Alfa Giulia Super - 1/24

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Re: Alfa Giulia Super - 1/24

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:João, agora é que estragaste tudo!!!!!!!!!!!!! :evil:

Eu não me esqueço que foi o FSousa que me pos a fazer peças em resina minimamente aceitaveis!!!!!!!!!!
Esse efeito em ti pode ser catastrófico!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
Não estraguei nada... conto contigo para me manteres dentro da "razão" :badgrin:

E depois, posso nunca mais ter de chegar à fase da pintura :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

João
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Mensagem por borntobedevil »

JMCARC1 Escreveu: Não estraguei nada... conto contigo para me manteres dentro da "razão" :badgrin:
Este é o meu grande medo, se só comigo já não irias ficar a "fechar bem o capacete", com a ajuda do Fernando ainda vai ser pior!!!!!!!!!! :shock:
Esperemos que depois da visita a Aquae Flaviae não te lembres de fazer o caminho de regresso por Santo Tirso!!!!! 8)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu: Este é o meu grande medo, se só comigo já não irias ficar a "fechar bem o capacete", com a ajuda do Fernando ainda vai ser pior!!!!!!!!!! :shock:
Esperemos que depois da visita a Aquae Flaviae não te lembres de fazer o caminho de regresso por Santo Tirso!!!!! 8)
Quem sabe se não fica para outra visita? É que a resina é tóxica e deve ser "consumida" em pequenas doses! E o FSousa disse que não se deve querer fazer tudo de uma só vez... :badgrin:

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Apesar das férias, tenho arranjado algum tempo para ir avançando os modelos. Afinal, este será o momento para ir fazendo qq coisa antes de ficar entupido de trabalho outra vez eh, eh. Assim, aqui ficam os progressos que tenho efectuado:

Como eu não quero que o Devil fique desiludido, escavei a zona do pára-choques dianteiro. Para tal, tive de comprar uma fresa própria...

Imagem

... que me permitisse desbastar a zona dianteira e as ligações às cavas das rodas, onde aproveitei para remover alguns pernos de fixação.

Imagem

Deixei o suporte da porta dianteira, uma vez que vai ser preciso para garantir o alinhamento desta com as traseiras. O resultado final é bem mais realista.

Imagem

Imagem

No entanto, do lado esquerdo, fui um pouco mais fundo, e acabei por furar a carroçaria! ](*,)

Imagem

Imagem

Enfim... vou ter de corrigir. Como o interior ficou um pouco irregular, preenchi as pequenas falhas com betume diluído aplicado com o pincel.

Imagem

Em seguida, encaixei um pedaço de evergreen na fissura anterior, de forma a preencher a falha.

Imagem

Imagem

Imagem

Entretanto, removi a tinta usando decapante. Eu sei que deveria ter feito isto no inicio, mas fui avançando uma vez que ainda não o tinha. Para quem nunca usou, o decapante é um produto químico bastante activo, que deve ser usado com cuidado. Aplica-se com um pincel sobre a tinta e começa logo a desfaze-la. Deve ser aplicado com luvas pois pode fazer queimaduras!

Imagem

Imagem

Como nunca o tinha usado, pensei que iria desfazer o pedaço de evergreen... mas não! Apesar de ter escorregado um pouco para a zona do plástico, este aguentou o mau trato. No final, após uma pequena limpeza às zonas mais agarradas, a carroçaria ficou limpinha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Ao mesmo tempo que trabalhava na carroçaria, fui avançando para o chassis. A versão do modelo não é muito má, reproduzindo correctamente a parte inferior da chassis longo da serie 105. No entanto, devido as condicionantes de injecção e tipo de modelo, o motor, transmissão, suspensões e escape, estão moldado em conjunto com o chassis propriamente dito.

Imagem

A minha ideia era canibalizar um exemplar do Alfa Giulia GTA da Tamiya para este projecto. Este teria de ser alterado, aumentando a distância entre eixo na zona da travessa situado na zona dos bancos traseiros (1). Tb existe um problema potencial, relacionando com o maior comprimento da zona dianteira (2) que tem de ser bem analisado de forma a que o eixo dianteiro fique no alinhamento correcto.

No entanto, como surgiu a ideia de fazer tb o Alfa Spider “Duetto” e, eventualmente, o Alfa Spider “Fastback” de 1971, e que partilham o mesmo chassis, levou-me a pensar que deveria duplicar esta peça (bem como todas as relevantes!!!) em vez de adaptar ao Giulia Super. É que os Spiders usam o chassis na versão curta!

Agora, como se faz essa duplicação? Alguém tem sugestões? Eu tenho algumas ideias, mas com a minha experiência tudo é dificuldades eh, eh.

Seja como for, a peça do modelo da Tamiya necessita de algumas alterações, independentemente da versão. Os técnicos da marca japonesa fizeram alguns compromissos que introduzem incorrecções, em especial na zona da bateria e filtro de ar, abrindo cavidades que servem de apoio e permitem que as peças entrem.

Imagem

Imagem

Estas cavidades ou não existem (no caso do suporte do filtro de ar) ou não te a forma reproduzida, em especial na zona exterior (no caso do suporte de bateria).

Imagem

Imagem

Assim, procedi à alteração, removendo as saliências exteriores, e preenchendo as cavidades interiores

Imagem

Imagem

Imagem

Tb removi o apoio do servo-freio, ...

Imagem

... abri o furo destinado à peça de suporte dos pedais e alterei as nervuras de reforça nessa zona (1)

Imagem

Todas estas alterações tem sido confirmadas para as várias versões em mente (Giulia Super, “Duetto” e Spider “Fastback”). Em seguida, tenho de alterar a zona do firewall e da traseira.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Entretanto tive outra ideia, mas que depende da capacidade de duplicar esta peça:

A minha ideia era duplicar as nervuras no interior, substituindo os estampados exteriores por pedaço de evergreen, de forma a fosse visível por dentro. Esta versão seria muito útil nas versões de competição Giulia GTA Junior e Giulia GTAm, das quais tenho transkits para as carroçarias.

Imagem

Isto seria “ouro sobre azul”, mas seria de pouca utilidade para as versões “stradale” pois esta zona seria forrada com o tecido! O que acham?

João
borntobedevil

Não posso dizer que aproveitaste as férias para dormir!!!
Pelo pouco que te tentei imitar, já sei que estão aí umas horinhas de trabalho, o que acho bem!!! :twisted:

Está tudo com muito bom aspecto, não conheço as referências, mas como tu consegues estar umas horas largas a lixar uma peça, acredito que isso está tudo quase melhor que de origem no 1/1!

O chassis, depois de pronto, seria duplica-lo em resina sem nenhum orgão mecânico, o que penso que será relativamente fácil!!!

Eu sei que aí a net é um bocado difícil, especialmente para quem só vai de férias, mas eu já contava que tu estivesses a este nível de fabricação viewtopic.php?f=10&t=6470" onclick="window.open(this.href);return false; , pelos vistos enganei-me, não se pode acertar em tudo!!!!!! :twisted:

Arranja caixas para meteres isso tudo e programa "24 horas non stop" para chegarmos a conclusões!
Até lá aproveita para pores tudo o mais perfeitinho possivel! :D

Devil

P.S. Para esta última, aho muito bem, mas não te esqueças que tens que fazer isso à unha!!!!! 8)
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu:O chassis, depois de pronto, seria duplica-lo em resina sem nenhum orgão mecânico, o que penso que será relativamente fácil!!!
Olá Devil,

Ainda bem que achas que será relativamente fácil. Conto com isso para fazer para aqui uma linha de duplicação "ao quilo" eh, eh. Afinal preciso de mais 3 ou 4 carroçarias (e respectivos componentes) para os meus variados projectos!
borntobedevil Escreveu:Eu sei que aí a net é um bocado difícil, especialmente para quem só vai de férias, mas eu já contava que tu estivesses a este nível de fabricação viewtopic.php?f=10&t=6470" onclick="window.open(this.href);return false; , pelos vistos enganei-me, não se pode acertar em tudo!!!!!! :twisted:
Não consegui ver o video (tinha de ficar aqui várias horas à espera de carregar!!!!) mas pelo titulo penso que sei o que será. Não estou a esse nível mas já não deve faltar muito... :mrgreen:
borntobedevil Escreveu:Arranja caixas para meteres isso tudo e programa "24 horas non stop" para chegarmos a conclusões!
Até lá aproveita para pores tudo o mais perfeitinho possivel! :D
Estou a pensar levar tudo, nem que seja para dares uma vista de olhos ao vivo. Agora 24h???? Ainda és "despedido" :badgrin:

Estive a falar com um amigo meu que é restaurador, e deu-me umas dicas de como poderia fazer a duplicaçao da carroçaria do Alfa 156. Não sei se o metodo é aplicável para nós, mas a descrição promete. Vou ver se consigo avançar o máximo possivel, e tentar experimentar alguma coisa com a ajuda dele, de forma a que possamos trocar ideias.
borntobedevil Escreveu:P.S. Para esta última, aho muito bem, mas não te esqueças que tens que fazer isso à unha!!!!! 8)
Estás a falar das nervuras da base do chassis? Não tenho a certeza que valha a pena, uma vez que nestas versão não se vai ver pois fica coberto com o revestimento de alcatifa. Claro que valeria pela experiência e pela possibilidade de "poupar" carroçarias para outros projectos. Mas se o fizer, não devo conseguir ter tudo pronto a tempo da visita...

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos,

Desta vez não coloco imagens, uma vez que a net de hoje não me permite carregar os ficheiros! :( Espero que amanhã ou 5ªf já dê.

Estive a analisar as várias tipologias e detalhes relativos aos chassis das versões a fazer (Giulia Super, Giulia GTA e GTAm, "Duetto" e Spider "Fatsback") e descobri que todos apresentam diferenças de detalhe, tanto ao nível da dianteira, como da zona do banco traseiro.

Até ao momento, apenas a zona da firewall (peça que, estupidamente, deixei em Lisboa ](*,) ) e a zona traseira atrás da ponte da suspensão traseira parecem ser comuns. Nesta ultima encontrei um problema, que espero conseguir resolver até sábado, e que está relacionado com as verdadeiras dimensões nominais da zona do pneu suplente e dos depósitos de combustível. Nestes últimos, ainda tenho de me certificar da similaridade entre as capacidades das várias versões, de forma a validar as suas dimensões exteriores.

De qq maneira, os avanços neste modelo tem passado para segundo plano, devido ao trabalho que tenho feito no Alfa 156, e que espero tb poder apresentar brevemente :wink:

João
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Bom, li este tópico todo e nem vou comentar nada.
Este fabuloso trabalho não me surpreende, no João.

Só estou à espera de um trabalho do género, na fase da pintura :twisted: :twisted: :twisted:
Mas sei perfeitamente que posso esperar sentado :twisted: :twisted: :twisted:

Art
PS: Gostei da tua experiência com o decapante. Isso é o que eu uso aos litros, para os meus diecast :wink: Um pouco como o óleo de travões, para o Devil :twisted: :twisted: :twisted:
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá Art,

Este modelo ainda vai demorar bastante até chegar até à fase da pintura. É que afinal, existe uma carroçaria e um chassis inteiro para reproduzir, sem contar com as variantes. Mas estou a pensar dar um pouco de primário só para vos fazer a vontade :badgrin:
art Escreveu: PS: Gostei da tua experiência com o decapante. Isso é o que eu uso aos litros, para os meus diecast :wink: Um pouco como o óleo de travões, para o Devil :twisted: :twisted: :twisted:
Acho que fiquei fã. Mesmo se aqui é mesmo corrosivo eh, eh.

João
borntobedevil

JMCARC1 Escreveu: Mas estou a pensar dar um pouco de primário só para vos fazer a vontade :badgrin:
Até parece que o primário te é dado!!!!! :twisted:
Se quiseres fazer a nossa vontade, pinta-o!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil O:)
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

borntobedevil Escreveu: Se quiseres fazer a nossa vontade, pinta-o!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil O:)
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

João
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

JMCARC1 Escreveu:Mas estou a pensar dar um pouco de primário só para vos fazer a vontade :badgrin:
Este homem tem tanto medo da pintura que até DÁ o primário, só para não ter de o utilizar! :twisted:

Art
borntobedevil

:lol: :lol: :lol: :lol:
Responder