Olá Biker!!
Bem vindo ao fórum.
Essas dúvidas também já eu tive, por isso desde já vou tentar ajudar.
1º Falando de aviões já comprei a 10 euros e a 30, mas não sou a pessoa mais indicada para te ajudar nos aviões.
Falando de carros támbem varia desde kits a 20 euros a 50 ou 60 euros.
Mas na média andam nos 30 euros.
2º Mais uma vez vou falar dos carros porque dos aviões já lá vai o tempo,
Tamiya quanto a mim é a melhor, Fujimi e hasegawa também são boas e têm carros que a tamiya não tem.
3º Isso depende do teu gosto pessoal já lá dizia o outro "quem corre por gosto não cansa" , por isso tú é que tens de ver o que gostas mais, eu por exemplo não me tava a ver a montar um barco e nem já aviões quero montar. Agora é só carros!
4º Quanto as cores só as podes comprar depois de comprar o modelo, para saberes ao certo que cores tens de comprar, quanto aos acessórios, um alicate de pontas (axo que é assim que se chama) para tirares as peças das arvores; lixas 600,800, 1500, 2000 ;x-acto;fita para mascarar cola e...acho que para começar tá tudo, existem muito mais coisas para comprar mas isso fica para depois, conforme vais montando modelos a tua técnica vai ficando apurada e vais necessitando mais acessórios, mas isso vem com o tempo.
5º Nos aviões acho que é a 1/72, nos carros 1/24 e nas motas acho que é 1/8 ou 1/12, espera pelo patrick que ele é que é o mestre das motas!!!
6º Não faz mal xatear, é presizo perguntar para aprender não é verdade!?!?!?!
Entretanto vai vendo a secção trabalhos em progresso e a secção dicas,técnicas e perguntas para veres uns trabalhos a serem feitos e aprender técnicas de montagem!!!
ps: Sim as rodas dos carros giram!!!