MUNDIAL DE RALIS: A palhaçada institucionalizada!
MUNDIAL DE RALIS: A palhaçada institucionalizada!
Bom dia
Mais um desabafo, acerca da palhaçada em que se transformou o Mundial de Ralis, outrora um campeonato respeitável e competitivo.
Após as "estratégias" sujas da Ford na Jordânia e na Turquia, eis que a Citroën afina pelo mesmo diapasão, na Nova Zelândia.
É absolutamente inadmissível ver pilotos de ponta a pararem juntoda tomada de tempos, a fim de não serem os primeiros a "abrir a estrada", limpando a sujidade, no dia seguinte.
A FIA, mais uma vez, demonstra a sua completa incompetência nestes (e noutros) assuntos. Gostava de saber porque carga de água acabaram com a regra de ser o 15º da classificação (e não o 1º) a iniciar os troços do dia seguinte.
Tive a oportunidade de assistir a esse modelo, por exemplo, na Finlândia, em 2002, e digo-vos que era bem mais interessante, em termos de emoção.
E acabava-se de vez com este espectáculo deprimente!
Os fãs deveriam merecer algum respeito!
Art
Mais um desabafo, acerca da palhaçada em que se transformou o Mundial de Ralis, outrora um campeonato respeitável e competitivo.
Após as "estratégias" sujas da Ford na Jordânia e na Turquia, eis que a Citroën afina pelo mesmo diapasão, na Nova Zelândia.
É absolutamente inadmissível ver pilotos de ponta a pararem juntoda tomada de tempos, a fim de não serem os primeiros a "abrir a estrada", limpando a sujidade, no dia seguinte.
A FIA, mais uma vez, demonstra a sua completa incompetência nestes (e noutros) assuntos. Gostava de saber porque carga de água acabaram com a regra de ser o 15º da classificação (e não o 1º) a iniciar os troços do dia seguinte.
Tive a oportunidade de assistir a esse modelo, por exemplo, na Finlândia, em 2002, e digo-vos que era bem mais interessante, em termos de emoção.
E acabava-se de vez com este espectáculo deprimente!
Os fãs deveriam merecer algum respeito!
Art
- borntobedevil
- Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm
Re: MUNDIAL DE RALIS: A palhaçada institucionalizada!
Embora me custe muito a dar-te a razão...
Está mesmo uma palhaçada!!!!!!!!!
Devil
Está mesmo uma palhaçada!!!!!!!!!
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
-
ralifactoryteam
- Registado: terça fev 19, 2008 11:40 pm
Boas
Palhaçada é de certeza. Desde que a Fia ficou entregue a uns senhores velhos (nada tenho contra as pessoas de idade, atençao) que na unica coisa em que pensam é no dinheiro e em bons sitios para passar férias, os ralis deixaram de ser o um desporto do "corato" para ser mais um desporto de comida "ligth" As equipas tambem não estão isentas de culpa, porque deixaram chegar as coisas a estado, porque tambem eles "só" viram o dinheirinho da TV.
Em relação ás "estratégicas " não acho que sejam sujas, o regulamento permite as equipas utilizam. Esta "estratégicas" já não são de agora. Lembro-me de um Rali de Portugal ( o ano não sei sou péssimo em datas) a Lancia mandar os seus pilotos penalizarem por avanço e depois encostar, para que o Alen não apanhasse pó do do Audi do Mikkola. O Cesar Fiorio era mestre, talvez só batido pelo Todt.
Essa história limpar a estrada é mais uma "invenção" dos ralis actuais, porque os troços de terra têm de ser tipo mesa de bilhar, os troços não têm muitos kilometros, etc. O que falta é troços de 50 Km e de mau piso como era Arganil etc
Acho que estou a ficar velho Um dos velhos bons tempos. "Parque de Assistencias"
Já agora sabem quem é o "Artista"?
Um abraço
Carlos Gonçalves
Palhaçada é de certeza. Desde que a Fia ficou entregue a uns senhores velhos (nada tenho contra as pessoas de idade, atençao) que na unica coisa em que pensam é no dinheiro e em bons sitios para passar férias, os ralis deixaram de ser o um desporto do "corato" para ser mais um desporto de comida "ligth" As equipas tambem não estão isentas de culpa, porque deixaram chegar as coisas a estado, porque tambem eles "só" viram o dinheirinho da TV.
Em relação ás "estratégicas " não acho que sejam sujas, o regulamento permite as equipas utilizam. Esta "estratégicas" já não são de agora. Lembro-me de um Rali de Portugal ( o ano não sei sou péssimo em datas) a Lancia mandar os seus pilotos penalizarem por avanço e depois encostar, para que o Alen não apanhasse pó do do Audi do Mikkola. O Cesar Fiorio era mestre, talvez só batido pelo Todt.
Essa história limpar a estrada é mais uma "invenção" dos ralis actuais, porque os troços de terra têm de ser tipo mesa de bilhar, os troços não têm muitos kilometros, etc. O que falta é troços de 50 Km e de mau piso como era Arganil etc
Acho que estou a ficar velho Um dos velhos bons tempos. "Parque de Assistencias"
Já agora sabem quem é o "Artista"?
Um abraço
Carlos Gonçalves
a foto malcom no algarve?
quanto ao mundo dos ralis, estão diferentes de facto.
várias causas aponto, excesso de electrónica, que só deixam os carros andarem a direito, o LOeb que está acima de todos neste momento, e a FIA sempre, só ve dinheiro, como tal, ralis em paises de terceiro mundo sem expectadores ou o exemplo do japão com 20 superespeciais.....
Esses senhores amigos do Mosley querem que deixemos a beira dos troços e fiquemos a assistir ao mundo dos ralis de comando na mão se possivel num canal pago.
Quanto aos truques que já se falou aqui, já se fazem à mais de 20 anos, o ano foi 84 e foi o rohrll, que avançou no controlo para o mikkola ficar com 2 min de separação.
atingamente era min a min e ninguém reclamava.
Neste momento o IRC, está bem mais interessante como podemos comprovar aqui no ultimo vinho madeira.(e sempre andam de lado)
quanto ao mundo dos ralis, estão diferentes de facto.
várias causas aponto, excesso de electrónica, que só deixam os carros andarem a direito, o LOeb que está acima de todos neste momento, e a FIA sempre, só ve dinheiro, como tal, ralis em paises de terceiro mundo sem expectadores ou o exemplo do japão com 20 superespeciais.....
Esses senhores amigos do Mosley querem que deixemos a beira dos troços e fiquemos a assistir ao mundo dos ralis de comando na mão se possivel num canal pago.
Quanto aos truques que já se falou aqui, já se fazem à mais de 20 anos, o ano foi 84 e foi o rohrll, que avançou no controlo para o mikkola ficar com 2 min de separação.
atingamente era min a min e ninguém reclamava.
Neste momento o IRC, está bem mais interessante como podemos comprovar aqui no ultimo vinho madeira.(e sempre andam de lado)
E no Rali de Portugal, btw.lucas Escreveu:Neste momento o IRC, está bem mais interessante como podemos comprovar aqui no ultimo vinho madeira.
Foi bem mais competitivo do que os do mundial, nos últimos anos.
Sobre isto, estabeleço a comparação:O que falta é troços de 50 Km e de mau piso como era Arganil
- O Loeb ganhou este Rali da Nova Zelândia, no seu C4, com 3h 59m de tempo total;
- O Baccheli, em 1977, ganhou-o, no seu 131 Abarth, com MAIS DE 24h de tempo total, ao fim de 6 dias!
Só um pormenor, para os mais "moços": nessa altura, a direcção era "assistida" pelos músculos do piloto!!!
Art
- ricardo930
- Registado: quarta ago 27, 2008 1:37 am
E as classificativas á noite!!!!Quem aqui se lembra dos QUATTRO com a sua bateria de farois e o seu trabalhar inconfudivel,a surgir muito antes da luz do carro entre as árvores...e a lindissima chama a sair dos escapes acompanhada por soberbos "rateres".
Era ver a azafama dos mecánicos nas assistencias á beiras das estradas(é verdade,todos podiamos ver e até sentir o calor dos carros) e o desgate dos pilotos...
Lembro-me tão bem dos Lancia 037 a trabalhar,aquele zumbido tipico do compressor...
É bom ter estas lembranças,mas podia ser tudo melhor.
Ricardo
Era ver a azafama dos mecánicos nas assistencias á beiras das estradas(é verdade,todos podiamos ver e até sentir o calor dos carros) e o desgate dos pilotos...
Lembro-me tão bem dos Lancia 037 a trabalhar,aquele zumbido tipico do compressor...
É bom ter estas lembranças,mas podia ser tudo melhor.
Ricardo
-
ralifactoryteam
Boas
Lucas, é mesmo o Wilson no Algarve 81.
A história das penalizacões é em 84, mas eu lembro-me do Lancia do Bettega e do Biasion penalizarem por avanço na ultima classificativa para o Alen ter 6 minutos de diferença para o Mikkola.
Essa do Rohl não me lembra, mas tambem não me lembra onde coloquei os comprimidos para a memória.
Ao dar uma volta aqui nos albuns, encontrei um guia do Rali de Portugal de 86 e então era assim.
1ª etapa Estoril/Povoa do Varzim (já estão a ver o petisco)
Inicio da etapa ás 9.00 h
Fim da etapa 5h55
185 km de PEC. Tripla passagem por Lagoa Azul/Peninha/Sintra e depois era Gradil, Montejunto, Figueiro dos Vinhos (reparem só os o numero de Kms em ligação) Campelo, Serra da Lousã, Prestimo, Vouzela e O. de Frades.
Pilotos do courato e da "mine" versus pilotos da barra energetica e das bebidas que dão asas.
Mais um má foto
Quem é o Senhor? UM abraço
Carlos Gonçalves
Lucas, é mesmo o Wilson no Algarve 81.
A história das penalizacões é em 84, mas eu lembro-me do Lancia do Bettega e do Biasion penalizarem por avanço na ultima classificativa para o Alen ter 6 minutos de diferença para o Mikkola.
Essa do Rohl não me lembra, mas tambem não me lembra onde coloquei os comprimidos para a memória.
Ao dar uma volta aqui nos albuns, encontrei um guia do Rali de Portugal de 86 e então era assim.
1ª etapa Estoril/Povoa do Varzim (já estão a ver o petisco)
Inicio da etapa ás 9.00 h
Fim da etapa 5h55
185 km de PEC. Tripla passagem por Lagoa Azul/Peninha/Sintra e depois era Gradil, Montejunto, Figueiro dos Vinhos (reparem só os o numero de Kms em ligação) Campelo, Serra da Lousã, Prestimo, Vouzela e O. de Frades.
Pilotos do courato e da "mine" versus pilotos da barra energetica e das bebidas que dão asas.
Mais um má foto
Quem é o Senhor? UM abraço
Carlos Gonçalves
salvi? volta a portugal?
por acaso do blomqvist com o rs 200? tens alguma coisa? é o senhor q se segue
por acaso do blomqvist com o rs 200? tens alguma coisa? é o senhor q se segue
-
ralifactoryteam
Boas
Lucas; Ford rs 200 é mais dificil. Os ralis aí começaram a deixar de ter piada.
É o Salvi na Volta
Um abraço
Carlos Gonçalves
Lucas; Ford rs 200 é mais dificil. Os ralis aí começaram a deixar de ter piada.
É o Salvi na Volta
Um abraço
Carlos Gonçalves
Só uma pequenina correcção: o 1º troço (Lagoa Azul) começava às 9.00, não a etapa. Iniciava-se mais cedo, no Autódromo.ralifactoryteam Escreveu:nicio da etapa ás 9.00 h
Quando eu cometia a loucura de os seguir até Oliveira de Frades (ou Arouca), deitava-me a umas ricas horas, apenas para me levantar um par de horas depois para ir, ou a Vilar de Mouros (2ª etapa de asfalto), ou à zona de Fafe (1ª de terra).
Nem vale a pena fazer comparações.
Art
-
ralifactoryteam
Boas
No guia oficial está partida da etapa 9.00. Lagoa Azul 9.15h, tambem mais 15 minutos menos 15 minutos naquela maratona...
Um abraço
Carlos Gonçalves
------------------------------------------------------------------------------
Não sou modelista, falo com eles....
No guia oficial está partida da etapa 9.00. Lagoa Azul 9.15h, tambem mais 15 minutos menos 15 minutos naquela maratona...
Um abraço
Carlos Gonçalves
------------------------------------------------------------------------------
Não sou modelista, falo com eles....
Realmente agora nem me dá vontade de ver os resumos á Sexta, sàbado e Domingo, vejo só a Terça que chega bem. Comecei a vêr Ralis a sério em 84 e que diferença, para já tinha uma marca por quem puxar ( Lancia )
e isso sim eram Ralis a sério, de noite, sem electronicas, sem tempos dentro dos carros, cada um fazia o melhor que podia e sabia e fé em Deus. Agora é tudo uma cambada de "meninas ". Se eu mandasse nisto, acabavam-se os diferenciais electrónicos, caixa no volante, tempos dentro dos carros ( mas o qué isto ??? qualquer dia estão a vêr televisão e a conduzir ) e voltavam os Ralis mistos .
Um desabafo, e volta grupo Fiat ao WRC
Joao
Um desabafo, e volta grupo Fiat ao WRC
Joao
Carlos como acertei nas duas fotos podias ver os arquivos.
isso do grupo b n ter piada discordo complectamente, "choro" pelo regresso impossivel, sei o blá blá dos perigos mas aquilo foi uma fase louca, contudo foi os carros que mais me fascinaram na história do mundo dos ralis, tive o previlégio dos ver a todos inclusive os maxi 5 turbo que correram cá na Madeira.
O João tem razão os tempos online nos carros, as elctrónicas tiraram a atracção que nos levou a adorar este desporto.
Ralis mistos, de noite, enfim lembra me uma conversa recente com amigo italiano que tem um amigo cheio do papel que tem uma colecção 2 s4, 1 stratos um 206 wrc 1 focus wrc 07, um integrale,(todos ex oficiais) e eu disse lhe que quando o visitar quero uma volta de stratos e de s4, ele perguntou e wrc? não?
disse lhe não, nem é preciso explicar.
(p.s. já andei de 206 wrc)
(tb sei que o stratos não é grb, mas só um tolo é que não quer andar num, certo?)
isso do grupo b n ter piada discordo complectamente, "choro" pelo regresso impossivel, sei o blá blá dos perigos mas aquilo foi uma fase louca, contudo foi os carros que mais me fascinaram na história do mundo dos ralis, tive o previlégio dos ver a todos inclusive os maxi 5 turbo que correram cá na Madeira.
O João tem razão os tempos online nos carros, as elctrónicas tiraram a atracção que nos levou a adorar este desporto.
Ralis mistos, de noite, enfim lembra me uma conversa recente com amigo italiano que tem um amigo cheio do papel que tem uma colecção 2 s4, 1 stratos um 206 wrc 1 focus wrc 07, um integrale,(todos ex oficiais) e eu disse lhe que quando o visitar quero uma volta de stratos e de s4, ele perguntou e wrc? não?
disse lhe não, nem é preciso explicar.
(p.s. já andei de 206 wrc)
(tb sei que o stratos não é grb, mas só um tolo é que não quer andar num, certo?)
Agora que o dizes, deves ter razão. A malta ia para Sintra de madrugada e tínhamos o 1º troço às "9" horas. Portanto, devia ser às 9.15.ralifactoryteam Escreveu:Boas
Depois, a 2ª ronda era às 12 e a 3ª às 15, salvo o erro. Depois, íamos a correr ver mais algumas (Gradil ou Montejunto), sempre a correr. Mas víamos uma data delas durante o dia. Agora só há hipóteses de ver 2, por causa da maneira como a FIA quer os ralis.
Deviam era fechar os troços ao público e só deixar ir a TV. Assim, acabavam-se os "acidentes".
Art
Infelizmente, para mim o campeonato WRC está a tomar o mesmo rumo da F1 cujo interesse é pouco ou nenhum.
Não queria ser saudosista mas há coisas que simplesmente não são comparaveis, e os Ralyes de hoje ao pé dos tempos dos grupos 4 e B não têm nem sal, nem pimenta, nem coentros nem nada.
Não sou da opinião que a culpa seja dos pilotos, pois estes mesmos naquelas condições tambem dariam o litro e fariam coisas expectaculares certamente.
Não queria ser saudosista mas há coisas que simplesmente não são comparaveis, e os Ralyes de hoje ao pé dos tempos dos grupos 4 e B não têm nem sal, nem pimenta, nem coentros nem nada.
Não sou da opinião que a culpa seja dos pilotos, pois estes mesmos naquelas condições tambem dariam o litro e fariam coisas expectaculares certamente.