mas tens o gosto e se continuares em menos tempo do que julgas estas a fazer modelos a um nivel que te satisfaça, por isso acaba esses com calma e vai já pensando no próximo.

Scirocco
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
josecam
Registado: quinta mar 22, 2007 3:11 pm

Mensagem por josecam »

Tu tens queda não tens é espaço para cair, e não convem que caias, pois vai ser dificil levantar novamente, desistir nunca.
Como o Sr. Engº :twisted: disse ninguem nas ensinado.
Portanto força, que os erros servem para aprender e de que maneira.
Quanto aos decalques, eu uso um candeeiro de mesa que tem uma lampada de halogeneo de 50W, que desenvolve um certo calor, e quando coloco o decalque mesmo levando microsol, levo o kit ou peça com decalque colocado, pertinho da lampada pois o calor ajuda a secar o referido decalque e dá para o ir ajeitando.
Força
Zé
FredNogueira

boas!!!!

obrigado a todos pelas palavras de apoio.. :D

eu pretendo fazer 5 modelos, 4 de 1/43 e um 1/24. depois irei ponderar bem os resultados das coisas e vejo se devo continuar com um pouco mais de ambições ou se vou fazendo um ou outro modelo, tambem convem não esquecer que requer o gasto de alguns euritos..

com o 207 ja na fase final vou avançar com mais um modelo do mesmo modo que o 207..

Como tinha 2 modelos do focus wrc (marcus gronholm - monte carlo), e ao mandar vir uns materiais pela net achei bem adicionar os decalques pra deixar de ter um modelo repetido.. :lol:

fotos:
P8100003.JPG
P8100003.JPG (84.3 KiB) Visto 5118 vezes
vamos la desmontar este focus e decapa-lo :wink:

vou tentar ir com mais calma e vamos ver se não vou meter agua como no 207!!!! 8)

obrigado a todos e em breve posto novidades!!
Responder