BT44 1:20 AMD - muitas fotos.

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
Drago
Registado: quinta jul 08, 2010 2:49 am

BT44 1:20 AMD - muitas fotos.

Mensagem por Drago »

Olá amigos. Gostaria de iniciar minha participação neste fórum dizendo que aprecio muito as montagens por aqui. Espero poder contar com a ajuda de todos e poder trocar muita informação.

Bom o kit é da AMD.
Imagem
Imagem
Imagem

Estou com muitas referências e o manual da BT44 1:12 da Tamiya do lado. Estou seguindo ambos os manuais. Isto porque quero fazer um modelo bem detalhado e na verdade quero fazer com o castelo e o bico soltos. Então, o manual da Tamiya vai ajudar bastante nisto.

Início do trabalho com uma geral na carroceria (lixa e puty)
Imagem
Imagem
Imagem

Após tirar as medidas, cortei as peças que formarão o bico novo (chama de 2mm)
Imagem

Pra fazer a parte maior, com um mini maçarico, dei uma entortada na peça para casar com o ângulo das laterais
Imagem
Imagem

Depois, com uma serra de ourives, cortei o bico original fora. Com calma e sem esforço nenhum, dá pra separar as peças em dois minutinhos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois foi a vez das laterais. Colei as peças e dei o formato arredondado. Em uma delas, a lixa foi demais e precisei refazer com putty.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora início das marcações. Fazendo as entradas de ar na parte inferior do bico e uma limada de leve:
Imagem
Imagem
Imagem

Depois, com um broca de 1mm fiz 3 furos de cada lado. Prendendo a peça numa mini-morsa (e protegida com borracha) usei uma fita de lixa 200 e fui desbastando até dar o formato correto.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Próximo corte: entrada de ar Naca. Com a broca, fiz os furos, com uma serrinha em PE arranquei o pedaço e depois com uma lima e lixas, arrumei os cortes.
Imagem

Por dentro, desbastei a chapa para dar um formato de cunha, onde entrará outro pedacinho de estireno para completar a entrada.
Imagem
Imagem

E com a Dremel, dei outro formato de cunha nesta parte também.
Imagem

Agora, para dar os vincos, fiz um corte em formato de U e com o mini maçarico entortei um pouco para baixo.
Imagem

Depois, esquentei a parte frontal e com uma régua abaixei a parte da frente
Imagem

E depois completei os corte s com pedacinhos de estireno de 0,3mm e deixei secando. E eis que chega um pacote misterioso em casa:
Imagem

O que será??? YES!!! Meu amigo Alessandro me mandando peças extras e uma carroceria com defeito para eu poder usar o castelo dela.
Imagem

Bom, isto me anima a iniciar os cortes mais profundos: a idéia é fazer o carro com as partes removíveis. Como o corte do bico já foi, é hora de fazer o interior. Para retirar o pedaço onde vão as pedaleiras e tal, usei esta micro serra própria para o hobby. Faz o corte fácil e sem dores de cabeça.
Imagem
Imagem

Depois com um broca de 1,5mm na Dremel, fiz furos de uma extremidade a outra
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Com uma chave de fenda e um martelinho, uma simples batidinha e a peça saiu numa boa.
Imagem
Imagem

Só pra finalizar o trabalho de retirada, aqui o interior alisado com 200(já fiz com 360, 400 e 600 mas sem fotos...).
Imagem

Bom, agora a retirada do castelo. Mesmo trabalho, com as mesmas ferramentas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois, com uma lixa 360, alisei a parte superior. Dá pra perceber que o body não estava totalmente reto (partes mais brilhantes significam mais baixas)
Imagem
Imagem
Imagem

Depois, marcação para retirar a resina e finalmente chegar no formato final + orifícios do amortecedor
Imagem
Imagem

e depois, refinamento no buraco onde vai o amortecedor.
Imagem

Como o corte do lado do castelo não ficou muito bom, dei uma alisada para reparar o estrago. Com estireno, refiz a parte que foi prejudicada.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A parte traseira do castelo também foi feita de acordo com a 1:1
Imagem
Imagem
O estireno a mais foi lixado e a bolha do espaço para a mão (na troca de marchas) foi aberto.

Separei as duas partes do aerofólio
Imagem
Imagem

E com brocas da Tamiya afundei a entrada de ar do scoop
Imagem
Imagem

Alterei a parte interna. A peça real não é curvelínia mas sim angular. Então criei o vinco.

Depois, retirei um pedaço da base de cerca de uns 8mm para dar espaço para a fiação que vem do painel e cinto de segurança.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pra aproveitar o embalo, refiz o espaço onde será aplicado um PE onde ficarão o bocal do tanque e acho que o reservatório de água (????). Aprofundei mais este espaço do reservatório pois queria poder dar o aspecto de profundidade e se deixasse somente o PE acho que ficaria estranho...
Imagem
Imagem
Imagem

Falta ainda claro, dar o acabamento e deixar estes cortes e aberturas retinhos e plainos.

Confecção do painel que fecha o bico e do fundo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O Banco que veio não está correto, então um pouquinho de enxerto para depois refazê-lo
Imagem
Imagem
Imagem

Fechei o buraco de encaixe original do motor pois não estava na altura correta. Tentei refazer a marcação com 3 pinos, mas infelizmente o último não deu encaixe correto. Sem problemas, com 2 ja vai ficar firme pra caramba. E depois, uma pré-montagem para comecar a indetificar os próximos passos. Já dá pra perceber que as tampas de válvulas precisarão ser reposicionadas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É isso aí!

Espero que gostem e desculpem por tantas fotos!

TODA E QUALQUER AJUDA E CRÍTICA É BEM VINDA!
Luis C
Registado: quinta mar 11, 2010 5:39 pm

Re: BT44 1:20 AMD - muitas fotos.

Mensagem por Luis C »

Um trabalho de mestre. Estou ansioso por ver mais evoluções. Parabéns =D>
Imagem
RamStein44
Registado: sexta abr 09, 2010 10:07 am

Mensagem por RamStein44 »

Viva
Trabalho espectacular !!!!!
A única critica que tenho a fazer é o facto de as fotos terem acabado.

Parabéns
FSousa
Registado: segunda set 29, 2008 2:58 pm

Mensagem por FSousa »

=D> =D> =D> =D> =D>
:D Sem palavras para descrever este trabalho.
Espero continuação.
Expectáculo.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...
DIOGO_TIAGO
Registado: sexta abr 09, 2010 2:17 pm

Mensagem por DIOGO_TIAGO »

:shock:

8)
Continua que vais MUITO bem
Bucov
Registado: quarta nov 08, 2006 3:33 pm

Mensagem por Bucov »

Espetacular!!!! Não há palavras para descrever todo o processo realizado até agora!!!
Venham mais fotos s.f.f.!!!!!!! (e rápido!!!!) :D :D

Parábens
Imagem Imagem
Rui Mendes
Registado: terça dez 02, 2008 2:28 pm

Mensagem por Rui Mendes »

Trabalho fantástico =D> =D> =D>
Não é habito aparecer este tipo de transformação tendo como base um kit de resina, por isso aqui ficam tb os meus parabéns não só pelo excelente trabalho mas tb pela coragem de o executar num kit em resina.

Tb estou ansiosamente à espera de mais fotos.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Que tremendo post de apresentação =D> =D>

Venham mais! e parabéns!
Marco
Vítor
Registado: segunda fev 16, 2004 7:01 pm
Contacto:

Mensagem por Vítor »