X-FIGHTER II - detalhamento dos motores

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Responder
JMA
Registado: terça jul 20, 2004 12:05 pm

X-FIGHTER II - detalhamento dos motores

Mensagem por JMA »

O primeiro topico já ia longo, portanto resolvi abrir este.

Até pk penso k vale a pena devido ao promenor envolvido estamos a falar de peças com cerca de 4.5 cm e pk dão ideia, aos modelistas mais " verdes" do k é possivel conseguir-se com um "pouco" mais de trabalho e imaginação.

Materiais e utencilios / ferramentas utilizados.

- Peças originais desbastadas, furadas e cheias com putty
- Fios electricos de diversos diamentros com e sem isolamento.
- Colas cianoacrilicas ( tipo "super cola") e Heller profissional
- mandriladora com broca de 0.3 mm, discos de corte ou discos de desbaste
- Massa putty ( ainda sem aparecer nas fotos)
- Lixas diversas ( 400, 600 e 1000)
- Lima de unhas e limas " rabo de rato"

PROCEDIMENTO

1º - pegando nas duas peças originais ( horriveis diga-se de passagem) comecei por excluir, da montagem, a peça k, supostamente seria um colector.

2º - Olhando para a "peça motor" reparei k so tubos nela simulados poderiam ser realçados. Furando cada extremidade dessas " simulações" com uma broca de é possivel passar um pekeno fio de cobre ( imitando um agrafo) por forma a realçar essas tubagens.

3º -Para as tres tubagens existentes de cada lado do motor teria duas hipoteses: ou desbastava um pekeno " vão" entre o motor,propriamente dito,e o extremo dessas tubagens, ou,pura e simplesmente, elminava essa parte da moldagem do motor e reconstruia-a com " L's" feitos em fio de cobre de secção adequada. Optei pela segunda solução como podem ver nas fotos. Fiz tres furos de cada lado do motor e " voila" foi apenas uma questão de cortar os fios no tamanho certo e colar.

4º - A peça inicialmente eleminada teria de ser reconstruida, já k estava numa de "electricista" aproveitei um fio com o isolamento e dobrei em forma de agrafo. Mais uma secção de uns qts milimetros para fazer a ligação ao motor e ...... um colector " a maneira". ( como podem ver na ultima foto ainda existe um espaço oco onde este colector deverá ligar. Esse espaço será preenchido com putty, lixado com a curvatura do motor e depois de tudo pintado acho k terá um aspecto bem " melhorzinho")

Isto está um testamento " do caraças" mas se coloco mais alguma coisa vcs chamam-me DOIDO VARRIDO, portanto qq duvida sobre esta transformação ..... perguntem.
Anexos
Novo colector no sitio onde vai fikar mas ainda sem o espaço de ligação preenchido com putty
Novo colector no sitio onde vai fikar mas ainda sem o espaço de ligação preenchido com putty
Dsc00254a.jpg (124.2 KiB) Visto 3686 vezes
Tubagens laterais do motor já aplicadas
Tubagens laterais do motor já aplicadas
Dsc00253a.jpg (120.65 KiB) Visto 3686 vezes
Motor já furado e com as " tubagens" todas aplicadas
Motor já furado e com as " tubagens" todas aplicadas
Dsc00252a.jpg (115.97 KiB) Visto 3686 vezes
As duas peças k constituem o motor original
As duas peças k constituem o motor original
Dsc00251a.jpg (114.95 KiB) Visto 3686 vezes
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Tá a ficar excelente! Mantém-nos actualizados!!
Registado: domingo mai 30, 2004 1:57 pm
Contacto:

Mensagem por »

Tá a ficar com muito bom aspecto!!!! :D
José Vilhena
vidas
Registado: quinta fev 12, 2004 11:03 pm

Mensagem por vidas »

O trabalho extra pelos vistos compensa pois agora as peças têm outro detalhe. :)

Já agora que limas são essa de "rabo de rato"?

1abraço,
vidas
JMA
Registado: terça jul 20, 2004 12:05 pm

Mensagem por JMA »

Vidas ..... não sei se te vou conseguir explicar de qq maneira eu assim q tiver um tempinho posto uma foto com as limas.

As limas a q eu chamo de " rabo de rato" são limas vendidas em conjunto com diversos formatos e com o mm comprimento. Os formatos das limas são +/- 6: circular, triangular, rectangular, quadrada, meia cana ( um lado direito e o outro semi circular) e não me lembro do outro formato ( qd chegar a casa logo completo esta msg).
O comprimento das limas é de, aproximadamente, 10 cm ( no AKI vendem-se estes conjuntos por menos de €5.00.
Se um dia alguém te disser que o teu trabalho nâo é profissional, lembra a essa pessoa que a Arca de Noé foi construída por amadores... e o Titanic por profissionais!!!
vidas
Registado: quinta fev 12, 2004 11:03 pm

Mensagem por vidas »

JMA Escreveu:Vidas ..... não sei se te vou conseguir explicar de qq maneira eu assim q tiver um tempinho posto uma foto com as limas.

As limas a q eu chamo de " rabo de rato" são limas vendidas em conjunto com diversos formatos e com o mm comprimento. Os formatos das limas são +/- 6: circular, triangular, rectangular, quadrada, meia cana ( um lado direito e o outro semi circular) e não me lembro do outro formato ( qd chegar a casa logo completo esta msg).
O comprimento das limas é de, aproximadamente, 10 cm ( no AKI vendem-se estes conjuntos por menos de €5.00.
Ok. Já sei o que é. Também tenho uma cena parecida. Pensei que fosse outro tipo de limas. :)

Obrigado pelo esclarecimento. :)

1abraço,
vidas
Responder